Uma mistura de paisagens incríveis, natureza e cultura, é o mínimo que você pode esperar em uma viagem ao Chile. Conheça sete destinos imperdíveis no país 

O Chile, além de ser um destino encantador, precisa ser descoberto devagar, pois há muitos passeios, paisagens e belezas naturais para conhecer. O país fica entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes, uma localização excepcional, que garante uma diversidade geográfica encontrada em poucos lugares do mundo. Lá você vai encontrar vulcões, desertos, neve, praias e uma capital cosmopolita que exala cultura. 

Viajar ao Chile no inverno e no verão também são experiências muito diferentes, é como se você estivesse em um país diferente. Em tempos mais frios, o local é muito procurado por turistas que desejam esquiar ou que buscam um destino que tenha neve. Já no verão, as temperaturas são mais elevadas e é uma ótima oportunidade para conhecer a região de praias.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Quer saber mais sobre o país? Conheça algumas atrações fantásticas e comece a preparar a sua próxima viagem. 

Santiago

destinos do chile

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: Wikimedia Commons

Santiago, capital do Chile, é um dos lugares com um grande número de atrativos históricos para conhecer. Com ares europeus, é uma cidade arborizada, rodeada pela cordilheira dos andes, que torna a sua paisagem ainda mais especial. No centro a lista de lugares para conhecer é grande, então tire pelo menos um dia do seu roteiro para visitar o Mercado Central, Plaza das Armas (onde fica o marco zero), Catedral Metropolitana, Museo Histórico Nacional, Palacio de La Moneda (sede do governo que pode ser visitada), Museo de la Memoria y los Derechos Humanos e Museo de Bellas Artes. 

Não deixe de conhecer também o bairro de Bellavista, um local repleto de bares e restaurantes. Aproveite também para conhecer o Cerro de San Cristóbal, um morro com um mirante com uma vista incrível. 

Providencia é um outro ponto importante, uma área nobre da cidade, onde localiza-se o  Sky Costanera,  um dos maiores edifícios da América Latina que possui um salão de vidros com uma vista 360 graus, que proporciona um pôr do sol inesquecível em meio às cordilheiras.

Para os amantes de vinhos, conhecer uma das vinícolas da capital é obrigatório! Concha y Toro, Undurraga e Santa Rita são as mais procuradas. 

» Opções de hotéis e pousadas em Santiago.

San Pedro de Atacama

destinos no chile

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: Wikimedia Commons

Uma cidade bem pequena e simples que vive do turismo, San Pedro de Atacama é o ponto de partida para quem deseja conhecer um dos desertos mais cobiçados do mundo. É lá que a maioria dos turistas se hospeda, pois há estrutura de hotéis, casas, restaurantes, supermercados e muitas agências de viagem oferecendo passeios. O aeroporto de Calama é o mais perto da região e fica a 100 km e marca o começo de uma aventura. O Atacama é incrível durante o ano todo, então seja Inverno ou Verão, você vai conseguir aproveitar muito. 

Um dos passeios mais clássicos, indicado para o primeiro dia de viagem, é o Vale da Lua e o Vale da Morte, formados por formações rochosas de sal e areia. Aprecie essa obra da natureza assistindo ao pôr do sol do alto das pedras. 

Salar de Tara e Geyseres del Tatio são lugares imperdíveis, mas indicados para conhecer após dois dias em San Pedro, quando o turista já está mais acostumado com a altitude, já que ela pode chegar a  4 800 metros.  

Se você estiver viajando no verão, outros pontos que valem a visita são Lagunas Cejar, Lagunas Altiplânicas já que as altas temperaturas permitem o banho em água extremamente salgada e as famosas fotos boiando. 

Para descansar, opte pelas Termas de Puritama, um local com oito poços de águas quentinhas (entre 28 e 35 graus) e uma paisagem em meio a plantações que via fazer você esquecer que está no deserto.

Por último, mas muito importante é o Tour astronômico para observar o céu. A altitude e o clima seco fazem do Atacama um dos melhores lugares para observação do espaço. Um céu estrelado nunca mais será o mesmo após essa experiência. 

