campos do jordão

18 pontos turísticos em Campos do Jordão

11-Jul-2022
Redação | GuiaViajarMelhor.com

Campos do Jordão 11-Jul-2022

Conheça os principais pontos turísticos de Campos do Jordão e aproveite ao máximo a sua viagem!

Anúncio

Passear por Campos do Jordão, cidade no interior do estado de São Paulo, mais precisamente na Serra da Mantiqueira, é um prazer inusitado para quem gosta de se embrenhar em cidades nacionais com um gostinho europeu. A cidade é famosa por sua arquitetura baseada em modelos daquele continente, que acaba casando bem com o clima predominante, considerado mais frio que a média nacional.

A cidade fica a cerca de 1.628 metros, o que a torna o município mais alto do país. Distante cerca de 183 quilômetros da cidade de São Paulo, tem como principais vias de acesso a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro e a Estrada de Ferro Campos do Jordão.

As origens da cidade remontam a abril de 1874, quando Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns terrenos próximos ao Rio Imbiri. A data considerada a fundação oficial do município é dia 24 daquele mesmo mês. A emancipação de São Bento do Sapucaí veio em 1934, mas só a partir dos anos 1950 é que a cidade se tornou uma atração turística para quem busca as aventuras do inverno, estabelecendo-se como um dos 15 municípios paulistas que são estâncias climáticas.

Anúncio

Há muito o que ver por lá, principalmente em termos de eventos culturais. Por exemplo, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, um grande festival de música clássica, é realizado todo mês de julho no Auditório Cláudio Santoro. Idealizado em 1970 pelo então ministro da Fazenda Luis Arrobas Martins, foi inspirado no Tanglewood Festival de Boston, nos Estados Unidos. É tido como o maior festival de música clássica da América Latina.

O município também possui o Palácio Boa Vista, que apresenta para o público um acervo enorme de arte étnica colonial e modernista. Também disponibiliza o Museu Casa da Xilogravura, o maior do gênero no país, e o Museu Felícia Leirner com esculturas ao ar livre.

Os destaques são muitos, por isso resolvemos fazer um roteiro mais detalhado e útil para você que pensa em passar uns dias nessa magnífica cidade. Confira a seguir 18 atrações selecionadas especialmente para que você possa aproveitar o melhor da “Suíça Brasileira”.

Anúncio

Melhores atrações turísticas de Campos do Jordão

Cada atração está ligada com o site oficial, onde os dados básicos como preço do ingresso e horário de funcionamento estão descritos e atualizados. Consulte sempre as páginas oficiais antes de planejar seu passeio.

Parque Amantikir

Foto: Divulgação

Também conhecido como Jardins Amantikir, é um parque que inclui um conjunto de jardins e vários pontos de interesse. O parque é visitado por milhares de turistas anualmente e foi projetado pelo paisagista e engenheiro agrônomo Walter Vasconcellos, conhecido como Dr. Garden, e abriga mais de 700 espécies de plantas em 26 jardins em seus 60.000 metros quadrados.

Anúncio

O parque, bem como a cidade de Campos do Jordão, está localizados na Serra da Mantiqueira, serra considerada a 8ª formação natural protegida mais “insubstituível” do planeta, segundo artigo da União Internacional para a Conservação da Natureza publicado em 2013 pela revista Science.

Além dos 26 jardins do parque, outros pontos de interesse incluem: Pátio Zen, o Tori, a Meda, o Dragão Chinês, a Porta da Lua, a Mandala, a Olaria, o Mirante, o Bosque, a Horta, os Grandes Vasos, a Tenda, o Porta-retrato e a Casa da Árvore. Todos esses espaços têm referências arquitetônicas variadas. Entre os jardins do parque está o Labirinto Clássico, semelhante ao labirinto de sebes visto nos jardins dos castelos na Europa. Tem uma área de 450 metros quadrados e 600 metros de corredores, com paredes de 2,20 metros. Já o labirinto de grama é considerado por um grupo de estudiosos e localizadores de labirintos ao redor do mundo, o maior labirinto de grama do Brasil e está entre os maiores do mundo desse tipo.

