Não sabe o que fazer em Curitiba? Confira 16 atrações imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da capital do Paraná

A capital paranaense é um ótimo destino para o turismo de final de semana, feriados prolongados ou até mesmo para aquela estadia estendida em uma viagem a trabalho. Curitiba é bem fácil de ser percorrida e não faltam opções do que fazer, seja de roteiros gastronômicos, locais históricos, áreas verdes e vida noturna. 

A cidade, que tem fama de ser bem organizada, conta com muitas atrações e pontos turísticos. E a melhor parte é que a maioria são gratuitos ou a preços acessíveis, perfeitos para qualquer tipo de viajante. 

Confira abaixo 16 atrações turísticas de Curitiba que você não pode perder durante sua estadia e faça da sua visita uma experiência incrível. 

O que fazer em Curitiba

Museu Oscar Niemeyer 

atrações

Foto: Marcelo Pereto / Flickr

Conhecido como “museu do olho” por conta de sua arquitetura diferenciada, o Museu Oscar Niemeyer é o maior museu de arte da América Latina e já foi considerado um dos 20 museus mais bonitos do mundo. Suas exposições trazem o melhor da arte moderna em todas as suas formas. Além disso o museu também recebe mostras históricas e conta ainda com um salão dedicado à memória de seu arquiteto. 

  • Endereço: R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

Jardim Botânico de Curitiba 

pontos turísticos

Foto: Ricardo Marconato / Wikimedia Commons

Se você vai para Curitiba tem que ir no Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da cidade. Criado à imagem dos jardins franceses, o estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.

Uma vez dentro do bosque, que é composto por mata atlântica conservada, o visitante terá a visão da estufa, em estrutura metálica, que abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. Dentro do Jardim também é possível passear pelo Jardim de Sensações, uma trilha de 200 metros em que os turistas percorrem de olhos vendados para absorverem com o olfato e tato diversas espécies e reconstituições de biomas. 

  • Endereço: R. Engo. Ostoja Roguski – Jardim Botânico

Ópera de Arame 

o que fazer Curitiba

Foto: Cássio Abreu / Wikimedia Commons

Um teatro magnífico que fica em cima de um lago, construído com tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato lembrando a estrutura de um arame, essa é o teatro Ópera de Arame, mostrando que a sua arquitetura é o primeiro ato de qualquer peça. Ele tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais.

  • Endereço: R. João Gava, 970 – Abranches

Parque Tanguá 

Foto: Vitor Hirota / Wikimedia Commons

O Parque Tanguá é um dos principais de Curitiba. Possui uma beleza incrível com seus espelhos d’água e edificações locais. O parque conta com uma ótima estrutura turística, com um mirante de 65 metros que proporciona uma vista linda, um excelente bistrô e decks metálicos para aproveitar a tarde.

  • Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97 – Taboão

Parque Barigui 

Pontos turísticos em Curitiba

Foto: Fer14041978 / Wikimedia Commons

O parque foi nomeado graças ao rio Barigui que passa em seu interior. Cortado por uma via pública, o parque é dividido ao meio em duas sessões. De uma lado um bosque lindo com trilhas e jardins, do outro, o lago proporciona ao visitante observar vários animais da fauna local. 

  • Endereço: Av. Cândido Hartmann, S/N – Bigorrilho

Bosque Alemão 

Foto: Adelano Lázaro / Wikimedia Commons

O bosque fica no que era a antiga chácara da família Schaffer, ele foi criado como forma de homenagear a cultura e as tradições das famílias alemãs que foram para Curitiba a partir de 1833. É formado por mata nativa densa e arquitetura típica.

  • Endereço: R. Nicolo Paganini, s/n – Pilarzinho

Torre Panorâmica 

o que fazer Curitiba

Pontos turísticos em Curitiba. Foto: Pexels

Por ter sido inaugurada pela estatal, ela também é conhecida como Torre da Telepar. Seu objetivo inicial era de funcionar como torre de telecomunicações, mas por sua altura acabou transformando-se também na Torre Panorâmica de Curitiba. 

  • Endereço: Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês

Parque Tingui 

Foto: Divulgação

Seu nome foi dado em homenagem a antiga população indígena que vivia na região, por isso é possível encontrar uma estátua do Cacique Tindiqüera no local. Além disso o parque tem um lindo memorial ucraniano, para comemorar a imigração para o Brasil.

  • Endereço: Av. Fredolin Wolf, 1870 – Pilarzinho

Mercado Municipal de Curitiba 

Lugares para conhecer em Curitiba

Lugares para conhecer em Curitiba. Foto: Divulgação

O Mercado Municipal de Curitiba é um tradicional mercado público onde você pode encontrar uma variedade imensa de produtos e aproveitar as comidas típicas da região.

  • Endereço: Av. Sete de Setembro, 1865 – Centro

Memorial Ucraniano 

Pontos turísticos em Curitiba

Pontos turísticos em Curitiba. Foto: Pexels

O Memorial foi inaugurado em 1995, onde algumas réplicas das edificações feitas pelos imigrantes foram construídas. E se você for na época da Páscoa, eles têm uma  cerimônia especial de bênção dos alimentos.

  • Endereço: R. Dr. Mbá de Ferrante, s/n – Parque Tingui

Rua XV de Novembro 

Lugares para conhecer em Curitiba

Foto: Jurandir Coelho / Flickr

Também conhecida como rua das flores, foi a primeira grande via pública para pedestres no Brasil. Com canteiros de flores e bares turísticos é um ótimo lugar para começar sua noite. 

Centro Histórico de Curitiba 

Lugares para conhecer em Curitiba

Lugares para conhecer em Curitiba. Foto: Divulgação

Se seu objetivo é conhecer um pouco mais da história de Curitiba, o Centro Histórico é o lugar certo. Lá você encontra 15 quadras com edificações de importância histórica e cultural, além de ser um belo passeio! 

Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib 

Pontos turísticos em Curitiba

Pontos turísticos em Curitiba. Foto: Divulgação

O templo religioso Imam Ali ibn Abi Talib foi inaugurado em 1972 para a comunidade muçulmana da região. Construído com estilo de arquitetônico islâmico é um ótimo lugar para se visitar e aprender um pouco mais sobre a religião.

  • Endereço: R. Kellers, 383 – São Francisco

Estrada da Graciosa 

Lugares para conhecer em Curitiba

Lugares para conhecer em Curitiba. Foto: Otávio Nogueira

A Estrada da Graciosa utiliza a antiga rota dos tropeiros para ir até o litoral do estado. Essa estrada atravessa um dos trechos mais preservados da mata atlântica no Brasil com a mata tropical e belos riachos.

Bosque Papa João Paulo II 

Lugares para conhecer em Curitiba

Lugares para conhecer em Curitiba. Foto: Divulgação

O Bosque Papa João Paulo II fica na região central de Curitiba e é uma reserva que abriga mais de 300 araucárias. O bosque foi criado em homenagem ao Papa e sedia o Memorial da Imigração Polonesa.

  • Endereço: Rua Wellington de Oliveira Viana, 33 – Centro Cívico

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz

Pontos turísticos em Curitiba

Pontos turísticos em Curitiba. Foto: Clicando Curitiba

Onde em 1668 ficava uma pequena igreja construída de pau-a-pique, hoje podemos ver a linda Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz. Não perca a oportunidade de visitar a Catedral e apreciar seu estilo neogótico de arquitetura.

  • Endereço: R. Barão do Serro Azul, 31 – Centro

Leia também:

» Roteiro de 2 dias em Curitiba
» Dicas de turismo em Curitiba
» 5 pedacinhos da Europa para conhecer no Paraná
» Trem turístico Curitiba-Morretes oferece experiência com degustação de vinhos

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Antes e depois: imagens pelo mundo mostram queda de poluição durante isolamento

Artigo anterior

O que fazer em Gramado: 20 atrações e passeios imperdíveis

Artigo seguinte

Você pode gostar