12 experiências que você precisa ter em uma viagem ao Porto

19-Dez-2019
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Portugal 19-Dez-2019

Descubra 12 experiências imperdíveis que você precisa ter em uma visita ao Porto, a cidade mais acolhedora de Portugal

Anúncio

Assim que você chegar ao Porto, ao norte de Portugal, sentirá uma atmosfera diferente. Isso porque, tal qual um abraço, a cidade te recebe de forma acolhedora e entrega uma variedade de atrações de tirar o fôlego. Não somente seus lugares, como também a movimentação de suas ruas, cheias de cor e de afeto, são capazes de encantar qualquer pessoa que visita o país.

A cidade às margens do Douro viveu um passado mercantil importantíssimo, no qual teve um papel fundamental nas negociações portuguesas. Além disso, seu centro histórico considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, guarda verdadeiras relíquias medievais, como museus e igrejas.

Sua cidade irmã, Vila Nova de Gaia, do outro lado das margens do rio, é outro espaço que revela verdadeiros presentes aos turistas: além de extremamente charmosa é lá onde estão as famosas caves de vinho do Porto.

Anúncio

Descubra agora 12 experiências que você precisa ter em uma viagem ao Porto, um dos lugares mais incríveis de Portugal.

Experimentar a típica “francesinha”

Foto: Wikimedia Commons

A francesinha é um prato típico de Portugal, mas foi no Porto onde ele nasceu. Portanto, provar essa iguaria em sua cidade natal é uma imersão na cultura e nas tradições da cidade – e uma experiência única na cidade. Mas do que se trata, afinal, a francesinha? Este prato é uma espécie de sanduíche com dois pães de forma grossos. O recheio leva vários ingredientes como bife bovino, fiambre, linguiça, entre outros. Coberta com queijo, leva também um molho com uma receita secreta à base de tomate. O prato costuma ser servido com batatas fritas e um ovo por cima.

Anúncio

Conhecer a livraria que inspirou Harry Potter

Foto: Pixabay

Um dos lugares mais fantásticos de Porto revela também doses de magia – isso porque a belíssima e centenária Livraria Lello, considerada por vezes umas das mais bonitas do mundo, serviu como inspiração para os livros de Harry Potter. A autora da saga do bruxinho, JK Rowling, viveu alguns anos no Porto e teria se inspirado na arquitetura de uma fabulosa escada vermelha que ocupa o centro da livraria pra criar a de Hogwarts. Mas a Lello vai além: é uma belíssima pérola da art noveau, com detalhes góticos e imensos vitrais. O espaço também reserva muitos títulos interessantes para adquirir. Qualquer pessoa merece viver essa experiência no Porto.

Anúncio

Provar o autêntico vinho do Porto

Foto: Divulgação

Mais do que necessário, esta é uma das experiências obrigatórias para fazer em uma visita ao Porto. Na Vila Nova de Gaia, do outro lado da margem do Douro, é onde estão as famosas caves de vinho do Porto. Esses locais oferecem visitas guiadas que ensinam mais sobre a história da bebida, as características distintas de cada um e, claro, ao final, uma deliciosa degustação. Uma recomendação de visita são as famosas caves da Sandeman, marca conhecida pelo logotipo de um homem vestindo uma sombria capa preta. O tour inclui também um museu.

Anúncio

Passar ao menos uma noite no Palácio do Freixo

Foto: Guia Viajar Melhor

Além de visitar a cidade, é necessário se sentir parte de sua história. E não há lugar melhor que isso do que o Pestana Palácio do Freixo, um hotel de luxo instalado em um palácio do século XVIII totalmente reformado. Considerado monumento nacional, este exemplo da arquitetura barroca civil portuguesa foi também eleito um The Leading Hotels of the World. Se hospedar ali é se impressionar pelos detalhes, como paredes adornadas com pinturas clássicas, decoração luxuosa e também por uma incrível piscina de borda infinita que termina às margens do Rio Douro.

Anúncio

Descer o teleférico de Vila Nova de Gaia

Foto: Divulgação

Um passeio contemplativo para quem deseja ver a cidade sob novos ângulos é este teleférico. A atração turística liga a parte superior da Ponte de D. Luís ao Cais da Vila Nova de Gaia. A descida ocorre ao longo de 600 metros e dura aproximadamente 5 minutos. Os mais de 60 metros de altura, no entanto, entregam aos passageiros uma das experiências mais incríveis da cidade, contemplando a zona ribeirinha do Porto e das caves de Vila Nova de Gaia.

