Alter do Chão – Principais praias, lugares para ir, passeios e dicas

Atualizada em:

Vai viajar para Alter do Chão? Preparamos um guia completo com dicas sobre as principais praias, lugares para ir e passeios imperdíveis de Alter do Chão, confira!

O apelido de Caribe Amazônico não foi dado a Alter do Chão por acaso. A vila rústica localizada a 30 km de Santarém, no Pará, tem praias de águas claras que emergem do Rio Tapajós e formam paisagens paradisíacas em meio à Floresta Amazônica. 

A beleza do lugar é tanta que vem conquistando cada vez mais viajantes, tornando o pacato vilarejo em um dos destinos mais procurados do Pará. Além disso, é uma ótima opção para quem gosta de praia, mas quer fazer uma viagem diferente, fugindo dos destinos badalados do litoral.

E as praias de água doce de Alter do Chão não deixam a desejar em nada para as porções de areia de grande parte do litoral brasileiro. Sem falar nos outros lugares que há para conhecer no destino, entre igarapés de águas cristalinas, lagos em meio à floresta, trilhas e mirantes entre árvores milenares e as comunidades ribeirinhas.

Portanto, se a sua ideia para as próximas férias é curtir os dias de sol na praia e se desligar do mundo, Alter do Chão é o lugar certo. Lá você poderá imergir na natureza, descansar em hospedagens aconchegantes e se deliciar tanto com as belas vistas das praias do Rio Tapajós como com os sabores da irresistível gastronomia paraense. 

Para te ajudar a planejar essa viagem tão especial, preparamos este guia com dicas sobre as praias de Alter do Chão, outros lugares que vale a pena incluir no roteiro e os passeios que permitem conhecer melhor esse destino incrível do Pará. Confira, a seguir!

Principais praias de Alter do Chão

Durante as vazantes do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns, que acontecem entre agosto e dezembro, as faixas de areia emergem em suas margens, tornando Alter do Chão um balneário belíssimo. As praias fluviais do vilarejo estão entre as mais lindas do Brasil e ocupam cerca de 100 km em meio à Floresta Amazônica.

Ilha do Amor

Praia na Ilha do Amor, no Pará
Praia na Ilha do Amor, no Pará – Foto: Gustavo Albano

Uma das principais praias de Alter do Chão, a Ilha do Amor é o lugar para quem quer curtir o dia com ótima infraestrutura. Lá há várias cabanas à beira d’água e quiosques que oferecem mesas para consumo de petiscos e bebidas. 

Para quem gosta de agito, o lado com mais movimento é o que fica de frente para o Lago Verde. Já quem prefere tranquilidade, deve optar pelo lado do Rio Tapajós. Ambos têm águas límpidas, ótimas para banhos. E não se engane com o nome, apesar de se chamar Ilha do Amor, trata-se de uma faixa de areia ligada ao continente.

Praia do Pindobal

A Praia do Pindobal é uma das preferidas dos turistas que visitam Alter do Chão e um dos motivos é sua ótima infraestrutura. A linda praia de água doce tem quiosques e restaurantes que tornam o dia à beira do rio muito mais agradável. Além disso, possui várias cabanas de palha à beira do Tapajós para quem gosta de relaxar com uma bela vista.

Mas como está entre as mais famosas da região, a Praia do Pindobal costuma ser uma das mais cheias de Alter do Chão na alta temporada. Portanto, se você prefere aproveitar os dias de férias com mais tranquilidade, prefira visitá-la nos dias de semana ou, então, dê preferência para outras praias mais desertas.

Praia da Ponta de Pedras

Praias em Alter do Chão
Dicas de praias em Alter do Chão – Foto: Lubasi/Flickr

A Praia da Ponta de Pedras difere das outras praias de Alter do Chão por sua paisagem um pouco peculiar para a região:tem areias finas e brancas e formações rochosas. Ela fica às margens do Rio Tapajós e é um belíssimo lugar para aproveitar os dias neste paraíso do Pará.

