Petrópolis – Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Saiba quais pontos turísticos de Petrópolis não podem ficar de fora de seu roteiro de viagem e conheça os lugares e passeios imperdíveis desta importante cidade da região serrana do Rio de Janeiro

Destino perfeito para quem curte história, Petrópolis foi palco de importantes momentos do passado imperial do Brasil e conserva, em suas construções, traços desse período. A cidade da região serrana do Rio de Janeiro abriga, por exemplo, a casa de verão de Dom Pedro II e o mausoléu da família imperial.

Lá também é possível visitar o palácio onde ocorreu a celebração da abolição da escravatura, além de outras construções belíssimas que, atualmente, abrigam museus, centros culturais, restaurantes e hotéis. Boa parte dos casarões de época são abertos ao público e possuem placas que contam suas histórias.

Mas os encantos de Petrópolis não param por aí. A cidade fica a cerca de 800 metros de altitude, envolta em paisagens belíssimas de uma área preservada de Mata Atlântica. Por isso, é também um excelente destino para quem gosta de ecoturismo. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, trilhas levam a cachoeiras incríveis. 

Petrópolis oferece, ainda, ótima gastronomia e excelentes cervejas – sendo reconhecida como o berço da bebida no Brasil. Ou seja, é o lugar ideal para férias inesquecíveis no Rio de Janeiro. E, neste guia, temos dicas valiosas sobre seus principais pontos turísticos, lugares para visitar e passeios que não podem faltar no seu roteiro de viagem em Petrópolis.

Pontos turísticos de Petrópolis

Dentre tudo o que se pode ver e fazer em Petrópolis, comece pelos principais pontos turísticos da cidade que incluem as construções históricas e seus museus. Além da beleza arquitetônica, você se surpreenderá com a conservação destes lugares. 

Palacio Quitandinha

Pontos turísticos de Petrópolis - Foto: Wania Corredo/MTur

Ícone da história e da arquitetura de Petrópolis, o Palácio Quitandinha é uma das mais belas construções da cidade. O local que, atualmente, abriga o Centro Cultural Sesc Quitandinha tem uma história cheia de luxo e glamour. Sua inauguração ocorreu em 1944 e sua primeira função era ser o maior cassino hotel da América do Sul

Hoje um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, a visita ao Palácio Quitandinha permite conhecer não só suas instalações, mas também sua história. O Sesc promove visitas guiadas pelo local de terça a domingo, gratuitamente, das 10h às 16h. O centro cultural abriga exposições, um restaurante e realiza diversas atividades relacionadas às artes.   

Museu Imperial

Pontos turísticos em Petrópolis
Dicas de lugares em Petrópolis – Foto: Wania Corredo/MTur

O Museu Imperial é um ponto turístico que não pode faltar em nenhum roteiro de viagem em Petrópolis, tanto por sua importância histórica quanto por sua grandeza. O imponente edifício que, antigamente, servia de residência de verão de Dom Pedro II, motivou a fundação da cidade, em 1843. 

Ele passou a funcionar como museu em 1940, abrigando um importante acervo com mobílias, obras de arte e objetos pessoais da família real. É possível visitá-lo com o acompanhamento de um guia, que conta mais sobre a história do palácio. Além disso, o museu tem outras áreas para conhecer, como o Pavilhão das Viaturas e os Jardins do Palácio.

Catedral de São Pedro de Alcântara

Catedral de São Pedro de Alcântara
Principais pontos turísticos em Petrópolis – Foto: Samuel N. da Silva/Unsplash

Marco religioso e histórico de Petrópolis, a Catedral de São Pedro de Alcântara tem arquitetura neogótica e chama a atenção na paisagem da cidade. A imponente construção começou a ser erguida em 1884 e só foi concluída em 1969. Sua fachada tem múltiplas arquivoltas em forma de arcos apontados e estátuas dos quatro evangelistas, além de uma bela rosácea.  

