Atualizada em:
Programando uma viagem a Maragogi? Temos dicas sobre as principais praias deste destino do litoral de Alagoas, além dos lugares e passeios imperdíveis de Maragogi
Maragogi é um dos destinos mais famosos do litoral de Alagoas e não é difícil entender o porquê. A cidade fica em um trecho privilegiado por praias paradisíacas, com mar de águas calmas e cristalinas, que vão do azul turquesa ao verde esmeralda.
Graças à barreira de corais que a protege, Maragogi tem piscinas naturais incríveis, conhecidas como galés. Os passeios que levam às atrações mar adentro permitem aos turistas mergulhar em águas transparentes repletas de peixes e outras espécies marinhas.
Maragogi fica entre Recife e Maceió, com fácil acesso a partir das duas capitais, e tem uma excelente rede hoteleira, incluindo resorts à beira-mar. Portanto, viajar para lá é ter a certeza de aproveitar as férias com muito conforto, paisagens deslumbrantes e muito o que ver e fazer.
Se essa é a sua ideia, chegou ao local certo. O Guia Viajar Melhor vai te dar dicas sobre as principais praias de Maragogi e os lugares e passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Vamos lá?
Principais praias de Maragogi
Não é exagero dizer que Maragogi tem algumas das praias mais belas do litoral brasileiro. Com visual paradisíaco, as faixas de areia da costa alagoana tem mar calmo e muitas piscinas naturais, formadas durante a maré baixa devido à barreira de corais que a cerca.
Praia de Maragogi
A Praia de Maragogi é a principal da cidade e, portanto, a que tem maior movimento de turistas. Ela é o ponto de referência dos passeios de buggy e também tem muitos bares, restaurantes, lojas e hospedagens em seu entorno. Apesar de não ser tão frequentada para banho quanto as demais praias de Maragogi, a praia chama a atenção pelo azul turquesa de suas águas. Além disso, nela formam-se piscinas naturais durante a maré baixa.
Praia de Antunes
Uma das praias mais bonitas do litoral de Alagoas, a Praia de Antunes fica a 7 km do centro de Maragogi e é um dos lugares para curtir o mar ao viajar para lá. Suas águas têm tons azuis, a faixa de areia é branca e, no entorno, há um grande coqueiral. Assim como outras praias da região, ela tem infraestrutura simples, com algumas barracas de praia apenas. Para chegar até lá, basta seguir pela rodovia ou contratar um passeio de buggy ou lancha.
Praia de Burgalhau
Localizada a apenas 3 km do centro de Maragogi, a Praia de Burgalhau é uma das mais tranquilas da cidade. Ela tem uma orla quase sempre vazia, mar azul cintilante e águas mornas, o cenário ideal para quem quer curtir o mar com sossego. Burgalhau tem barracas de praia e restaurantes em sua orla, alguns com opção de day use.
Praia Ponta de Mangue
Uma das praias mais distantes do centro de Maragogi, a Praia Ponta do Mangue tem cenário paradisíaco, com águas azuis esverdeadas e calmas. Durante a maré baixa, a praia se transforma em uma grande piscina natural, perfeita para banhos. Além disso, Ponta de Mangue tem alguns bares e restaurantes, que oferecem serviço em sua faixa de areia.
Praia do Peroba
A Praia do Peroba fica na divisa de Alagoas e Pernambuco, sendo a praia mais ao norte de Maragogi. Ela tem uma faixa de areias claras com muitos coqueiros e mar calmo com águas claras e mornas. Como outras praias da região, a Praia do Peroba tem piscinas naturais na maré baixa e um visual paradisíaco.
Praia Barra Grande
A Praia Barra Grande pode ser visitada tanto de carro, a partir da rodovia, quanto por passeios de barco. Assim como outras praias de Maragogi, ela tem mar azul cintilante e águas calmas, que se assemelham a uma piscina. Mas a grande atração de Barra Grande é o famoso Caminho de Moisés, um banco de areia que se estende quilômetros mar adentro e pode ser percorrido a pé durante a maré baixa.