Anúncio

Visitar o Palácio da Bolsa

Foto: Wikimedia Commons

Um verdadeiro símbolo da cidade e de Portugal, o Palácio da Bolsa foi construído no século XVIII como a sede da Câmara de Comércio e Indústria do Porto. Entre as atrações que podem ser visitadas no Palácio da Bolsa estão seus fabulosos jardins e um impressionante salão árabe com arquitetura em estilo mourisco. Além disso, há ainda incríveis pinturas, esculturas e afrescos decorando seu interior.

Anúncio

Subir no topo da Torre dos Clérigos

Foto: Pixabay

Um dos grandes ícones barrocos do Porto, a Igreja e a Torre dos Clérigos foram construídos no século XVIII pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. O complexo é composto ainda pela Casa da Irmandade, onde está localizado um museu. Com mais de 75 metros de altura, a torre fica aberta para quem tiver coragem de encarar seus mais de 250 degraus. O resultado, no entanto, compensa: é possível visualizar toda a cidade em 360º.

Anúncio

Almoçar no Cais do Ribeira

Foto: Pixabay

O Cais da Ribeira é um dos lugares mais encantadores do Porto e também de Portugal. Além da famosa Praça da Ribeira, que guarda um importante valor histórico e está sempre cheia de gente, de cor e música, as ruas do local reúnem diversos restaurantes, bares e cafés. É ali que você deve parar para almoçar um prato típico português contemplando as belezas do Rio Douro. De quebra, ainda dá para admirar, do outro lado da margem, as caves de vinho de Vila Nova de Gaia. Uma das experiências que, sem dúvidas, você deve ter em uma viagem ao Porto.

Anúncio

Atravessar a ponte Dom Luís I

Foto: Pixabay

Quando se chega ao Porto, é inevitável não se impressionar com a exuberância da ponte Dom Luís I. Inaugurada em 1886, a estrutura de metal de imensa beleza arquitetônica une as cidades de Porto e Vila Nova de Gaia por 385 metros de extensão. A vista lá de cima é realmente impressionante, portanto, reserve um tempinho em seu roteiro para caminhar por ela e observar as embarcações que passam pelo Rio Douro, além das edificações que enfeitam suas duas margens.

Anúncio

Fazer um passeio de barco pelo Porto

Foto: Pixabay

Navegar pelas águas do Douro é conhecer o Porto por meio de uma nova perspectiva. Passar por suas margens que relevam belas paisagens é uma das coisas que você deve fazer em uma passagem pela cidade. Os barcos partem todos os dias, geralmente do Cais de Gaia. Algumas rotas contemplam até outras cidades pelo caminho, passando por vinhedos, belas paisagens e até mesmo acessando partes onde é possível dar um mergulho no rio. Ainda tem dúvidas que esta é uma das experiências que você precisa ter no Porto?

Anúncio

Encontrar os painéis de street art

Foto: Guia Viajar Melhor

Nas paredes, nas caixas de eletricidade e nos muros: as cores de painéis de arte urbana podem ser descobertos ao andar despretensiosamente no Porto e em Vila Nova de Gaia. Nomes de artistas famosos na cena da street art europeia, como Vhils e Mr Dheo, costumam se revelar aos olhos dos transeuntes. Portanto, preste atenção nos detalhes e se deixe surpreender com as cores e formas que elevam ainda mais o charme da cidade.

Anúncio

Admirar os azulejos da Estação Ferroviária

Foto: Pixabay

Muito mais que uma estação por onde partem os trens ou “comboios”, como chamam os portugueses, a Estação Ferroviária São Bento revela uma verdadeira obra de arte lusitana. Isso porque guarda imensos painéis de azulejos que decoram suas paredes internas. Assim, são mais de 20 mil peças que, juntas, apresentam cenas que fizeram parte da história do país. Portanto, sem dúvidas, é uma das experiências que você precisa ter no Porto.

Anúncio

* Esta viagem foi feita a convite do Projeto Descobrir Portugal em conjunto com a Lexus Portugal que cedeu um carro híbrido durante o roteiro

Leia também:

» Dicas de turismo em Óbidos
» Lisboa alternativa: lugares descolados para fugir do óbvio
» Dicas de turismo em Sintra
» 6 hotéis históricos em Portugal para se hospedar

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo