De norte a sul, os monumentos do Brasil ajudam a contar a história brasileira através de grandes esculturas, edifícios históricos, construções imponentes, praças e memoriais

Parte importante dos roteiros turísticos, os monumentos do Brasil são belíssimos e, além de render ótimas fotos, ajudam a contar um pouco da história do país. De norte a sul, você pode encontrar grandes esculturas, edifícios históricos, construções imponentes, praças e memoriais que retratam a cultura e o modo de vida brasileiros. E aqui vamos te contar quais são os 19 monumentos mais famosos do país.

É claro que quando falamos nisso, o Cristo Redentor é o primeiro que vem à memória, não é mesmo? Mas para além da grande escultura do Rio de Janeiro, conhecida mundialmente, há várias outras obras que merecem nossa atenção e, até, um roteiro exclusivo para visitá-las. Continue a leitura deste post e você vai entender o que estou falando.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Monumentos brasileiros

Espalhados por todo o país, os monumentos brasileiros tornam as viagens muito mais interessantes e atraem turistas tanto para admirá-los como para conhecer melhor a nossa cultura. E não são poucos. Há várias obras incríveis em diversas cidades brasileiras e, algumas delas, são parte fundamental dos roteiros turísticos.

Não dá para falar em conhecer Salvador, sem mencionarmos uma visita ao Elevador Lacerda, por exemplo. Ou, então, falar de São Paulo sem citar a grandiosa Catedral da Sé, uma linda obra de arquitetura em estilo gótico. E mais do que lugares para ir e registrar em foto, os monumentos do Brasil são pedaços da história brasileira.

Ficou curioso para conhecê-los? Então, veja quais são os monumentos mais famosos do Brasil, a seguir:

Monumentos mais famosos do Brasil

Cristo Redentor

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Principal cartão-postal do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, a 709 metros acima do nível do mar, no Morro do Corcovado, no bairro Alto da Boa Vista. A grande estátua tem 38 metros de altura e levou cinco anos para ser construída.

Elevador Lacerda

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Ponto turístico de Salvador, o Elevador Lacerda foi o primeiro a servir como transporte público e em sua inauguração, em 1873, foi considerado o mais alto do mundo, com 63 metros de altura. Para os moradores da capital baiana, é uma forma mais rápida para ir da cidade baixa ao centro histórico. Já para os turistas, o local é procurado para avistar a Baía de Todos os Santos e tirar muitas fotos.

Catedral da Sé (SP)

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Uma das igrejas mais belas do Brasil, a Catedral da Sé fica em frente ao Marco Zero de São Paulo e é uma imponente construção em estilo gótico. Grandiosa, a catedral pode receber até 8 mil pessoas simultaneamente.

Ópera de Arame

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Famoso teatro de Curitiba, a Ópera de Arame é um dos pontos mais visitados da cidade, tanto pela bela arquitetura da construção quanto pelos belos jardins que a cercam. Por isso, é um ótimo passeio para quem gosta de arte e natureza.

Estação do Cabo Branco

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Projetada por Oscar Niemeyer, a Estação Cabo Branco é um local para quem curte arte, ciência e cultura. A obra arquitetônica, além de belíssima, tem espaços para pessoas de todas as idades, onde são realizadas oficinas e exposições temporárias e fixas.

Marco Zero

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Construído para marcar a passagem exata da linha do Equador – divisão imaginária que separa os hemisférios sul e norte do Planeta Terra -, o Marco Zero fica em Macapá e é um importante ponto turístico da cidade.

Praça dos Três Poderes

monumentos do Brasil

Foto: Divulgação

Além de ser o centro político do Brasil, a Praça dos Três Poderes é um dos monumentos mais famosos do país e chama a atenção dos turistas pela bela arquitetura de suas construções. Lá estão os prédios do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário, ou seja, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, respectivamente.

Memorial JK

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Construído para homenagear o 21º presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Memorial JK é um lindo monumento de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer. No local, além de uma grande escultura, há um museu, onde estão fotos, obras de arte e objetos do presidente.

Doze Profetas de Aleijadinho

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Os Doze Profetas de Aleijadinho são um conjunto de esculturas em pedra-sabão localizadas no adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. Elas foram feitas entre 1800 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho.

Arcos da Lapa

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Outro monumento do Brasil, os Arcos da Lapa são também um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. A obra arquitetônica do período colonial, composta por 42 arcos em estilo romano, é ponto de parada obrigatória para quem visita o Rio Antigo.

Teatro de Ouro Preto

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

O mais antigo teatro em funcionamento das Américas, o Teatro Municipal de Ouro Preto – antes Casa da Ópera de Vila Rica – foi construído em 1769 por João de Souza Lisboa e inaugurado em 6 de junho de 1770, o aniversário do Rei Don José I. É uma das belas obras arquitetônicas da histórica Ouro Preto, em Minas Gerais.

Teatro Amazonas

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Outro monumento brasileiro, o Teatro Amazonas foi construído em 1896 e é uma das construções do centro histórico de Manaus. Ele fica próximo à Igreja de São Sebastião e pode ser conhecido através de uma visita guiada que explica um pouco da história do teatro e o sentido de cada pintura, objeto e decoração do local.

Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Também conhecido como Museu do Olho, o Museu Oscar Niemeyer é um dos lindos projetos do arquiteto e tem um formato que lembra um grande olho. Localizado no centro de Curitiba, o museu abriga várias exposições itinerantes, além de ter um acervo fantástico.

Estátua do Padre Cícero (Juazeiro do Norte)

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Com 30 metros de altura, a Estátua do Padre Cícero é um dos monumentos mais importantes de Juazeiro do Norte, no Ceará. A escultura foi esculpida por Armando Lacerda em 1969 e fica ao lado de um pequeno museu e uma igreja.

Catedral de Pedra (Canela)

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Uma das mais lindas igrejas do Brasil, a Catedral de Pedra fica no centro de Canela e já foi considerada uma das sete maravilhas do país. Originalmente Catedral Nossa Senhora de Lourdes, a igreja foi construída em 1953 em estilo gótico e revestida por pedras. Sua torre tem 65 metros de altura e 12 sinos.

Catedral Metropolitana de Brasília

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Outro monumento do Brasil projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Brasília, no Distrito Federal, tem 16 arcos e vitrais que mudam de cor a depender do horário e da posição do sol. Em seu interior, painéis pintados por Di Cavalcanti representam a via sacra e três anjos esculpidos em bronze estão pendurados no teto

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Maior centro de evangelização católica do Brasil, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe cerca de 13 milhões de peregrinos por ano. O local é também um dos pontos turísticos mais conhecidos do interior de São Paulo. A construção impressiona pela beleza e imponência, podendo ser vista de várias partes da cidade de Aparecida. São 143 mil metros quadrados de área construída no estilo neo-românico.

Escadaria Selarón

monumentos mais famosos do Brasil

Foto: Divulgação

Um gigantesco mosaico feito pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, a escadaria Selarón é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro e um dos monumentos mais famosos do país. Localizada entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, a escada é composta por 250 degraus e liga a rua Joaquim Silva e o Convento de Santa Teresa..

CCBB RJ

O belo prédio histórico do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro torna o lugar um dos monumentos brasileiros que vale a pena conhecer. E o passeio vale a pena não só pela construção neoclássica, mas também pelas exposições e atividades culturais realizadas no local.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Rock & Bourbon: Muse estreia campanha global de Jim Beam

Artigo anterior

12 cachoeiras pertinho de São Paulo para relaxar na natureza

Artigo seguinte

Você pode gostar