Assim como a maior parte das praias de Alter do Chão, a Praia da Ponta de Pedras tem uma ampla oferta de restaurantes, além de cabanas de palha com cadeiras na beira do rio. Ela é uma das praias mais frequentadas da região, mesmo assim não costuma ficar lotada, já que tem uma faixa de areia extensa.

Praia de Carapanari

A Praia de Carapanari é uma das melhores praias de Alter do Chão por vários motivos. Primeiro, possui diversos braços d’água que criam pequenas lagoas, o que cria diferentes cenários para os turistas curtirem o dia em sua faixa de areia. Além disso, é uma praia tranquila que, mesmo nos dias com maior movimento, não fica super cheia.

Outro destaque da Praia de Carapanari são os tablados de madeira com cobertura de palha à beira do Rio Tapajós, excelentes para relaxar à beira d’água. Por fim, é nela que fica o restaurante Casa do Saulo, um dos mais famosos da região, que tem um cardápio especial e uma vista incrível do lugar.

Lugares para ir em Alter do Chão

As praias são o grande atrativo de Alter do Chão, mas não os únicos lugares para conhecer por lá. O vilarejo também tem outras opções de atrações super interessantes, como a Serra da Piraoca, por exemplo. Veja nossas dicas do que incluir em seu roteiro de viagem em Alter do Chão.

Serra da Piraoca

Pôr do sol a partir da Serra da Piraoca
Pôr do sol a partir da Serra da Piraoca – Foto: Gustavo Albano

Uma imponente formação natural que chama a atenção na paisagem de Alter do Chão e é um dos melhores lugares para observar a vila do alto. Essa é a Serra da Piraoca, ou Morro da Piraoca, que é o ponto mais alto da região e lembra o Monte Fuji.

É possível visitar a serra através de uma caminhada de uma hora a partir da Ilha do Amor. Do alto, é possível observar não só o vilarejo de Alter do Chão, mas o Rio Tapajós, o Lago Verde, o Lago das Piranhas e a Ponta do Cururu.

Ponta do Muretá

Ponta do Muretá, um dos lugares em Alter do Chão
Ponta do Muretá, um dos lugares em Alter do Chão – Foto: @souamazonia/Instagram Reprodução

A Ponta do Muretá é um lugar para curtir as belas praias de Alter do Chão e, ainda, visitar igarapés, através de passeios de barco. Mais tranquila que outras partes do vilarejo, a Ponta do Muretá é ideal para quem busca sossego para passar os dias de férias. Além disso, tem as condições perfeitas para a prática de esportes aquáticos, como caiaque, stand-up paddle e jet ski nas águas do Rio Tapajós.

Ponta do Cururu

Vista da Ponta do Cururu
Vista da Ponta do Cururu – Foto: Gustavo Albano

Um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol em Alter do Chão, a Ponta do Cururu fica bem perto do vilarejo. Ela é uma longa e fina ponta de areia que se forma na margem do Rio Tapajós e recebe muitos turistas ao entardecer para observar o espetáculo da natureza.

Durante o dia, a Ponta do Cururu fica praticamente deserta, já que lá não há qualquer estrutura de quiosques ou restaurantes. Ou seja, é um ótimo local para curtir a paisagem e as águas refrescantes do Tapajós.

Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Lugares em Alter do Chão
Lugares em Alter do Chão – Foto: Arquidiocese de Santarém

Um marco histórico para Alter do Chão, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde é um lugar que não pode faltar em seu roteiro de viagem por lá. A igreja erguida em estilo barroco português foi a terceira edificação religiosa do vilarejo e, atualmente, é um dos tesouros arquitetônicos locais. 

O que fazer em Alter do Chão: passeios

Por falar nas opções para incluir no seu roteiro de viagem em Alter do Chão, reserve um tempo para fazer os passeios tradicionais do destino. Visite o encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós, explore a Floresta Nacional do Tapajós e conheça uma das comunidades ribeirinhas da região.

Encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós

Dicas de passeios em Alter do Chão
Dicas de passeios em Alter do Chão – Foto: Wellington Stm/Flickr

Alter do Chão tem sua versão de um dos passeios clássicos do Norte do Brasil, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus. Lá os turistas podem ver o encontro das águas do Rio Amazonas com o Rio Tapajós. 

