Buscando o que fazer em Manaus? Separamos 28 atrações turísticas imperdíveis da capital amazonense para você conferir durante a sua viagem

Considerada porta de entrada para a Floresta Amazônica, a capital do estado do Amazonas é repleta de atrações naturais e construções históricas da chamada Manaus “Belle Époque”, um período marcado pelo luxo e beleza, gerados pelo ciclo da borracha.

Essas construções formam alguns dos principais cartões postais do estado e muitas delas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre elas o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa.

Se você está pensando em conhecer as belezas e mistérios da floresta, Manaus é a base perfeita para começar a explorar a região. Pertinho da cidade de Presidente Figueiredo e dos Parque Nacionais de Anavilhanas e do Jaú, a cidade oferece possibilidades de bate volta rápidos para alguns dos destinos mais belos e excêntricos da selva amazônica. Se você está pretendendo conhecer o destino, confira essa lista com 29 atrações para conhecer em Manaus.

28 atrações para conhecer em Manaus

Teatro Amazonas

o que fazer em manaus

Foto: Alexinaldo Granela Borja / Wikimedia Commons

Principal cartão postal de Manaus, o Teatro Amazonas está localizado no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade. Símbolo do auge do Ciclo da Borracha, o teatro foi inaugurado em 1869 para promover espetáculos a elite amazonense da época. 

Se tiver oportunidade, faça uma visita guiada grátis e conheça as histórias e curiosidades da construção. 

Praia de Ponta Negra

o que fazer em manaus

Foto: Gabriel Fialho / Wikimedia Commons

A praia urbana mais movimentada de Manaus está localizada às margens do Rio Negro em um dos bairros mais chiques da cidade. Sua orla possui algumas opções de lanchonetes com bares e é um ótimo local para se refrescar do calor intenso dessa região do Brasil.

Mercado Adolpho Lisboa

o que fazer em manaus

Foto: Daniel Corttez / Wikimedia Commons

O melhor ponto da cidade para conhecer os ingredientes e a culinária regional. Conhecido também como “Mercadão”, o espaço possui diversos box com comida típica, artesanato, produtos regionais e alguns restaurantes simples. 

MUSA – Museu da Amazônia

o que fazer em manaus

Foto: Divulgação

O Museu da Amazônia Jardim Botânico possui mais de 5 km de extensão às margens da Reserva Florestal Adolpho Ducke. O Jardim Botânico possui uma diversidade enorme da fauna amazônica que podem ser conferidos em uma trilha agradável de 3 km. 

Outro passeio imperdível no local é a subida na torre de observação, que conta com 42 metros de altura e uma vista privilegiada da reserva.

Encontro das Águas

o que fazer em manaus

Foto: Mario Roberto Duran Ortiz / Wikimedia Commons

Ir para Manaus e não visitar o encontro dos rios das águas é como ir a Roma e não visitar o Coliseu. O fenômeno natural divide as águas marrons do rio Solimões com as águas escuras do rio Negro por cerca de 6 km.

Durante o passeio de barco, turistas podem sentir a diferença entre as temperaturas do rios e os mais corajosos podem se refrescar em um mergulho rápido.

Largo de São Sebastião 

o que fazer em manaus

Atrações turísticas em Manaus. Foto: Pedro Angelini / Wikimedia Commons

Ponto de encontro no centro histórico de Manaus, o Largo de São Sebastião é rodeado por atrações imperdíveis da Manaus Belle Époque, como o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião.

Esse é o ponto ideal para começar um tour caminhando pelas atrações próximas do centro e encontrar restaurantes para provar a gastronomia local. 

Palácio Rio Negro

o que fazer em manaus

Foto: Dennis Jarvis / Wikimedia Commons

O imponente casarão do Palácio Rio Negro já serviu como sede do governo e residência oficial do governador do estado.

Certamente um dos prédios mais emblemáticos construídos durante o Ciclo da Borracha, hoje se transformou em um centro cultural e promove recitais, exposições e outras atividades culturais.

Praia Dourada

o que fazer em manaus

Foto: Divulgação

Outro ponto para banho muito conhecido é a Praia Dourada. A Atração está a 1 hora e meio do centro de Manaus em um igarapé repleto de flutuantes que contém restaurantes e bares.

Praia da Lua

o que fazer em manaus

Foto: Robervaldo Rocha/ SEMCOM

A maravilhosa praia fluvial possuí uma península de areias brancas em meio ao Rio Negro.

Acessada por barcos e lanchas, a praia tem esse nome por possuir formato de uma lua crescente e recebe muitos banhistas principalmente nos finais de semana.

Museu do Seringal 

o que fazer em manaus

Foto: Divulgação

O espaço temático tem como proposta levar seus visitantes a uma viagem à época da borracha no estado. Mantido pelo Governo do amazonas, o local está localizado a 25 minutos de manaus, às margens do igarapé São João, na zona rural da capital.

Ponte Jornalista Phelippe Daou 

Atrações turísticas em Manaus. Foto: Ana Claudia Jatahy / MTUR

A ponte que liga Manaus ao município de Iranduba possui quase 4 mil metros de comprimentos e foi construída sobre as águas escuras do Rio Negro.

Manauaras afirmam que este é um dos melhores locais para observar o pôr do sol na capital amazonense.

Igreja de São Sebastião 

Foto: Divulgação

A Igreja de São Sebastião foi o terceiro templo católico construído em Manaus, logo atrás da Igreja da Matriz e dos Remédios. 

Com estilo neoclássico, a igreja possui decoração com elementos medievais e diversas pinturas em suas paredes e teto.

Museu do Índio 

Foto: Divulgação

Considerado o maior museu da história indígena no Brasil, o museu possui um incrível acervo com mais de 3 mil peças, entre elas, instrumentos, utensílios domésticos e armas.

Galeria Amazônica

Foto: Divulgação

A loja oferece peças indígenas como colares, pulseiras, brincos, peças de cerâmica e cestaria, expõe pinturas, esculturas e artesanato de madeira criados por diversas etnias e comunidades.

O espaço tem decoração moderna e a forma de exposição das peças lembram uma galeria de arte.

Praça Heliodoro Balbi

Atrações turísticas em Manaus. Foto: Divulgação

Bem arborizada e com um belo projeito paisagístico, a Praça Heliodoro Balbi conta com mais de 100 anos de história e já foi palco de diversos eventos culturais de Manaus.

Um ótimo local de parada após uma caminhada pelo centro da cidade, a praça possui lagoas, estátuas, coretos e quiosques com cafés e lanchonetes.

Bosque da Ciência – INPA

Foto: Divulgação

Em plena área urbana de Manaus encontra-se um pedaço intacto da Floresta Amazônica.

O Instituto d Pesquisa da Amazônia (INPA) possui 13 hectares de área verde onde vivem animais como ariranhas, peixe-boi e macacos que podem ser observados em trilhas educativas.

Tambaqui de Banda

Foto: Divulgação

Explore a exótica e deliciosa gastronomia amazonense em um dos restaurantes mais famosos de Manaus. O Tambaqui de Banda apresenta pratos com ingredientes tradicionais da região, como o peixe de água doce tambaqui assado na brasa e moqueca de pirarucu.

Arena Amazônia

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Portal da Copa / Governo do Brasil

O estádio Padrão FIFA está a 30 minutos do Centro Histórico de Manaus e foi inaugurado em 2014, durante a Copa do Mundo no Brasil. Hoje o local recebe partidas de futebol, eventos culturais e grandes concertos de música.

Visita às aldeias indígenas

Atrações turísticas em Manaus

Atrações turísticas em Manaus. Foto: Oliver Kornblihtt

Quem visita Manaus tem a possibilidade de conhecer uma das tribos indígenas que vivem próximas da capital. Algumas agências oferecem tours para conhecer a cultura indígena, uma ótima opção é a aldeia dos Dessana, localizada na Reserva do Tupé.

Novo Airão

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Divulgação

A pequena cidade de Novo Airão é um ótimo destino para quem busca ter contato com a floresta amazônica.

O município está a 180 km de Manaus e é muito visitado por turistas que desejam encontrar os exóticos botos cor-de-rosa. Novo Airão também é a base de viajantes que desejam conhecer os Parques Nacionais de Anavilhanas e Jaú.

Parque Nacional de Anavilhanas

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Divulgação

A reserva abriga o segundo mais arquipélago do mundo, com mais de 400 ilhas e dezenas de lagos que formam praias de areias brancas durante o período de seca.