Dentro, a Catedral de São Pedro de Alcântara é dividida em arcos góticos, tem um altar-mor em pedra de lioz e um órgão de 1937. Ela abriga, ainda, o Mausoléu Imperial, com as sepulturas de Pedro II e Teresa Cristina. A igreja é aberta à visitação de terça a domingo.

Casa da Princesa Isabel

Casa da Princesa Isabel
Lugares em Petrópolis: Casa da Princesa Isabel – Foto: Wania Corredo/MTur

A Casa da Princesa Isabel é mais um dos pontos turísticos imperdíveis de Petrópolis. Também conhecida como Palácio Isabel, a histórica residência imperial tem estilo neoclássico e foi construída em 1853. Ela foi cenário da última fotografia da Família Imperial do Brasil, em 1888, e abrigou D. Pedro II quando soube da proclamação da República, em 1889.

Atualmente, a Casa da Princesa Isabel pertence à Companhia Imobiliária de Petrópolis e faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O interior da residência é aberto ao público quando há exposições artísticas, já os jardins ficam acessíveis todos os dias, das 9h às 17h.

Museu Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro
Dicas de pontos turísticos em Petrópolis – Foto: Wania Corredo/MTur

Antes residência de verão de alguns presidentes da República, hoje o Palácio Rio Negro abriga um museu é um dos lugares para visitar em Petrópolis. A belíssima construção de 1889 foi, inicialmente, a casa do Barão do Rio Negro, um rico comerciante de café. Somente em 1903 passou ao controle do Governo Federal.

Atualmente, o museu dedica seu acervo à memória da República em terras imperiais, com a exposição de documentos, mobiliário e objetos. Além disso, o local tem quadros dos presidentes republicanos em ordem cronológica, a partir de Washington Luís até Lula. 

Lugares para ir em Petrópolis

A lista de lugares para conhecer em Petrópolis não termina por aqui. Inclua em seu roteiro visitar outros museus, cervejarias e áreas verdes belíssimas, que tornam a viagem para lá ainda mais interessante.

Cervejaria Bohemia

Lugares para ir em Petrópolis
Lugares para ir em Petrópolis – Foto: Catarina Oberlander/Flickr

Você sabia que as primeiras cervejas fabricadas no Brasil foram feitas em Petrópolis? Em 1853, o colono alemão Henrique Leiden fundou a Cervejaria Bohemia na cidade serrana do Rio de Janeiro e lá passou a fabricar as primeiras bebidas do tipo em solo brasileiro. Por isso, ela tem a fama de ser o berço da cerveja no Brasil.

E, claro, a Cervejaria Bohemia é um dos pontos turísticos e históricos para visitar ao viajar para Petrópolis. A fábrica da cidade oferece aos turistas um tour cervejeiro, com uma verdadeira imersão no seu passado, através de salas de exposição. Além disso, tem um bar e um restaurante, que são abertos ao público.

Museu Casa de Santos Dumont

Museu Casa de Santos Dumont
Antiga Casa de Santos Dumont – Foto: Wania Corredo/MTur

A antiga residência de verão de Santos Dumont em Petrópolis também transformou-se em um museu, seguindo a tradição das construções históricas da cidade. Seu acervo reúne móveis originais da época em que Dumont morou ali, assim como documentos históricos e objetos de uso pessoal do aviador.

Mas não é somente o acervo do museu que chama a atenção, mas a própria casa em que ele se encontra. O projeto é de Santos Dumont, que a desenhou como um chalé alpino e a colocou em um terreno íngreme, desafiando as condições do lugar. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h30.

Museu de Porcelana de Petrópolis

Peças de porcelana pintadas à mão
Peças de porcelana pintadas à mão – Foto: Just a Brazilian man/Wikimedia Commons

Outro lugar para visitar na cidade serrana do Rio de Janeiro, o Museu de Porcelana de Petrópolis ocupa um prédio histórico que pertenceu à família do Marechal Rondon. O local tem um acervo com cerca de 1.800 peças de porcelana pintadas à mão.