Praia Xaréu
A Praia do Xaréu fica a cerca de 8 km do centro de Maragogi e, como tem poucas barracas, a dica ao ir para lá é levar lanche e água. Ela é o lugar ideal para quem quer curtir o mar com tranquilidade, em um cenário mais reservado. O mar tem águas cristalinas e calmas que, durante a maré baixa, ficam bem rasas, permitindo caminhar vários metros mar adentro.
Praia São Bento
Por fim, inclua a Praia São Bento em seu roteiro de viagem a Maragogi. Ela fica a 5 km do centro da cidade em direção ao sul e tem clima de vila de pescadores. Há poucos bares e restaurantes em sua orla, ou seja, é uma praia mais tranquila para passar o dia na região. Além disso, a partir dela é possível visitar a Croa de São Bento, uma ilhota de areia cercada de recifes, a partir de passeios de jangada.
Lugares para ir em Maragogi
As praias estão entre os lugares mais visitados em Maragogi, mas não são as únicas atrações deste destino do litoral alagoano. Essa parte da costa brasileira é protegida pela barreira de corais de Ipioca, que é a maior das Américas, com 120 km de extensão. Por isso, o mar de lá é calmo e com muitas piscinas naturais que se formam em seus recifes. Também conhecidas como galés, elas são destino dos principais passeios de Maragogi.
Galés de Maragogi
Galés de Maragogi são as piscinas naturais mais famosas do litoral de Alagoas. Trata-se de um dos três conjuntos de piscinas naturais próximas à orla de Maragogi. Elas são consideradas as galés principais de Maragogi e ficam em frente ao resort Salinas Maragogi. Com águas cristalinas que abrigam peixes, animais marinhos e corais, essas piscinas naturais são os melhores lugares para mergulho em Maragogi.
Piscinas naturais de Taocas
Outro conjunto de galés de Maragogi, as piscinas naturais de Taocas ficam em frente à praia central da cidade. Assim como as galés principais, elas possuem águas cristalinas e mornas, onde é possível observar uma grande variedade de peixes e corais. Uma vantagem de visitar as piscinas naturais de Taocas é que elas têm menor movimento de turistas do que as galés principais.
Piscinas naturais de Barra Grande
Bem semelhantes às galés principais de Maragogi, as piscinas naturais de Barra Grande tem águas cristalinas e muitos peixes. Durante a maré baixa, o lugar fica repleto de turistas que praticam mergulho – tanto com cilindro quanto com snorkel – entre os recifes de corais. As piscinas naturais de Barra Grande têm um diferencial em relação às outras da região pois, além de receberem passeios de barco, podem ser visitadas também através de um banco de areia, já que ficam a apenas 1 km costa.
Passeios para fazer em Maragogi
Além dos passeios de barco que levam às piscinas naturais mar adentro, você pode explorar os paraísos de Maragogi e seus arredores em outros tours super interessantes.
Passeio de Buggy em Maragogi
Um deles é o passeio de buggy que permite visitar várias praias do litoral alagoano tanto em Maragogi quanto nas cidades vizinhas. Há vários roteiros que, além de incluir diferentes lugares, oferecem experiências variadas, como mergulhos e paradas para fotos, por exemplo.
Seja pelo litoral norte ou pelo litoral sul, os passeios de buggy revelam verdadeiros paraísos à beira-mar. Além disso, são uma ótima opção para quem está sem carro, permitindo conhecer vários lugares de Maragogi com facilidade.
Tour a São Miguel dos Milagres partindo de Maragogi
A localização de Maragogi permite a quem viaja para lá conhecer outros paraísos do litoral alagoano com facilidade, inclusive em passeios de bate e volta. Um deles é São Miguel dos Milagres, uma das praias mais belas do Nordeste, que fica a apenas 36 km da cidade. O tour a São Miguel dos Milagres permite conhecer não só a praia, mas também a Associação do Peixe Boi, entre outros lugares do destino. O passeio a partir de Maragogi dura um dia inteiro e inclui parada para almoço.
Passeio a Porto de Galinhas a partir de Maragogi
Outro destino para visitar a partir de Maragogi, Porto de Galinhas fica a 86 km da cidade e pode ser visitado em passeios de bate e volta. Os tours levam às belas praias pernambucanas e, com o acompanhamento de um guia, permitem conhecer a vila e seus encantos. Assim como Maragogi, Porto de Galinhas possui piscinas naturais incríveis, acessíveis por passeios de barco.
