Atualizada em:
Ainda não sabe o que é glamping? Entenda o conceito e confira cinco opções encantadoras de glamping no Brasil para você aproveitar o melhor da natureza no conforto e sofisticação que merece.
Muitas pessoas desejam viver uma experiência de hospedagem imersa na natureza, próximas a rios, cachoeiras e cercadas de mata, mas não são adeptas do acampamento tradicional e tudo o que ele implica. No entanto, uma alternativa inovadora tem se espalhado pelo mundo e conquistado corações: o glamping. O conceito nasceu nas reservas de safáris da África, e agora está presente em vários países, incluindo o Brasil.
Mas afinal, o que é glamping? Essa forma de hospedagem combina “glamour” e “camping”, oferecendo uma experiência requintada para os adeptos do ecoturismo. Neste texto, exploraremos esse conceito inovador e apresentaremos cinco opções encantadoras de glamping no Brasil, permitindo que os viajantes desfrutem do melhor que a natureza tem a oferecer com todo o conforto e sofisticação que merecem.
O que é Glamping?
O glamping é uma combinação entre glamour (glam) e camping, que oferece uma experiência de hospedagem diferenciada em meio à natureza. Essa modalidade proporciona aos seus hóspedes a oportunidade de imergir na natureza ao mesmo tempo em que desfrutam do conforto de um hotel de luxo. Normalmente, as acomodações ficam em locais como florestas, praias ou montanhas.
Diferente do camping tradicional, o glamping oferece tendas espaçosas, cabanas charmosas ou até mesmo trailers luxuosos. Além disso, os “quartos” são equipados com camas confortáveis, banheiros privativos e outras facilidades que garantem uma estadia agradável e memorável.
Qual a diferença de camping para glamping?
O camping tradicional pode ser associado a uma estadia mais simples e rústica. Os viajantes precisam montar e desmontar barracas, dormir em colchonetes, dividir de banheiros – quando há – com desconhecidos, fazer a própria comida de forma improvisada, além de enfrentar as intempéries climáticas.
Enquanto isso, o glamping oferece uma proposta completamente oposta, com um toque de luxo e conforto. Nesta modalidade, os aventureiros têm à disposição tendas ou cabanas espaçosas, equipadas com camas confortáveis, banheiros privativos e diversas comodidades de hotel. A ideia é proporcionar uma conexão íntima com o ambiente natural, sem deixar de lado o requinte e a sofisticação.
Glamping no Brasil: 5 opções incríveis para você conhecer
Parador Cambará do Sul (RS)
O Parador Cambará do Sul é uma ótima opção de Glamping no Brasil. O encantador hotel fica situado na Fazenda Camarinhas, em Cambará do Sul, e é inspirado nos lodges africanos. A propriedade oferece uma série de comodidades, como piscina aquecida com borda infinita, sala de estar com lareira, Spa by L’occitane e sauna seca.
São cinco tipos de hospedagem – casulo, bangalô, barraca, suíte ou chalé -, todos com decoração rústica e luxuosa, proporcionando uma estadia aconchegante e confortável. O restaurante Alma RS, assinado pelo chef Rodrigo Bellora, destaca-se ao oferecer o melhor da culinária gaúcha, valorizando os produtores locais.
Localizado a 9 km do Parque Nacional e da Estação Rodoviária de Cambará, e a 10 km do Parque Nacional da Serra Geral, o Parador Cambará do Sul é uma ótima base para explorar as cachoeiras e cânions da região. Além disso, o hotel é pet friendly, tornando-o ainda mais acolhedor para todos os hóspedes.
La Brume Glamping (SP)
Localizada em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a La Brume Lodges é composta por oito charmosas suítes e uma acolhedora Vila de Trailers com quatro unidades. A propriedade está imersa em um ambiente arborizado, cercado por araucárias.
As suítes foram cuidadosamente projetadas para oferecer o máximo de conforto e aconchego aos hóspedes. Do piso feito de bambu à lareira elétrica que proporciona calor mesmo nas noites mais frias, todos os detalhes foram pensados para garantir uma estadia acolhedora.
O enxoval inclui lençóis de 300 fios e travesseiros 100% pluma, oferecendo uma experiência super confortável aos hóspedes. A La Brume Lodges também é pet friendly, permitindo que os hóspedes tragam seus animais de estimação para desfrutar das belezas naturais da região junto com eles.
Korubo Safari Camp (TO)
Localizado no coração do Tocantins, na região do Jalapão, o Korubo Safari Camp é uma opção de ecoturismo sustentável. Suas tendas são construídas com materiais ecológicos, e a propriedade utiliza fontes de energia renovável, integrando-se visualmente à natureza ao redor.
A hospedagem oferece uma variedade de serviços, incluindo passeios overland 4×4 para explorar as belezas naturais da região, com veículos projetados para garantir ampla visibilidade durante as aventuras.
Além disso, a equipe de cozinha prepara deliciosas refeições com alimentos naturais e típicos da região. A propriedade também oferece atividades como canoagem, trekking e visitas aos fervedouros, permitindo que os viajantes explorem e apreciem a beleza única do Jalapão.
Tedesco Eco Park (RS)
Localizado em São Francisco de Paula, a apenas 140 km de Porto Alegre, o Tedesco Eco Park é um destino encantador para os apaixonados por natureza. Suas Tendas Glamping, inspiradas em tendas árabes do deserto e tendas de safári africanas, proporcionam suítes exclusivas com todo o conforto e sofisticação de um hotel de luxo.
Com vista privilegiada para a floresta, o local abrange 20 hectares de paisagens belas e diversificadas, incluindo uma barragem, um bosque de pinus e um amplo lago. Além disso, o Tedesco Eco Park oferece uma série de atividades para os hóspedes, como passeio de barco, passeio a cavalo, quadriciclos, caiaque, bicicleta, trilhas e muito mais.
Reconhecido com o prêmio Travellers Choice 2023 do TripAdvisor, o Tedesco Eco Park também proporciona uma opção de hospedagem com pensão completa, incluindo até banheira de hidromassagem para momentos relaxantes.
Juma Amazon Lodge (AM)
O Juma Amazon Lodge é um refúgio de tranquilidade na Floresta Amazônica, proporcionando uma experiência autêntica em meio à natureza. Seus bangalôs elevados oferecem vistas da floresta ou do Lago Juma, e os hóspedes podem desfrutar de uma piscina ao ar livre abastecida pelas águas naturais do rio.
Com opções de ecoturismo, como canoagem, caminhadas, pesca de piranha e passeios às margens do rio, a propriedade permite uma conexão genuína com a Amazônia. Os bangalôs possuem varanda privativa e banheiro com produtos de banho naturais. A propriedade oferece regime all inclusive e o café da manhã é composto por frutas frescas, bebidas e iguarias regionais, como cupuaçu.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]