Pedra do Baú

Foto: Divulgação

O complexo é composto por várias formações rochosas na Serra da Mantiqueira, localizadas no município de São Bento do Sapucaí, em São Paulo. Existem mais de 200 rotas de escalada no complexo, variando de 15 a 400 m de altura. É um destino popular para quem quer fazer escaladas, parapentes (modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical), cavalgadas, caminhadas e outras formas de ecoturismo.

Anúncio

Foi escalada pela primeira vez em 1940 pelos irmãos João e Antônio Teixeira de Sousa (conhecidos como irmãos Cortez). Dois anos depois, o empresário Luís Dumont Vilares patrocinou o lado sul, o bairro Baú, o São Bento do Sapucaí e o norte, o lado Sapucaí em São Bento. Depois de algum tempo, o primeiro abrigo de montanha do Brasil foi construído no alto da Pedra, que não existe mais (apenas suas fundações podem ser vistas) e vem sendo continuamente danificada ao longo dos anos.

Parque Capivari

Foto: Divulgação

O parque que hoje é referência de lazer e turismo, lar do primeiro teleférico de cadeirinha a funcionar no Brasil, tem suas origens em 1874, quando a Vila de São Matheus do Imbiri foi fundada, e passa por 1914, quando a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi inaugurada. Seu período de maior expressão, entretanto, foi em 1934, quando a cidade foi oficialmente criada.

Anúncio

Hoje o parque conta com uma estrutura moderna e atrações diferenciadas, além de serviços exclusivos e atendimento de alta qualidade. Do alto do Morro do Elefante, onde o parque se localiza, o cenário não só é único, como também oferece um ambiente onde natureza e modernidade estão juntas para oferecer o melhor para os turistas de Campos do Jordão. Um passeio altamente recomendado pelos turistas.

Morro do Elefante

Foto: Divulgação

O teleférico do morro traz uma vista inesquecível da Vila Capivari, onde fica o parque descrito no item anterior. Foi inaugurado em 1970 e percorre com suas 74 cadeiras os 560 metros de extensão até o topo, a nada menos que 1.800 metros de altura.

Anúncio

O morro possui esse nome porque sua silhueta lembra a tromba de um paquiderme. É uma aventura e tanto: uma vez lá no alto o turista fica boquiaberto com a vista, que combina a natureza predominante da Serra da Mantiqueira com a arquitetura predominante da cidade sem que uma atinja a outra. É o local da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo, que adora transmitir cenas panorâmicas da cidade a partir do morro.

Ducha de Prata

Foto: Divulgação

O nome já diz tudo: a tal ducha é formada por várias quedas d´água artificiais que vislumbram os visitantes. Todas canalizam as águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes. Essas chamadas duchas deliciam os visitantes que podem utilizar plataformas de madeira para tomar banhos frios e saudáveis.

Anúncio

O local é recomendado para quem quer registrar o momento em meio às pedras e trilhas, ou simplesmente relaxar escutando o som das águas e dos pássaros, algo realmente hipnotizante. Antigamente o local era frequentado por hóspedes da antiga e famosa Pensão Inglesa.

A Ducha de Prata fica no bairro de Vila Inglesa, na estrada para a Vila Capivari. Junto às quedas há barraquinhas com produtos artesanais e souvenirs, prontas para oferecer lembranças desta viagem e de sua incrível vista.

Pico do Itapeva

Foto: Divulgação

Esta elevação rochosa de 2.025 metros de altitude tem o cume situado no município de Pindamonhangaba, a apenas 35 metros da divisa com Campos do Jordão. Para chegar até ele há um caminho que parte de lá, sendo um dos pontos mais altos acessíveis por automóvel no país.

