Lençóis Maranhenses e Manaus entram na lista de melhores destinos de 2023 no New York Times

Atualizada em:

Únicos brasileiros na lista de melhores destinos de 2023 do New York Times, Lençóis Maranhenses e Manaus ficaram nas 11º e 41º posições, respectivamente

A lista de melhores destinos para se visitar em 2023 do jornal norte-americano The New York Times destacou dois brasileiros, os Lençóis Maranhenses e Manaus. Eles ocuparam, respectivamente, as posições 11 e 41 do ranking que tem 52 lugares ao redor do mundo. A publicação ressaltou aspectos como a beleza das lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a gastronomia exótica de Manaus.

O topo da lista ficou com Londres, na Inglaterra, com destaque para o novo aeroporto da cidade, os monumentos pré-históricos e a oportunidade de conferir a coroação do rei Charles III pessoalmente. Morioka, no Japão, ficou em segundo lugar e Monument Valley, nos Estados Unidos, na terceira posição. Os Lençóis Maranhenses e Manaus foram os únicos brasileiros da lista de melhores destinos em 2023.

Lençóis Maranhenses entre os melhores destinos de 2023

Melhores destinos para visitar em 2023
Foto: Marcus Dall Col/Unsplash

O New York Times ressaltou, como o grande atrativo dos Lençóis Maranhenses, as dunas brancas com piscinas naturais que, segundo o jornal, são “sobrenaturais”. A recomendação é que, ao visitar o destino brasileiro, os turistas desçam as dunas, mergulhem nas lagoas, atravessem o parque a cavalo e, se possível, experimentem o sobrevoo de helicóptero para ficarem hipnotizados “por sua imensidão”.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior parque de dunas do Brasil, com 155 mil hectares.  Localizado no noroeste do Maranhão, a cerca de 250km da capital São Luís, o destino pode ser conhecido sozinho ou como parte da Rota das Emoções, um roteiro turístico que passa também pelo Delta do Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará.

De acordo com o New York Times, não há muita estrutura na região, com poucas pessoas e árvores ao redor, o que favorece as intenções de viagem no pós-pandemia. Mas isto não significa que os Lençóis Maranhenses deixam a desejar no quesito infraestrutura turística. Nas três cidades-base da região – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro -, há ótimos hotéis, restaurantes e agências de turismo que realizam os passeios no parque nacional.

Mas fique atento. Na eleição dos melhores destinos para se visitar em 2023, o jornal norte-americano destaca que o clima é sempre quente nos Lençóis Maranhenses. Porém, é preciso ficar atento à melhor época para viajar para lá, já que os períodos de chuva e seca interferem tanto no passeio quanto no visual da região. Dê preferência para os meses de junho, julho e agosto, quando as lagoas estão completamente cheias e os dias com sol são garantidos. De janeiro a maio é o período mais chuvoso, com o auge da precipitação em abril. Já a partir de setembro as lagoas começam a secar.

New York Times destaca gastronomia de Manaus

Manaus, entre os melhores destinos
Foto: Rafael Zart/Wikimedia Commons

Outro destino brasileiro entre os melhores de 2023, Manaus ganhou destaque na lista do New York Times por sua gastronomia exótica. A publicação ressaltou os ingredientes amazônicos usados nas comidas tradicionais e as experiências culinárias possíveis. Dentre elas, a visita a restaurantes indígenas que usam técnicas ancestrais ou a estabelecimentos com chefs que oferecem pratos com formigas com sabor de capim-limão.

“Você pode saborear cabaças fumegantes de tacacá em uma barraca em frente ao Teatro Amazonas ou passar por garrafas plásticas de tucupi, o suco espremido da mandioca ralada, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa”, recomenda o jornal norte-americano.

Além da gastronomia, Manaus tem como atrativos a exuberância da floresta amazônica, com suas ricas flora e fauna. A capital do Amazonas também serve de base para quem quer ver o espetacular encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, ou explorar outras atrações naturais, como a Praia de Ponta Negra. Além disso, possui um centro histórico que convida a voltar ao passado, com seus prédios centenários com arquiteturas belíssimas. 

Melhores destinos de 2023, segundo o New York Times

Confira, a seguir, o ranking completo do New York Times sobre os melhores destinos de 2023:

  1. Londres, Inglaterra
  2. Morioka, Japão
  3. Monument Valley, Estados Unidos
  4. Kilmartin Glen, Escócia
  5. Auckland, Nova Zelândia
  6. Palm Springs, Estados Unidos
  7. Ilha Kangaroo, Austrália
  8. Rio Vjosa, Grécia e Albânia
  9. Acra, Gana
  10. Tromso, Noruega
  11. Lençóis Maranhenses, Brasil
  12. Butão, Ásia
  13. Kerala, Índia
  14. Greenville, Estados Unidos
  15. Tucson, Estados Unidos
  16. Martinique, França
  17. Deserto do Namibe, África
  18. Alaska Railroad, Estados Unidos
  19. Fukuoka, Japão
  20. Flores, Indonésia
  21. Guadalajara, México
  22. Tassili n’Ajjer, Argélia
  23. Cachétia, Estados Unidos
  24. Nimes, França
  25. Ha Giang, Vietnã
  26. Salalah, Omã
  27. Cuba
  28. Odense, Dinamarca
  29. Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Austrália
  30. Boquete, Panamá
  31. Tarragona, Espanha
  32. Charleston, Estados Unidos
  33. Cayos Cochinos, Honduras
  34. Burgundy Beer Trail, França
  35. Istambul, Turquia
  36. Taipé, Taiwan
  37. El Poblado, Colômbia
  38. Lausanne, Suíça
  39. Methana, Grécia
  40. Louisville, Estados Unidos
  41. Manaus, Brasil
  42. Vilnius, Lituânia
  43. Macon, Estados Unidos
  44. Madrid, Espanha
  45. Grand Junction, Estados Unidos
  46. La Guajira, Colômbia
  47. Bergamo and Brescia, Itália
  48. American Prairie, Estados Unidos
  49. Eastern Townships, Canadá
  50. New Haven, Estados Unidos
  51. Black Hills, Estados Unidos
  52. Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima