12 cachoeiras pertinho de São Paulo para relaxar na natureza
Quer opções de lugares em contato com a natureza sem precisar ir muito longe da capital paulista? Vamos te apresentar cachoeiras perto de São Paulo que são verdadeiros paraísos
Engana-se quem pensa que São Paulo é feita só de concreto. Há vários lugares incríveis para quem ama estar em contato com a natureza na capital e nas cidades do interior paulista, seja para um passeio bate e volta ou para uma viagem de final de semana. E, neste post, queremos te apresentar 12 cachoeiras pertinho de São Paulo.
Há belas quedas d’água dentro dos limites da grande metrópole, em cidades de sua região metropolitana e nos extremos do estado. Por isso, não há desculpa para não programar uma saidinha da rotina para conhecer esses locais. De quebra, ainda fará trilhas em meio à Mata Atlântica, verá cenários belíssimos e poderá se refrescar em poços de águas geladas.
Cachoeiras perto de São Paulo
Separamos opções de cachoeiras para todos os gostos, desde as mais imponentes até as mais tranquilas, com quedas suaves e ótimos poços para banhos. Há também lugares mais afastados, com trilhas desafiadoras para os mais aventureiros, e aqueles em que é bem fácil chegar, perfeitos para passeios em família. E, ao falar das cachoeiras perto de São Paulo, lhe daremos informações sobre locais dentro da capital paulista e em cidades da região metropolitana, do interior e do litoral. Vamos lá?
Cachoeira do Engordador
Localizada a apenas 14 km do centro de São Paulo, a Cachoeira do Engordador fica no Parque Estadual da Cantareira. Ela tem apenas 5 metros de queda d’água e, apesar de não ser alta, é uma ótima opção para quem quer se refrescar e ficar em contato com a natureza sem ter que fazer grandes deslocamentos. A trilha que leva até a cachoeira tem 3 km e é realizada em meio à Mata Atlântica. Para visitá-la é preciso pagar uma pequena taxa e o acesso é permitido apenas das 8h às 17h aos sábados e domingos.
Cachoeira do Cabuçu
Também no Parque Estadual da Cantareira, a Cachoeira do Cabuçu fica na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Para chegar até a queda d’água é necessário percorrer um trecho de 5,3 km. O percurso é um pouco longo, mas feito totalmente entre árvores, o que o deixa bem agradável. A Cachoeira do Cabuçu é pequena, mas tem um poço para banhos e águas bem refrescantes. A entrada nesta parte do parque também é paga e pode ser acessada aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Cachoeira do Jamil
A Cachoeira do Jamil fica em uma propriedade privada no bairro de Engenheiro Marsilac, na zona sul da capital paulista. Parte da trilha que leva até a queda d’água pode ser feita de carro ou bike em uma estrada de terra, o restante do percurso deve ser feito a pé e requer um pouco de preparo físico. Mas o esforço vale a pena, pois a cachoeira de 6 metros de altura é belíssima, fica em uma área preservada e tem um poço refrescante, formado pelas águas dos rios Capivari e Monos. O acesso à Cachoeira do Jamil é pago.
Cachoeira de Marsilac
Outra opção de cachoeira em São Paulo, a Cachoeira de Marsilac é perfeita para quem não quer enfrentar trilhas, já que é possível ir de carro até a margem de seu poço, na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. Esta queda d’água, assim como a Cachoeira do Jamil, fica em Engenheiro Marsilac, na zona sul da capital paulista, e é formada pelas águas do rio Capivari. Além de nadar no poço formado pela cachoeira, é possível praticar canoagem e stand-up paddle no local. O acesso à Cachoeira de Marsilac também é pago.
Cachoeira Poço das Virgens
A Cachoeira Poço das Virgens fica a cerca de 75 km do centro de São Paulo, no extremo da zona sul. Formada na confluência do Ribeirão dos Monos com um pequeno afluente, a queda d’água está localizada em uma área muito bonita, cercada por Mata Atlântica, dentro do Sítio do Bambu, onde há área para piqueniques e estacionamento. Para chegar até a Cachoeira Poço das Virgens é preciso percorrer uma trilha, de preferência com o acompanhamento de um guia local. O acesso é gratuito.
Cachoeira do Sagui
Localizada dentro da Fazenda Maravilha, a Cachoeira do Sagui tem fácil acesso através de uma trilha de 1,2 km e é perfeita para qualquer idade, já que trata-se de uma pequena queda d’água, cercada por Mata Atlântica, com um poço ótimo para banhos. A propriedade tem outras cachoeiras – Raios de Sol e Oásis – que ficam um pouco mais distantes. Além disso, tem estrutura para receber os visitantes, com banheiros, área para piquenique, estacionamento e almoço com agendamento prévio. A entrada tem uma pequena taxa.
Cachoeira da Graça
Situada na região metropolitana de São Paulo, em Cotia, a Cachoeira da Graça fica na Reserva Florestal do Morro Grande, considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e Reserva do Cinturão Verde de São Paulo. A trilha que leva até a queda d’água é fácil de ser percorrida e o local é belíssimo, cercado por muito verde. Não há estrutura para receber os visitantes, por isso, vale a pena levar água e lanches. A Cachoeira da Graça está a apenas 42 km do centro de São Paulo.
Cachoeira da Fumaça
Imponente, a Cachoeira da Fumaça tem 60 metros de altura e fica em Paranapiacaba, no município de Santo André, a cerca de 53 km do centro de São Paulo. Cercada por Mata Atlântica e outras quedas d’água menores, a cachoeira pode ser acessada a partir de uma trilha de 7 km. É recomendável fazer o percurso com o auxílio de um guia, já que a mata fechada por ser um pouco confusa para quem não a conhece.
Cachoeira do Pimenta
A Cachoeira do Pimenta é uma das mais visitadas no Vale do Paraíba, no norte do estado de São Paulo. Localizada na cidade de Cunha, esta queda d’água fica a 244 km da capital paulista e é uma ótima opção para uma viagem de final de semana. A cachoeira tem 70 metros de altura e é formada por várias quedas. Há várias piscinas naturais entre as pedras, ótimas para banhos. O acesso à Cachoeira do Pimenta não é difícil e você pode aproveitar para conhecer o Mirante Ambiental e o Museu da Energia, situados no caminho.
Cachoeira Véu da Noiva
Com 80 metros de queda d’água, a Cachoeira Véu da Noiva é belíssima. Localizada em Cubatão, a 72 km do centro da capital paulista, esta é uma das cachoeiras perto de São Paulo que merecem sua visita. A trilha que leva até a queda d’água tem 4 km e, ao longo do caminho, há outras cachoeiras e poços para banhos. A Cachoeira Véu da Noiva pode ser visitada em qualquer dia da semana e o acesso é gratuito.
Cachoeira da Escada
Se você estiver no litoral ou quiser dar uma esticadinha na saída do final de semana, a Cachoeira da Escada, em Ubatuba, é uma ótima pedida. Localizada à beira da Rodovia Governador Mário Covas (Rio-Santos), a queda d’água é uma das maiores do litoral paulista e tem acesso bem fácil. Também conhecida como Cachoeira da Divisa, a cachoeira é formada por águas vindas do alto da serra que escorrem entre as rochas, criando vários poços perfeitos para banhos.
Cachoeira Poço Azul
Para finalizar a lista das cachoeiras pertinho de São Paulo que vale a pena conhecer, um lugar impressionante: a Cachoeira do Poço Azul. Localizada na divisa com o Rio de Janeiro, a cachoeira fica no município de Lavrinhas, aos pés da
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com