Já durante a época das cheias, de abril a setembro, os visitantes podem explorar a floresta em divertidas excursões de barcos.

Parque Nacional do Jaú

Foto: Divulgação

Reconhecido como Sítio do Patrimônio Mundial Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO, o Parque Nacional do Jaú é simplesmente a quarta maior reserva florestal do país e abriga paisagens exóticas da Floresta Amazônica.

A reserva está a apenas 100 km da cidade de Novo Airão, onde é necessário pegar uma voadeira para acessá-lo.

O Parque Nacional do Jaú dispõe de atrativos durante todo o ano. Os períodos de seca (normalmente entre setembro e fevereiro) e cheia (entre março e agosto) na Amazônia proporcionam paisagens e experiências diferentes.

Focagem de Jacaré

Atrações turísticas em Manaus

Atrações turísticas em Manaus. Foto: manausjungletours

As focagens de jacaré são feitas no período noturno, quando os animais são vistos com mais facilidade com a ajuda de lanternas, que ao serem lançadas na escuridão conseguem refletir os olhos dos animais.

Quando encontrados, os guias fazem a captura do animal e explicam algumas curiosidades sobre o habitat natural das espécies.

A atividade é oferecida em agências de turismo ou expedições em cruzeiros amazônicos.

Ficar em um hotel de selva

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus é considerada a entrada oficial da Floresta Amazônica e você pode sentir como é pernoitar no meio da floresta bem pertinho da capital amazonense. Existem muitas opções de hotéis, desde os mais luxuosos, a opções simples como hostel. 

Confira esse artigo com opções de hospedagem na floresta.

Cruzeiro Fluvial

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Divulgação

Certamente uma das experiências mais autênticas e interessantes de conhecer as belezas da Floresta Amazônica. Diversas empresas oferecem cruzeiros de barcos com diversos roteiros diferentes. Você pode optar pelo cruzeiro requintado da Iberostar Grand Amazon e o super aconchegante barco da Expedição Katerre.

Bate volta Presidente Figueiredo

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Divulgação

Bem pertinho de Manaus, a cidade de Presidente Figueiredo é conhecida como “terra das cachoeiras amazônicas” e com razão. O município é um conhecido balneário dos manauaras e possuí dezenas de cachoeiras de todos os tamanhos e aspectos, perfeitas para amenizar o calor da Floresta Amazônica.

Grutas, lagos, igarapés, riachos e piscinas naturais, são outras atrações populares de Presidente Figueiredo.

Festival Folclórico de Parintins

Atrações turísticas em Manaus

Foto: Clara Angeleas / MinC

O Festival Folclórico de Parintins é a maior festa popular da amazônia e é internacionalmente conhecida. Suas edições ocorrem anualmente no último fim de semana de junho.

A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e ocorre desde 1965.

O festival acontece na cidade de Parintins, no Bumbódromo, um centro cultural e esportivo com formato de cabeça de boi e capacidade para 35 mil pessoas.

Ruínas do Hotel Ariaú Towers

o que fazer em manaus

Atrações turísticas em Manaus. Foto: Divulgação

O Ariaú Towers foi considerado o mais famoso hotel de selva do país. Localizado a 60 km de Manaus, o hotel chegou a receber hóspedes de grande notoriedade, como o oceanógrafo Jacques Cousteau, o bilionário Bill Gates, o ex-presidente americano Jimmy Carter e o ator Leonardo Di Caprio, entre outros.

Instalada nas margens do rio Ariaú, um afluente do Rio Negro, o hotel tinha uma estrutura impressionante com decks que acessam partes do rio e da mata nativa, além de cinco torres, de quatro a sete andares. Após uma dura crise financeira, a estrutura caiu em esquecimento e hoje atraí curiosos para ver o que sobrou da imponente estrutura.

Leia também:

» Rota dos Rios: viagem de barco Belém x Santarém x Manaus
» Melhor época para visitar a Amazônia, Manaus e entornos
» Diário de bordo: Manaus, roteiro de 3, 5 ou 7 dias
» Viagem de Manaus à Porto Velho de Barco

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Búzios: 16 atrações imperdíveis no destino

Artigo anterior

7 destinos internacionais que pretendem reabrir para turistas em junho

Artigo seguinte

Você pode gostar