» Opções de hotéis e pousadas em San Pedro de Atacama.

Pucón

Pucón

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: TravelHound.cl / Flickr

Pucón é muito procurada por aventureiros, já que a maioria das atrações exige bastante disposição. O Vulcão Villarrica é o atrativo mais famoso do local, a 2800m de altitude, para chegar lá é preciso estar em boas condições de saúde para encarar uma subida íngreme, mas com uma recompensa indescritível. Se estiver viajando no verão, vale uma parada na Playa Grande, de água doce e “areias” negras. Aproveite também para fazer o trekking no Parque Huerquehue, um percurso longo (mais de 20 km) que leva a lagos e cachoeiras.

» Opções de hotéis e pousadas em Pucón.

Puerto Natales

destinos no chile

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: TravelHound.cl / Flickr

Uma cidade bem pequena e pouco conhecida no Chile, Puerto Natales apresenta algumas atrações históricas e culturais interessantes, como Monumento La Mano, uma réplica da escultura original, dos dedos que saem do chão, Monumento al Viento, Museu Histórico Municipal, Plaza de Armas, além de igrejas e mirantes. Contudo, o local é muito procurado por pessoas que desejam conhecer o  Parque Torres del Paine , que faz parte do roteiro de muitas pessoas que visitam a Patagônia. Localizado a 110 km de Puerto Natales, é um dos parques mais bonitos do Chile, com paisagens de arrepiar, compostas por torres de granito, lagos, geleiras e um circuito que passa por vales e montanhas que leva até 10 dias para ser completado. A aventura não vai faltar. 

» Opções de hotéis e pousadas em Puerto Natales.

Ilha Chiloé

Ilha Chiloé

Foto: yohb0 / Pixabay

Chiloé é um arquipélago composto por aproximadamente 30 ilhas, localizadas ao norte da Patagônia e marcada pelo cenário de palafitas que sustentam casinhas coloridas, o charme da região. É um destino que foge do roteiro tradicional do Chile, mas que tem muitas riquezas escondidas. São mais de 16 igrejas espalhadas pelo local que são consideradas um Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É também um local para quem tem interesse em roteiros voltados à fauna, a pinguineira é um passeio para admirar pinguins e também há outros lugares que podem ser frequentados para observação de aves, o que faz juz ao nome  Chiloé que significa “lugar das gaivotas”.

» Opções de hotéis e pousadas em Chiloé.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: Wikimedia Commons

Um roteiro com trilhas e apreciação de paisagens, se ficou interessado, não deixe de visitar a Ilha de Páscoa. Por ter pouca estrutura, os turistas costumam  se hospedar em Hanga Roa, a única cidade da ilha, onde fica o aeroporto, hoteis e restaurantes.  De lá, é possível fazer os passeios, que levam a um visual vulcânico com o mar azul, garantindo uma obra de arte aos visitantes. Entre as atrações mais conhecidas, destacam-se os vulcões Rano Kau e Rano Raraku e a aldeia de Orongo. Além disso, também vale descansar em algumas praias da região, como Anakena, onde também há grutas para conhecer. 

» Opções de hotéis e pousadas na Ilha de Páscoa.

Valparaíso 

destinos chile

Destinos imperdíveis no Chile. Foto: TravelHound.cl / Flickr

Valparaíso é uma cidade portuária, que está a 144 km de Santiago. É a praia dos chilenos, contudo, não espere um verão brasileiro e águas mornas do Nordeste, o local é banhado pelo  Oceano Pacífico, o que leva a queda de temperaturas e águas bem geladas. O que não tira o charme da cidade, repleta de belos morros e famosas pelos clássicos elevadores coloridos que rendem boas recordações. Em Valparaíso, não deixe de ir à antiga casa do escritor Pablo Neruda para conhecer mais sobre a sua história. O pelo Ascensor Reina Victoria também não pode faltar, ele leva até um mercado de artesanato e termina com uma vista espetacular da região. 

» Opções de hotéis e pousadas em Valparaíso.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Regras de viagem para entrar na Europa

Artigo anterior

O que fazer em Paraty durante à noite? 

Artigo seguinte

Você pode gostar