Grande parte delas são miniaturas de animais dos séculos XIX e XX, que foram reunidas por um colecionador ao longo de 20 anos e trazidas ao Brasil por imigrantes europeus. O Museu de Porcelana de Petrópolis fica no centro histórico da cidade, próximo ao Relógio das Flores e ao Museu Casa de Santos Dumont.

Palácio de Cristal

Lugares para ir em Petrópolis
Dicas de lugares para ir em Petrópolis – Foto: Wania Corredo/MTur

O Palácio de Cristal é um dos cartões-postais de Petrópolis e teve sua construção inspirada no Palácio de Cristal de Londres e no Palácio de Cristal do Porto. Ele foi construído em 1884, sob encomenda de Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, para receber exposições de flores e pássaros. Mas, atualmente, abriga os principais eventos da cidade, como a tradicional Bauernfest, que celebra os colonos alemães. Além disso, recebe turistas o ano todo em visitas gratuitas.

Vale do Amor

Vale do Amor
Amanhecer no Vale do Amor – Foto: Divulgação

Entre museus e construções históricas, Petrópolis também tem lindas áreas verdes que oferecem passeios incríveis e um destes lugares é o Vale do Amor. Trata-se de um local com jardins dedicados a várias religiões, com esculturas e templos. O percurso pelo Vale do Amor começa, por exemplo, com um Torii japonês, que simboliza a transição para o sagrado. Ele inclui, ainda, um labirinto de bromélias e termina em uma clareira junto à Cachoeira de Aruanda.

Museu de Cera de Petrópolis

Lugares para ir em Petrópolis
Lugares para ir em Petrópolis – Foto: Museu de Cera de Petrópolis/Facebook

Um dos lugares que mais recebe turistas em Petrópolis, o Museu de Cera tem uma exposição com mais de 20 estátuas em tamanho real. Mas, diferente do que se possa pensar, o museu não tem foco nos personagens da cidade, mas em celebridades do mundo afora. Lá você verá estátuas de Michael Jackson, Gisele Bündchen, Gilberto Gil, Albert Einstein, Johnny Depp, Dom Pedro II, entre outros.

O que fazer em Petrópolis: passeios

Petrópolis é a primeira cidade da região serrana do Rio de Janeiro e tem fácil acesso a outros lugares incríveis. Os passeios a partir da cidade são uma das melhores formas de conhecê-los. Isto porque os roteiros permitem explorar cidades vizinhas e paisagens surpreendentes de seus arredores.

Itaipava

Passeios em Petrópolis: Castelo de Itaipava
Castelo de Itaipava para visitar a partir de Petrópolis – Foto: Marcio Sette/Wikimedia Commons

Itaipava fica a apenas 25 km de Petrópolis e é um dos destinos dos passeios de bate e volta que partem da cidade imperial. Ela tem um clima mais campestre e super charmoso, oferecendo aos visitantes uma atmosfera diferente para visitar na Serra do Rio de Janeiro. Seu principal ponto turístico é o Castelo de Itaipava, mas há muitos outros lugares para conhecer. 

Além disso, é um excelente local para compras, já que possui várias galerias e lojas com foco em utensílios domésticos e artigos de decoração. Os passeios para Itaipava podem ser feitos com agências de turismo ou de maneira autônoma, a partir do transporte público de Petrópolis. Há uma linha de ônibus que conecta as duas cidades com partidas a cada 15 minutos.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Passeios de ecoturismo em Petrópolis
Passeios de ecoturismo em Petrópolis – Foto: Carlos Perez Couto/Wikimedia Commons

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é a melhor opção de passeio para quem gosta de ecoturismo em Petrópolis. Ele ocupa uma extensa área de Mata Atlântica, onde há cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paisagens belíssimas. Os passeios pelo parque percorrem suas várias trilhas, levando a lugares como o Morro do Açú, a Cachoeira Véu de Noiva e o Circuito das Bromélias.

