Atualizada em:
Cidades do Algarve, em Portugal, estudam aplicar a taxa de 2Є por noite de estadia a turistas a partir de janeiro de 2023
A viagem para uma das regiões com as praias mais bonitas de Portugal pode ficar um pouco mais cara a partir de 2023. Cidades do Algarve estudam cobrar uma taxa de 2Є por noite de estadia a turistas maiores de 12 anos. A medida está em discussão há três anos e não entrou em vigor antes por conta da pandemia, que restringiu as viagens entre 2020 e 2021.
“Em 2019 foi decidido avançar com a aplicação da taxa turística, que foi suspensa por causa da pandemia [de covid-19], mas consideramos que está na altura de voltar à sua aplicação, com um valor comum a todos”, disse à agência Lusa António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Taxa de turistas no Algarve
Porém, a cobrança da taxa para os turistas visitarem o Algarve enfrenta outra dificuldade, já que não são todos os municípios que concordam com a medida. A cidade de Silves, por exemplo, teme que a taxa turística afugente alguns turistas, sobretudo por conta do aumento da inflação e do custo de vida.
Essa mesma preocupação é compartilhada pelo setor hoteleiro da região. A principal associação de hotéis do Algarve criticou os municípios por terem retomado as discussões em torno da introdução da taxa turística. Segundo os empresários, há risco de que a cobrança diária de 2 euros a cada turista afete a competitividade da região, “num momento de forte inflação e de ameaça de recessão na Europa”.
Atualmente, as cidades de Faro e Vila Real de Santo António já cobram uma taxa de 1,50Є aos turistas que se hospedam dentro de seus territórios. E elas não são as únicas do país. Lisboa e o Porto, em Portugal, também têm a cobrança da taxa turística, assim como outras cidades famosas no mundo inteiro.
Porém, António Pina, da AMAL, afirma que a intenção é que haja a cobrança de uma taxa comum para todos os municípios do Algarve, de 2Є, a partir de 2023. Segundo ele, a cobrança “só será aplicada depois de conversações com todos os parceiros do setor do turismo”.
Turismo no Algarve
Recentemente, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) divulgou informações sobre a retomada do turismo na região. Segundo os dados, a taxa de ocupação, por quarto, foi de 79,7% em setembro deste ano. O número supera os 65,1% do mesmo mês de 2021, mas ainda está abaixo dos 87% do mesmo período de 2019, o último ano antes da pandemia.
O Algarve abriga algumas das praias mais bonitas não só de Portugal, mas de toda a faixa litorânea da Europa. Por lá é muito fácil encontrar porções de areia paradisíacas, com visuais únicos, que conquistam cada vez mais turistas de toda parte. São cerca de 200 km de costa, dividida em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e grandes areais. E, para ajudar, o clima desta região portuguesa é firme quase o ano todo.
Confira, a seguir, alguns dos lugares mais bonitos para visitar no Algarve:
Albufeira
Em Albufeira, além de encontrar belas praias, você também poderá curtir seu charmoso centro histórico, que tem vários museus, ótimas lojas, bares e restaurantes. Ou fazer um passeio muito agradável em seu trem turístico. Um de seus principais destinos é a Praia da Falésia, que tem mar tranquilo, areia dourada e imponentes falésias.
Faro
Já Faro, uma das cidades que já faz a cobrança da taxa para turistas, é um dos principais centros urbanos do Algarve e serve como base para quem visita a região. Lá você pode passear por seu centro histórico e visitar várias praias. Além disso, Faro é a porta de entrada para o Parque Nacional Rio Formosa, um lugar belíssimo, repleto de lagos.
Silves
Silves é o município que se opõe à cobrança da taxa para turistas. Uma das mais antigas de Portugal, a cidade tem como principal atrativo o Castelo de Silves, também conhecido como Fortaleza Vermelha, por conta de sua cor. Além disso, tem igrejas, museus, mirantes e praias lindíssimas.
Lagos
Outro lugar incrível do Algarve, Lagos tem um belo centro histórico e construções impressionantes para se visitar. Um deles é seu porto, que leva os turistas a uma viagem à época das Grandes Navegações. Outro ponto turístico da cidade é a Ponta da Piedade, que tem falésias, grutas e outras formações rochosas incríveis.
Portimão
Mais uma das cidades imperdíveis do Algarve, Portimão é um lugar cheio de história. Ao visitá-la, não deixe de conhecer o Museu de Portimão, a Fortaleza de Santa Catarina e a Igreja e Colégio dos Jesuítas. Entre suas belas praias, vale a pena visitar a Praia da Rocha, que tem areia branquinha com águas cristalinas e lindas formações rochosas.
Sagres
Outra cidade com belas praias no Algarve, Sagres é muito procurada por surfistas, já que tem mar agitado. Além disso, é um ótimo local para quem busca por tranquilidade, já que as porções de areia por lá são quase sempre desertas. Outro atrativo desta cidade portuguesa é a Fortaleza de Sagres, que fica no alto de falésias e foi construída no século 15.
Carvoeiro
Em Carvoeiro, você poderá visitar a bela praia de Algar de Benagil, que fica dentro de uma gruta acessível apenas por mar. A cidade é famosa por suas casinhas brancas no topo de falésias, além de porções de areia quase paradisíacas. Entre suas atrações estão, ainda, o Farol de Alfanzina, um monumento histórico belíssimo.
Aljezur
Por fim, a pequena vila de Aljezur também é um dos lugares para conhecer no Algarve. Como não é muito procurado por turistas, é ideal para quem procura por tranquilidade. A cidade fica entre belas montanhas e o mar. Um de seus destaques é a Praia de Odeceixe, que possui um rio de água doce de um lado e o mar do outro.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]