As melhores praias da Europa e muralhas que refletem uma trajetória de séculos esperam por você no sul de Portugal

A região do Algarve fica na costa sul portuguesa e, além de ter algumas das praias mais bonitas de todo o continente europeu, foi de extrema importância para a história de Portugal, já que os portos daqui foram responsáveis pelo início da expansão marítima do país e a chegada na África e na Europa.

A região foi parte do império romano e passou por dominação árabe antes de voltar para as mãos dos reis portugueses, e até hoje as cidades preservam muitas construções, como o Castelo de Silves do século XIII e a Porta Árabe (século XI) e a Catedral (século XIII) de Faro.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Tudo isso é coroado com as lindas paisagens naturais encontradas nos mais de 200 km de costa com falésias, grutas, ilhas e praias paradisíacas, e as serras que cercam as cidades. Essa variedade oferece muitas opções de atividades de aventura, como surf, vela, trilhas, mergulho, asa delta, rapel e ciclismo. Além disso, a região tem cerca de 40 campos de golfe, o que faz dela o melhor destino do mundo para a prática desse esporte.

A porta de entrada costuma ser o aeroporto de Faro, mas a distância entre Lisboa e Algarve é de 280 km, convidando turistas para um belo passeio de carro pelo território português.

Cidades para visitar no Algarve


Foto: Ekitaura / Wikimedia Commons

Albufeira

A fama dessa região vem não só das praias cercadas por casas brancas construídas no topo das falésias, os turistas que vão para Albufeira buscam os bares e casas noturnas que fazem desse o ponto mais agitado do Algarve. Os destaques daqui são a Praia do Túnel e a Gruta do Zorino.

Faro

A cidade tem o aeroporto que serve de principal entrada para os turistas que desejam explorar a região. O terremoto de 1755 destruiu parte das construções, mas ainda podem ser vistos monumentos como a Porta Árabe (século XI) e a Catedral (século XIII). As que vieram ao longo do século XVIII foram o Teatro Lethes, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Pedro. Faro também é conhecida pelas belas ilhas, sendo as principais as ilhas de Faro, da Culatra, do Farol e Deserta

Tavira

um local a ser explorado tranquilamente, com as ruas estreitas e cheias de surpresas, os turistas têm 37 igrejas para conhecer, além do castelo que se converteu no melhor mirante da cidade, o Jardim do Coreto, o Núcleo Islâmico, o Museu Municipal e o Portal da Misericórdia.

Vilamoura

Cheio de resorts sofisticados, hotéis de alto padrão e restaurantes fantásticos, a cidade de Vilamoura é o destino do Algarve escolhido por pessoas que possuem um alto poder aquisitivo. A cidade é famosa por seus inúmeros campos de golf, suas lojas e por sua agitada vida noturna.

Silves

Era a cidade mais importante no período em que a região era um reino árabe. Aqui você pode visitar o maior castelo do Algarve, que foi construído no século XIII e tem muralhas, torres e apenas três portões para acessar os 12 hectares do complexo. A construção fica no topo da Serra de Monchique e tinha funções militares com localização privilegiada.

Lagos

Foi daqui que saíram as caravelas portuguesas que deram início ao período de expansão marítima e que resultou nos navios atracados na África e na América. Além das praias paradisíaca, também há monumentos históricos como o Castelo dos Governadores, a Igreja de Santo Antonio e o Forte da Ponta da Bandeira, que protegia a região de piratas. Foi em Lagos que surgiu o primeiro mercado de escravos do continente, local hoje transformado em centro cultural e feira de artesanato.

Aljezur

Aljezur é o pequeno refúgios dos surfistas e mochileiros que buscam um local tranquilo nessa região. Localizado no Parque Natural da Costa Vicentina. O pequeno povoado está entre a serra e o mar com falésias circulando toda a orla da praia. A principal atração é a Praia de Odeceixe, que tem uma incrível faixa de areia com banho fluvial de um lado e águas salgada d outro.

Outras cidades para conhecer no Algarve:

  • Loulé
  • Olhão
  • Sagres
  • Lagoa
  • Monchique
  • Alcoutim
  • Vila Real de Santo António
  • Carvoeiro
  • Alvor
  • Almancil

O que fazer no Algarve


Foto; Bethany Ciullo / Wikimedia Commons

Praias

Considerado um dos melhores destinos de praia da Europa, o Algarve possui mais de 200 km de costa com praias lindíssimas com muitos tons de azul no mar, o branco da areia e o dourado das falésias que contornam as baías. Os principais destinos são Costa Vicentina, Ria Formosa, Praia do Camilo, do Benagil e da Marinha.

Cabo de St. Vicente

Quem chega ao icônico Farol de Sagres tem uma vista imperdível do litoral e suas falésias. Essa é uma das regiões mais belas da costa do Algarve e rende ótimas fotos.

Igreja de São Lourenço de Almancil

Localizada em São Lourenço, na freguesia de Loulé, a Igreja de São Lourenço de Almancil foi construída no século XVII e tem seu interior inteiramente revestido por azulejos de 1730, que foram implantados e assinados por Policarpo de Oliveira Bernardes, um dos mestres da azulejaria portuguesa.

Praia da Marinha

A praia está no ranking das 10 mais bonitas da Europa e com certeza é um dos grandes cartões postais do Algarve. A atração fica em Lagoa e é famosa por suas falésias que vão de encontro ao mar clarinho da região.

Zoomarine

O Zoomarine é considerado o melhor parque aquático do Algarve e fica na cidade de Albufeira. O espaço temático é o programa ideal para quem está viajando em família e oferece muitas atrações, entre elas apresentações com focas e leões marinhos, toboáguas e algumas atividades de lazer e educação ambiental.

Outros lugares para conhecer no Algarve:

  • Sapal de Castro Marim
  • Vila Real de Santo António
  • Museu Municipal de Lagos
  • Muralhas de Lagos
  • Meia Praia
  • Praia da Batata
  • Praia do Pinhão
  • Ponta da Piedade
  • Praia da Luz
  • Ilha de Tavira
  • Praia da Terra Estreita
  • Praia do Barril
  • Praia do Homem Nu
  • Porto de Mós
  • Museu de Portimão
  • Capela de São José de Alcalar
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Jardim Manuel Bívar

Como chegar ao Algarve


Foto: Christiane Jodl / Flickr Wikimedia Commons

A região tem aeroporto na cidade de Faro, mas, se optar por chegar de carro, as principais opções de estradas são a A-22, para quem vem do Oeste ou do Leste, e a A-2 para quem vem do Norte.

A empresa EVA transportes oferece o trecho de Lisboa para Albufeira 6 vezes ao dia e o trajeto leva de 2h45 a 3h.

Melhor época para visitar a região do Algarve


Foto: Alexander Savin / Wikimedia Commons

As chuvas são raras nessa região, o que faz do Algarve um destino ensolarado o ano todo! Durante os meses mais quentes a temperatura pode atingir 40°C, já durante o inverno os termômetros chegam a 25°C. 

Os meses mais movimentados são durante o verão, entre junho e setembro, sendo em agosto, o mês com mais movimento no destino, e consequentemente, mais caro.

» Melhores praias para conhecer em Portugal
» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores praias na região do Algarve em Portugal
» 6 ideias de passeios bate e volta saindo de Lisboa

Dica extra para a sua viagem

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas durante a viagem, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos. Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.




Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

12 viagens incríveis no Brasil que todos deveriam fazer

Artigo anterior

Melhores resorts do Brasil para viajar com a família

Artigo seguinte

Você pode gostar