Parque Crémerie

Passeios em Petrópolis
Dicas de lugares para ir em Petrópolis – Foto: Parque Crémerie/Facebook

Se você curte ecoturismo, mas não a ponto de fazer um passeio mais desafiador como o que leva ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Petrópolis tem uma outra opção de lugar para curtir a natureza: o Parque Crémerie. Ele fica a apenas 2 km do Palácio Quitandinha e tem uma ótima área verde, com trilhas para caminhadas, quadras e parquinho infantil. É um dos lugares em Petrópolis para fazer um passeio tranquilo ao ar livre.

Dicas de viagem em Petrópolis

Viagem a Petrópolis: dicas
Viagem a Petrópolis: dicas – Foto: Wania Corredo/MTur

Petrópolis é um dos principais destinos de inverno do Rio de Janeiro, com maior fluxo de turistas entre abril e agosto. Neste período ocorrem vários eventos na cidade imperial, como, por exemplo, o Festival de Inverno de Petrópolis, em julho. 

A proximidade do Rio de Janeiro também faz com que Petrópolis seja um refúgio para os cariocas durante o verão, quando o calor na capital fluminense é intenso. Por isso, nos finais de semana, costuma haver um fluxo intenso de veículos na estrada. Sendo assim, prefira viajar durante a semana nesta época para evitar congestionamentos.

Petrópolis fica a apenas 70 km da Cidade Maravilhosa, onde estão os aeroportos mais próximos. A principal opção é o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, que recebe voos de várias cidades do Brasil e do mundo. A partir dele, é possível seguir para a cidade imperial de ônibus, transfer, táxi ou carro alugado.

A viagem da cidade do Rio de Janeiro até Petrópolis dura cerca de 1h30, quando não há congestionamento na subida da serra. A principal via de acesso é a Rodovia Washington Luís (BR-040) que, inclusive, tem acesso de várias regiões do país. Uma dica é, se o tempo estiver bom, parar no Mirante do Cristo, que fica na altura do quilômetro 85, para admirar a vista panorâmica da Serra da Estrela e do Rio de Janeiro.

Para quem viaja de São Paulo a Petrópolis de carro, o trajeto começa na Rodovia Presidente Dutra (BR 116), passa pela Linha Vermelha (Rodovia Presidente João Goulart) até chegar à Rodovia Washington Luiz (BR-040), que leva a Petrópolis. Já para quem parte de Belo Horizonte, o caminho segue pela Rodovia Anel Rodoviário até a Rodovia Washington Luiz (BR-040), com destino ao Rio de Janeiro e Petrópolis.

Melhor época para ir a Petrópolis

Quando ir a Petrópolis
Quando ir a Petrópolis – Foto: Wania Corredo/MTur

O clima em Petrópolis é agradável o ano todo, com temperaturas médias que variam de 17ºC a 24ºC. Os termômetros não costumam subir muito na cidade serrana, graças à sua altitude, a 809 metros em relação ao nível do mar. Já no inverno, as temperaturas podem baixar um pouco, marcando entre 12°C e 21°C ao longo do dia.

O inverno é a alta temporada em Petrópolis, quando a cidade recebe muitos turistas em busca de suas belas paisagens para curtir o frio. O ponto alto da estação é o mês de julho, quando ocorre o Festival de Inverno de Petrópolis e a Bauernfest, um dos maiores eventos de imigrantes alemães do Brasil.

Nesta época, os hotéis e restaurantes da cidade imperial costumam ficar cheios. Portanto, nossa dica é fazer suas reservas com antecedência. Prepare-se também seu orçamento, pois os preços costumam subir neste período. O inverno em Petrópolis tem clima seco, com pouca possibilidade de chuva, o que favorece os passeios ao ar livre.

Já no verão, as tempestades são constantes nesta região do Rio de Janeiro e, apesar de a temperatura subir, não costuma ultrapassar os 30ºC. As temperaturas máximas diárias ficam por volta dos 28ºC. O outono e a primavera, por outro lado, são estações de transição propícias para visitar Petrópolis, oferecendo tranquilidade e clima ameno.  

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima