Atualizada em:
São Paulo é a quinta capital a receber a tecnologia 5G no Brasil. Até o final de setembro, Anatel prevê que o 5G esteja liberado em todas as capitais
O dia 4 de agosto foi marcado pela liberação do sinal 5G em São Paulo. As três principais operadoras que atuam na capital paulista – Claro, Tim e Vivo – já liberaram a quinta geração de internet móvel para seus usuários. A expectativa é de que o 5G facilite a vida de quem depende do celular para navegar na internet. O que se espera é que haja maior velocidade de conexão, com capacidade de baixar filmes em segundos, e baixa latência, ou seja, menor tempo de resposta entre um comando e sua execução.
São Paulo é a quinta capital brasileira a receber o 5G. Antes, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB) já haviam liberado o sinal da última geração de internet móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as próximas cidades a receber o 5G serão Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Salvador (BA). E, até o final de setembro, todas as capitais terão a nova tecnologia.
5G em São Paulo: onde encontrar
Inicialmente, apenas alguns bairros de São Paulo terão o sinal de 5G disponível. Segundo a Anatel, a maior concentração de antenas de transmissão está no centro histórico, na avenida Paulista e no Itaim Bibi. Como consequência, bairros mais afastados terão que esperar um pouco mais para usufruir da tecnologia. Mesmo aqueles que ficam mais perto do centro, como a Aclimação, Mooca e Brás, por exemplo, terão uma cobertura menor nesse início da implantação do 5G em São Paulo.
Além disso, a operadora também influenciará no acesso dos usuários à nova tecnologia, já que a distribuição de antenas na cidade varia de uma para outra. Enquanto a Claro e a Vivo afirmam ter ativado o 5G em 52 e 54 bairros, respectivamente, a Tim afirma que conseguirá cobrir toda a cidade com o sinal 5G logo de início. No entanto, usuários de todas as operadoras relataram, através do Twitter, dificuldades em utilizar a nova tecnologia nesse primeiro dia.
Neste primeiro momento, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na Faixa (Gaispi) estima que a capital paulista terá apenas 25% da área urbana com cobertura 5G. Isto porque, conforme informou a Anatel, somente 1.378 antenas de transmissão devem estar em funcionamento nesta primeira etapa. Este número é bem inferior às 4.592 estações de outras áreas (4G, 3G) que conseguem cobrir toda a cidade, por exemplo.
Como usar o 5G em São Paulo?
O ponto principal aqui é ter um celular compatível com a tecnologia 5G. Depois, você precisa estar na região coberta pela quinta geração de internet móvel por sua operadora de telefonia celular. As três principais empresas – Claro, Tim e Vivo – afirmam que não é necessário fazer nada para ativar o sinal 5G nos celulares. Segundo elas, ele ativa automaticamente quando o aparelho está próximo de uma antena de transmissão.
As regras e exigências para o uso da nova tecnologia, porém, variam de uma operadora para outra. A Claro, por exemplo, denomina o serviço como 5G+ e não exige a troca de chip ou compra de um plano de dados móveis para sua utilização.
No caso da Vivo, clientes que já tinham chip 4G com acesso ao 5G non-standalone (NSA) – adquirido a partir do final de 2021 – não precisarão fazer nada para acessar o 5G SA – ou puro – liberado agora. Porém, quem tem o chip mais antigo terá que fazer a troca para um compatível com o 5G SA. Por fim, usuários da Tim terão que ativar um novo plano para acessar o 5G em São Paulo. De acordo com a operadora, ele será comercializado a partir de 18 de agosto e não haverá a necessidade de troca do chip.
Bairros onde há 5G da Claro
- Água Branca
- Bela Vista
- Brooklin Novo
- Brooklin Paulista
- Butantã
- Cerqueira César
- Chácara Monte Alegre
- Chácara Santo Antônio
- Cidade Jardim
- Cidade Mãe do Céu
- Cidade Monções
- Consolação
- Higienópolis
- Indianópolis
- Itaim Bibi
- Jardim América
- Jardim Ampliação
- Jardim Anália Franco
- Jardim Caboré
- Jardim das Acácias
- Jardim dos Estados
- Jardim Europa
- Jardim Londrina
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Jardim Petrópolis
- Moema
- Morumbi
- Paraíso
- Paraíso do Morumbi
- Paraisópolis
- Parque São Jorge
- Pinheiros
- Planalto Paulista
- Santa Cecília
- Santo Amaro
- Sumarezinho
- Tatuapé
- Vila Nova Conceição
- Vila Andrade
- Vila Carrão
- Vila Clementino
- Vila Cordeiro
- Vila Gomes Cardim
- Vila Invernada
- Vila Mariana
- Vila Nova Conceição
- Vila Olímpia
- Vila Romana
- Vila Suzana
- Vila Tramontano
- Vila Uberabinha
Bairros onde há 5G da Vivo
- Aclimação
- Bela Vista
- Brooklin
- Brooklin Novo
- Brooklin Paulista
- Butantã
- Campo Belo
- Centro
- Cerqueira César
- Chácara Itaim
- Chácara Santo Antônio (zona sul)
- Cidade Dutra
- Cidade Jardim
- Cidade Monções
- Consolação
- Higienópolis
- Ibirapuera
- Indianópolis
- Itaim Bibi
- Jardim América
- Jardim das Acácias
- Jardim Europa
- Jardim Everest
- Jardim Paulista
- Jardim Paulistano
- Liberdade
- Mirandópolis
- Moema
- Morro dos Ingleses
- Morumbi
- Paraíso
- Perdizes
- Pinheiros
- Real Parque
- República
- Santa Cecília
- Santa Efigênia
- Sé
- Sumaré
- Sumarezinho
- Vila Anglo Brasileira
- Vila Buarque
- Vila Clementino
- Vila Congonhas
- Vila Cordeiro
- Vila Gertrudes
- Vila Madalena
- Vila Mariana
- Vila Nova Conceição
- Vila Olímpia
- Vila Represa
- Vila São Francisco
- Vila Tramontano
- Vila Uberabinha
Bairros onde há 5G da Tim
Como informamos no início deste post, a Tim afirma que cobrirá 100% da capital paulista desde já. No entanto, os usuários terão acesso ao 5G em São Paulo somente após a aquisição do novo plano de dados que será vendido a partir do dia 18 de agosto
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]