Anúncio

O lugar é ideal para se contemplar a natureza e permite ainda avistar 15 cidades, todas da região do Vale do Paraíba, dentre elas a de Aparecida, que recebe grande número de fiéis que frequentam a basílica. Além desta é possível também avistar as cidades de Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Lorena, Potim, Cruzeiro, Piquete, Moreira César, Cachoeira Paulista e Eugênio de Melo.

Palácio Boa Vista

Foto: Divulgação

Essa é a residência oficial de inverno do governador do Estado de São Paulo. Fica no Alto da Boa Vista e abriga um grande acervo artístico, composto por obras de importantes nomes da arte brasileira. Junto ao palácio está a Capela de São Pedro Apóstolo, projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O acervo do palácio está aberto ao público e faz parte, juntamente com as coleções dos palácios dos Bandeirantes e do Horto, do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo de São Paulo.

Anúncio

O palácio começou a ser construído em 1938, conforme requisitado pelo interventor federal Adhemar de Barros, para servir então de residência oficial de veraneio. Só foi concluído em 1964. Seis anos depois foi declarado monumento de visitação pública e se tornou um centro artístico, condição que mantém até os dias modernos.

Portal da Cidade

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Conhecido oficialmente como Portal de Entrada de Campos do Jordão, é praticamente o segundo ponto turístico para quem chega à cidade pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, também conhecida como SP-123. O local foi inaugurado em 1986 e logo se tornou o principal catão postal, sendo a primeira vista que os visitantes recebem quando chegam.

Anúncio

Serve como espaço cultutal, abrigando regularmente exposições e eventos culturais. O centro de atendimento ao turista traz atendimento ao turista com informações sobre hotéis, restaurantes, compras, atrações turísticas e centros de eventos.

É a parada obrigatória para todo que querem guardar vistas belíssimas da cidade antes de conhecer seus encantos mais a fundo. O portal em estilo alpino é símbolo da hospitalidade da cidade e dá as boas vindas a todos.

Horto Florestal

Foto: Divulgação

O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido localmente como Horto Florestal, ocupa um terço do município, na divisa com Minas Gerais. Contém um importante remanescente de Mata Atlântica, incluindo floresta de Araucária e Podocarpus, prados alpinos e floresta nublada. Traz a maior extensão contígua de pinheiros no sudeste do Brasil em seus vales profundos e colinas com altitudes que variam de 1.030 a 2.007 metros.

Anúncio

Há uma fauna diversificada com mais de 186 espécies conhecidas de aves e animais ameaçados de extinção, como puma (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis) e amazona-de-peito-vináceo (Amazona vinacea).

O parque conta com centro de visitantes, churrasqueiras, área fitness, creches, duchas, capela, restaurante, loja de artesanato e trilhas para caminhada e ciclismo. Uma torre de madeira de 12 metros oferece uma vista panorâmica. As trilhas do Rio Sapucaí e Quatro Pontes seguem o Rio Sapucaí. Outras trilhas mais ou menos desafiadoras levam às cachoeiras da Gargalhada e da Celestina.

Parque das Cerejeiras

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Um autêntico pedaço do Japão na cidade, o parque possui centenas de cerejeiras que, na época que florescem, entre julho e setembro, geram um espetáculo visual surpreendente que atrai milhares de turistas todos os anos. Além disso há outros destaques que contribuem para o ar oriental, como uma réplica da estátua de Buda da cidade japonesa de Kamakura e uma cascata com lago de carpas. Além disso, o local possui muitas outras pontes e decorações típicas.

Anúncio

Para os adeptos dos esportes o parque oferece uma trilha com mirante, de onde a vista do parque é de tirar o fôlego. Para as crianças pequenas há um parquinho infantil, junto de uma infra estrutura voltada para os adultos, como cafés e restaurantes, além de barraquinhas com feira de produtos variados. Estes serviços não são permanentes, por isso verifique sempre no site oficial a disponibilidade.

Passeio de Bondinho

Foto: Divulgação

O tour chamado de Bonde Turístico Urbano começa na Estação Emílio Ribas e vai até a estação Vila Abernéssia e custa R$ 12,00 por cabeça (ida e volta). Funciona entre 14h e 15h, aos sábados, domingos e feriados. O passeio dura 40 minutos e vai do centro de Capivari, paszsa pelos trechos mais movimentados da cidade e termina no bairro histórico de Abernéssia, onde fica a matriz da cidade, no local onde havia o primeiro hotel da cidade, além de mercado municipal, Palácio de Inverno e Auditório Claudio Santoro.

Anúncio

O tour conhecido como Bonde Turístico custa R$ 15,00 por cabeça, partindo da Estação Emílio Ribas e indo até o Portal de Campos do Jordão ou a Parada São Cristóvão, compartidas às 10h, 13h e 17h, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados. Informe-se do ponto final para cada viagem. Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente nas estações e a venda acontece até meia hora antes do fechamento das estações. Calcula-se que, a cada ano, cerca de 50 mil pessoas esse passeio.

Museu Felícia Leirner

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m2, em meio a um remanescente de Mata Atlântica, o estabelecimento cultural divide o espaço com o Auditório Claudio Santoro, organizador do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Anúncio

Possui um acervo de 85 esculturas de Felícia Leiner, sendo 44 esculturas de bronze, 39 de cimento branco e 2 de granito, expressando a paixão da escultora pelas formas da natureza. São ao todo cinco fases de sua produção: Figurativa (1950 a 1958), A caminho da abstração (1958 a 1961), Abstrata (1963 a 1965), Orgânica (1966 a 1970) e Recortes na paisagem (1980 a 1982).

Em 2009 iniciou-se o projeto de restauro das obras do museu sob a supervisão de Júlio Moraes. Desde então o museu investe na conservação preventiva das obras para evitar o desgaste das peças contra o tempo.

Pico do Imbiri

Foto: Divulgação

Localizado a apenas 4 Km do centro da cidade está este pico, afastado do centro urbano, é o lugar ideal para quem quer um ponto absolutamente distinto da cidade. Foi inaugurado em novembro de 2021 e completamente revitalizado, com sua rua principal alargada e alterada com uma camada de pequenas pedras, o que permite acesso por qualquer carro de passeio. Há um mirante levantado ao redor que recebe um crescente número de visitantes.

Anúncio

Em seus impressionantes 1.862 metros de altitude é possível identificar várias regiões da cidade, principalmente vistas de lugares já comentados como a Pedra do Baú, além de se ter uma vista das montanhas que fazem divisa com o Sul de Minas Gerais.

Ecopaque Pesca na Montanha

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Localizado nos altos da serra da Mantiqueira, entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, este recanto ligado à natureza está a 18 km do centro de ambas as cidades. Fica bem no caminho da Pedra do Baú, já comentada anteriormente.

Anúncio

O parque foi um esforço da empresária e jornalista paulistana Monica Simonsen, que separou uma área bem no centro dos 550 alqueires da Fazenda Campista a fim de criar um ponto turístico. Depois de 14 anos seu sonho se tornou uma realidade, recebendo turistas de todo o país e do exterior.

Há atividades com cavalos, banhos de cachoeira, ateliers de arte, turismo de aventura, trilhas, arco e flecha e pesca de truta. O local possui ainda uma pousada e um restaurante em meio a mais de 200 mil metros quadrados de florestas de pinheiros, bosques de mata nativa, lagos e pequenas quedas d’água. Para os amantes da natureza há esquilos, veados campeiros, macacos mono-carvoeiros (espécie ameaçada de extinção) e uma grande variedade de pássaros.

Parque Floresta Encantada

Foto: Divulgação

Já pensou em poder passear com suas crianças em um lugar que reflete toda a magia dos contos de fadas? Basta se dirigir a este parque, localizado em uma região cheio de verde, com diversas casas de brinquedo espalhadas por 12 mil m², reproduzindo diversos temas de histórias infantis, como a Casa dos Gnomos, a Casa das Bruxas, a Casa do Fantasma, a Casa dos Coelhos, a Casa do Anjos, a Casa da Branca de Neve, a Casa do Papai Noel, a Casa dos Dálmatas, a Casa das Bonecas, dentre muitas outras.

Anúncio

Todas elas são decoradas com peças típicas das histórias mais conhecidas dos livros e da TV. Nos finais de semana monitores fantasiados participam da brincadeira e as crianças ficam ainda mais soltas e dispostas a participar. O parque ainda tem lanchonete para que adultos e crianças possam recuperar as energias e brincar ainda mais. O local fica aberto das nove e meia às 17 hs diariamente e o ingresso custa somente R$ 5,00 durante a semana e R$ 10,00 em fins de semanas, feriados e durante todo o mês de julho.

Fábrica de Chocolate Araucária

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

O chocolate de Campos do Jordão é quase tão famoso e apreciado quanto o de Gramado. E um dos fabricantes locais mais conhecidos é justamente esta fábrica, que está aberta a visitação pública. Surgida em 1991, a Araucária, segundo seu site oficial, vem expandindo sua área de atuação, aumentando ano a ano seu volume de produção. A empresa possui clientes ao longo do eixo Rio – São Paulo, mas também é atuante em outros estados tais como Minas Gerais, Goiás, Ceará, Piauí, Bahia e Paraná.

Anúncio

A fábrica disponibiliza uma loja, sempre aberta ao público, onde se pode visualizar a equipe produtiva através de vidros. Também possui um espaço cultural para ajudar a entender as etapas do processo de fabricação. A visita é livre e gratuita, com agendamento prévio requerido apenas em caso de grupos acima de 15 pessoas, “para não correr o risco de dois grupos grandes chegarem ao mesmo tempo”, explica o site.

Cervejaria Baden Baden

Foto: Divulgação

Fundada em 1999 visando o mercado de produção de cervejas artesanais, tornou-se a a primeira fabricante de cervejas premium no Brasil, seguindo à risca o movimento mundial The Craft Beer Renaissance.

Anúncio

A cervejaria nasceu a partir da união de três empresas: a Sheps do Brasil, a The Beer Store e a Choperia Baden Baden. O famoso restaurante de cozinha alemã de mesmo nome, fundado em 1985, era um dos principais clientes da Sheps do Brasil, empresa construtora de marcas e distribuidora seletiva de cervejas gourmet inglesas e canadenses.

Quem aprecia uma boa cerveja tem que visitar a fábrica em Campos do Jordão e conferir todo o processo de fabricação. Para tanto é preciso acessar o site oficial e garantir o seu ingresso. O pessoal da cervejaria exige também o comprovante de vacinação, portanto mantenha os cuidados necessários para apreciar este passeio.

Iceland Bar de Gelo

Pontos turísticos em Campos do Jordão. Foto: Divulgação

Nossa última parada não poderia ser mais peculiar. Bem nos 1.500 metros de altitude encontramos o Iceland, um bar construído de gelo. Com a decoração interior temática, o local tomou sua forma com a utilização de um total de 38 mil quilos de gelo, o que projeta uma temperatura ambiente entre congelantes -15º e -20º.

Anúncio

E não se deixe enganar: tudo lá é feito de gelo, incluindo sofás, poltronas, bancos, balcão e até as paredes. Basta chegar ao centro da Vila Capivari, dentro do Mercado São Bento. O visitante fica em média 15 minutos no local, mas consegue desfrutar de um menu com bebidas à base de vodca, chocolate quente, refrigerantes, sucos, cervejas, chopes e drinks elaborados pelos bartenders, resfriados em nitrogênio.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com



Anúncio

Artigos relacionados

Ver mais
Erro ao carregar dados

Alterar configurações de privacidade

Continue lendo