Tour a Praia dos Carneiros partindo de Maragogi
Também em Pernambuco, a Praia dos Carneiros é mais um paraíso do litoral nordestino para conhecer ao viajar para Maragogi. Os passeios que partem da cidade alagoana levam os turistas à bela praia pernambucana, que fica a cerca de 52 km de distância. O tour é feito com o acompanhamento de um guia e inclui visita à praia, à Foz do Rio Formoso e ao outro lado da Praia de Guadalupe.
Dicas de viagem em Maragogi
Ao planejar sua viagem a Maragogi, considere que, assim como outros destinos do Nordeste, Maragogi tem clima quente o ano todo. Portanto, uma das dicas importantes é fazer as malas com roupas leves. Não esqueça o protetor solar, apesar do vento amenizar a sensação de calor, o sol é forte e pode queimar bastante lá.
Atente-se à tábua de marés ao programar sua viagem, uma vez que as piscinas naturais de Maragogi ficam acessíveis apenas na maré baixa. O visual das praias da cidade também muda completamente da maré baixa para a maré alta.
Prefira visitar Maragogi quando a indicação da tábua de marés estiver próxima de zero, quanto mais baixo for o nível, melhor será para fazer os passeios. Outra dica é escolher viajar durante a lua cheia ou lua nova, quando acontece a maré baixa. Nas outras fases da lua acontece a maré morta, quando não há variação no nível do mar.
Mesmo sendo um dos principais destinos de Alagoas, Maragogi preserva o clima tranquilo, caminhando em ritmo lento. Diferente de outros destinos famosos do Nordeste, lá não há agito nos restaurantes e comércios a todo o tempo. Alguns restaurantes podem não abrir aos domingos e às segundas-feiras, assim como boa parte do comércio fecha às 18h.
Como chegar em Maragogi
Maragogi tem uma ótima localização, no meio do caminho entre a capital de Alagoas, Maceió (124 km), e a capital de Pernambuco, Recife (130 km). Portanto, é possível viajar para lá desembarcando em qualquer uma das cidades.
Apesar de estarmos falando de um destino em Alagoas, o Aeroporto do Recife/Guararapes (REC) é a melhor opção para quem vai a Maragogi pela via aérea. Isto porque tem uma infraestrutura maior e recebe mais voos – com tarifas melhores – do que o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió). Além disso, a via entre a capital pernambucana e Maragogi tem melhores condições do que a estrada que vai de Maceió até a cidade.
Tanto do aeroporto de Recife quanto do aeroporto de Maceió, você pode seguir para Maragogi de táxi, Uber, transfer, ônibus, ou carro alugado. Caso decida alugar um carro, o caminho de Maceió a Maragogi segue pelas AL-105 e AL-101, passando pelas cidades de Paripueira, Pedro Calvo e Japaratinga. Já de Recife a Maragogi, o percurso é feito pela PE-060.
De ônibus, há partidas diárias das rodoviárias de Maceió e Recife operadas pelas empresas Real Alagoas ou da Gontijo. Além disso, em Recife é possível embarcar em um ônibus do transporte público até as cidades de Barreiros ou São José da Coroa Grande, que ficam na divisa com Alagoas, e delas, embarcar em outro ônibus até Maragogi.
Melhor época para viajar a Maragogi
A variação de temperatura não é um problema a se considerar no planejamento de viagem a Maragogi, já que o calor predomina no destino o ano todo. Os termômetros oscilam, em média, de 25ºC a 30ºC durante boa parte dos meses.
O que se deve levar em conta, no entanto, é a incidência de chuvas na região, que costuma ser maior no inverno, entre os meses de abril e agosto. O período chuvoso, além de comprometer os passeios ao ar livre, deixa a água do mar menos cristalina.
Portanto, a melhor época para viajar a Maragogi é a estação mais seca do ano na região, que vai de outubro a janeiro. O verão é a alta temporada na cidade, quando há maior fluxo de turistas e, consequentemente, os preços das hospedagens e serviços turísticos tendem a subir.
Caso queira economizar e, ainda assim, aproveitar dias sem chuva em Maragogi, escolha viajar em novembro. O mês tem clima seco e, portanto, o mar está cristalino, além de preços razoáveis.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]