Para isto, é necessário ir até Santarém, onde ocorre o belo fenômeno da natureza: as águas barrentas do Amazonas se juntam às águas azuis do Tapajós. O encontro das águas pode ser visto da orla da cidade ou, para quem prefere uma experiência mais completa, é possível contratar um passeio de barco.

Floresta Nacional do Tapajós

Floresta Nacional de Tapajós
Passeios em Alter do Chão: Floresta Nacional de Tapajós – Foto: Gustavo Albano

Outro passeio imperdível no vilarejo paraense, o tour pela Floresta Nacional do Tapajós permite observar mais do que a natureza da região. Através dele, os turistas conhecem mais sobre os povos da floresta, percorrendo caminhos juntamente com quem vive intensamente o dia a dia na natureza.

A Floresta Nacional do Tapajós tem mais de 527 mil hectares e fica no município de Belterra, bem próximo a Alter do Chão. Os passeios que saem do vilarejo, geralmente, incluem a visita a comunidades locais e a cenários espetaculares, onde há a gigante sumaúma, conhecida como a “árvore da vida” pelos indígenas, e outras árvores incríveis.

Dicas de viagem em Alter do Chão

Dicas de viagem em Alter do Chão
Viagem em Alter do Chão: dicas – Foto: Gustavo Albano

É comum pensar que, por ser um vilarejo em meio à Floresta Amazônica, Alter do Chão pode ser um lugar com pouca estrutura turística. Mas isto é um engano. A vila tem, além de belas praias e cenários naturais incríveis, ótimas hospedagens, um centrinho charmoso e muitas opções de restaurantes.

Além disso, fica a apenas 38 km de Santarém, a segunda maior cidade do Pará, onde chegam voos diretos saindo de Brasília, Belém e Manaus, operados pela LATAM, Gol e Azul. Para quem está no Pará, outra opção para chegar até Alter do Chão é a companhia aérea MAP, que opera voos a partir de Altamira e Manaus.

Quem viaja de outras cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, precisa fazer uma conexão para viajar até Alter do Chão. Uma dica é aproveitar para conhecer Belém em uma parada mais longa durante a conexão, por exemplo.

De Santarém até Alter do Chão, é possível seguir de táxi, Uber, transfer particular (várias hospedagens oferecem o serviço) ou ônibus circular. O trajeto é feito pela PA-457, que é uma via com asfalto, e dura menos de uma hora.

Também é possível fazer o percurso até Alter do Chão de barco, partindo de Manaus ou Belém até Santarém. Depois, é só seguir pela via terrestre até o vilarejo. O trajeto é feito pelo Rio Amazonas e revela paisagens belíssimas da floresta.

Outra dica importante ao viajar para Alter do Chão é levar roupas leves e não esquecer protetor solar e repelente. Estes itens são essenciais para que sua experiência no destino seja completa e sem incômodos.

Melhor época para ir a Alter do Chão

Quando ir para Alter do Chão
Quando ir para Alter do Chão – Foto: Gustavo Albano

Se a sua ideia é viajar para Alter do Chão para curtir suas belas praias de água doce, escolha viajar para lá na época da seca, durante as vazantes dos rios Tapajós e Arapiuns. Ela ocorre durante o verão amazônico, que vai de agosto a dezembro, e é a alta temporada no vilarejo, quando há maior fluxo de turistas.

De janeiro a julho ocorre a temporada de chuvas em Alter do Chão. Nela, o nível dos rios sobe e a maior parte das praias desaparece. Essa época, conhecida como inverno amazônico, é a baixa temporada no destino. Este é o período ideal para quem quer fazer passeios de barco em meio à floresta e observar a fauna local.

Seja no verão ou no inverno amazônico, as temperaturas em Alter do Chão costumam ser altas, ficando entre os 24ºC e os 32ºC. No inverno, as mínimas ficam na casa dos 24ºC e as máximas em 29ºC. Já no verão, os termômetros marcam entre 26ºC e 32ºC. Ou seja, não faz frio por lá. Por isso, ao preparar as malas, opte por roupas leves e não esqueça o protetor solar e os óculos escuros.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima