5 ‘paraísos perdidos’ para viajar no Litoral Sul de SP
Cidades, praias e ilhas: descubra os 5 destinos mais bonitos do litoral Sul de São Paulo para curtir a natureza e relaxar
O litoral Sul de São Paulo é um verdadeiro paraíso para quem busca fugir do agito da cidade grande. A região abriga belas cidades, que são verdadeiros paraísos perdidos, com suas praias de águas tranquilas, além de uma rica biodiversidade e reservas naturais. Isso sem falar da rica cultura e belíssimas construções históricas que remetem ao período colonial. Do surf ao mergulho, passando por trilhas em meio à Mata Atlântica, há opções de descanso – e diversão – para todos os gostos e idades. Neste texto, vamos explorar os principais destinos para visitar no litoral Sul de São Paulo.
Ilha do Cardoso
A Ilha do Cardoso está localizada no extremo Sul do Estado de São Paulo, no município de Cananéia, a 272 km da capital. Com mais de 13 mil hectares de área de preservação ambiental, a ilha é uma joia quase intocada com uma vasta biodiversidade e belíssimas paisagens. Os visitantes podem aproveitar as diversas trilhas pela Mata Atlântica, tomar banho de
Cananéia
Cananéia é considerada uma das cidades mais antigas do Brasil e um verdadeiro patrimônio histórico e cultural. Um dos principais atrativos do destino é sua belíssima paisagem, repleta de praias, rios, cachoeiras, mangues, ilhas e até sítios arqueológicos. É uma ótima opção para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, ecoturismo e diversão. Os turistas podem aproveitar as trilhas em meio à mata para conhecer um pouco da rica fauna e flora local. A Trilha do Rio do Peixe é uma das mais populares e leva até um mirante com vista panorâmica para a cidade.
Cananéia possui um centro histórico bem preservado, com casarões antigos e igrejas centenárias. Destaque para a Igreja Matriz de São João Batista, construída no século XVI, e o Museu Municipal, que traz a história da cidade desde a época do descobrimento. Outro ponto forte da cidade é a gastronomia, que conta com influências indígenas, africanas e portuguesas, e é rica em frutos do mar.
Pedrinhas – Ilha Comprida
Pedrinhas é um vilarejo de pescadores situado em Ilha Comprida,às margens do Mar Pequeno. É o destino perfeito para aqueles que procuram tranquilidade e querem se desligar do agito urbano. A praia é um dos principais atrativos de Pedrinhas, mas também há opções de passeios de barco e trilhas ecológicas, que levam os visitantes a explorarem vilas caiçaras, manguezais, praias e dunas. Além disso, a região é conhecida pela sua deliciosa cachaça com cataia, pela culinária caseira típica e pelo artesanato produzido pelas talentosas artesãs locais, que vendem suas criações diretamente aos visitantes. Pedrinhas é um lugar acolhedor e tranquilo, ideal para recarregar as energias.
Iguape
Localizada a cerca de 200 km da capital São Paulo, Iguape é uma cidade repleta de belas praias e rica história cultural. O município possui um importante patrimônio histórico, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XVIII, e o Centro Histórico, com suas ruas de pedra e casarões coloniais preservados. Em 2011, a cidade recebeu tombamento pelo Iphan, por seu conjunto histórico e paisagístico.
Um dos pontos mais visitados em Iguape é o Mirante do Cristo Redentor, localizado no Morro do Espia, que oferece uma bela vista panorâmica da região. Outro atrativo é a Praia da Juréia, com suas águas tranquilas, ideal para quem busca contato com a natureza. A cidade também oferece atrações para quem gosta de aventura, como trilhas ecológicas pela mata e passeios de barco pelos manguezais.
Prainha Branca – Guarujá
Prainha Branca é um pedaço do paraíso localizado no litoral Sul de São Paulo, no município de Guarujá. Com pouco mais de 1km de extensão, a praia possui águas cristalinas e é cercada por uma exuberante Mata Atlântica. O acesso é feito somente por barco ou trilha – que dura cerca de 30 minutos -, o que garante um clima exclusivo e tranquilo.
O local oferece diversas atividades para os seus visitantes. Os amantes do surf podem aproveitar as ondas perfeitas na parte sul da praia, enquanto quem prefere um mergulho mais tranquilo pode nadar no lado norte. A região também é conhecida pelas trilhas ecológicas que levam a cachoeiras e mirantes com vistas panorâmicas da costa. A praia conta com bares rústicos que servem petiscos e bebidas geladas. Uma ótima pedida é curtir um pôr do sol acompanhado de uma caipirinha artesanal.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com