Atrações em Paraty: 22 pontos turísticos imperdíveis
Pensando em conhecer Paraty? Confira esta seleção com 22 pontos turísticos imperdíveis em Paraty e prepare-se para viver dias inesquecíveis neste paraíso do litoral fluminense
Não é exagero dizer que Paraty é um tesouro cultural e natural do Brasil. Extremamente conservada, a cidade preserva casarões antigos do período colonial em ruas de pedras que nos fazem voltar no tempo em um cenário cercado por uma natureza exuberante. E, para completar, as atrações em Paraty garantem dias cheios de beleza e descobertas capazes de tornar as férias por lá inesquecíveis.
Principal cartão-postal da cidade, o centro histórico de Paraty é um lugar incrível para se conhecer. Caminhar pelas ruas de pedras entre casarões do período colonial, com suas portas e janelas coloridas, já é um passeio e tanto. E você pode, ainda, se aventurar nas várias trilhas em meio à Mata Atlântica, que levam a lugares belíssimos, seja em praias de águas calmas e cristalinas ou em cachoeiras cercadas por verde.
Mas a beleza não é o único atrativo de Paraty
O que fazer em Paraty
Seja para quem busca por tranquilidade ou para quem gosta de agito, Paraty é um destino imperdível. É o lugar ideal também para imergir em cultura e mergulhar na natureza. Portanto, não falta o que fazer em Paraty, tanto que você vai querer voltar mais vezes para aproveitar tudo o que esta linda cidade do litoral fluminense tem para oferecer.
Praça da Matriz
Rodeada de atrações, a Praça da Matriz é um ponto de parada obrigatória em Paraty. Ela fica em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios e é a mais antiga e maior área verde do centro histórico de Paraty. Em seu entorno há vários restaurantes e bares.
Caminhar pelo centro histórico
A melhor forma de mergulhar na atmosfera deste destino encantador é caminhar pelo centro histórico de Paraty. Ele conserva casarões do período colonial, com fachadas preservadas com suas janelas e portas coloridas, e tem ruas calçadas de pedras.
Praia do Jabaquara
Próxima ao centro histórico, a Praia do Jabaquara tem mar calmo, ótimo para banho e para a prática de stand-up paddle, caiaque e vela. É uma ótima opção para quem quer curtir o mar sem se distanciar da cidade. Possui ótima estrutura, com restaurantes e quiosques.
Passeio de barco
Os passeios de barco são uma ótima forma de explorar as belezas de Paraty. Do cais da cidade partem as embarcações que levam os turistas para conhecer as diversas ilhas e praias de seu entorno. E alguns desses lugares só podem ser acessados de barco mesmo.
Praias de Trindade
A vila de Trindade é um dos destinos mais procurados de Paraty, onde estão algumas das melhores praias, sendo a Praia do Meio a mais frequentada. Mas vale destacar também outras praias de Trindade, como a dos Ranchos, do Cachadaço, do Cepilho e Brava.
Praia do Sono
A Praia do Sono é uma das mais visitadas por turistas em Paraty. O lugar é belíssimo, com uma longa faixa de areia, cercada por vegetação preservada e mar calmo. Para chegar até ela, no entanto, é necessário percorrer uma trilha ou pegar um barco.
Cachoeira do Tobogã
A Cachoeira do Tobogã é uma das mais bonitas de Paraty. Seu nome vem das demonstrações feitas por moradores locais que escorregam por sua pedra grande e lisa. A queda d’água forma um ótimo poço para banho.
Lagoa Azul
A Lagoa Azul recebe este nome devido ao azul intenso de suas águas. Ponto de parada dos passeios de escuna, o lugar é uma grande piscina natural cercada por muito verde. Você pode conhecê-la também através de passeios particulares de barco.
Ilha do Cedro
Um pedaço de paraíso, assim é a Ilha do Cedro. Ela é um dos lugares para conhecer a partir de Paraty através de seus passeios de barco. Lá você encontrará uma praia com extensa faixa de areia e mar calmo e transparente.
Lojas de artesanato
Paraty é repleta de lojas de artesanato irresistíveis. Por isso, ao ir para lá não deixe de percorrer o centro histórico e garantir sua lembrança de viagem. Há trabalhos feitos em cestaria, tecelagem, papel machê, bordados, trabalhos com madeira.
Ateliês de Paraty
Paraty é uma cidade que respira arte e, como não poderia ser diferente, é repleta de ateliês que demonstram o melhor da arte produzida ali, seja por artistas locais ou por aqueles que adotaram o local. E você pode ver suas artes tanto nas ruas como nos ateliês.
Museu da Via Sacra
Localizado dentro da Igreja Santa Rita, o Museu da Via Sacra de Paraty é um lugar para quem gosta de turismo cultural e religioso. Nele estão expostas imagens da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, entre outras peças religiosas.
Alambiques
Paraty tem alambiques de alta qualidade que podem ser visitados pelos turistas. Há passeios que partem da cidade e levam a alambiques localizados à beira da Estrada Real. Além de conhecer a produção, os visitantes podem degustar as cachaças de Paraty.
Praia da Lula
A Praia da Lula é tudo o que se pode esperar de uma praia paratiense: cercada por uma mata verdinha, areias claras e mar colorido e extremamente calmo. É um lugar para relaxar e curtir o dia. O acesso é feito através de barcos e não há estrutura turística na praia.
Praia Vermelha
Outra praia para conhecer a partir dos passeios de escuna que partem de Paraty, a Praia Vermelha. O verde predomina, seja na vegetação fechada que a cerca ou no mar de água calmas. A faixa de areia é clara e abriga alguns bares com cadeiras à beira-mar.
Saco do Mamanguá
Considerado o único fiorde tropical do Brasil e do mundo, o Saco do Mamanguá tem 8 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura. Nele há 33 praias e 8 comunidades caiçaras, cercados por Mata Atlântica e banhados por um mar de águas verde esmeralda.
Mergulho na Ilha Comprida
Um dos pontos de parada mais populares dos passeios de barco que partem de Paraty, Ilha Comprida é um paraíso para quem curte mergulhar. Não há praia. O local é uma grande piscina natural com águas extremamente transparentes repletas de vida marinha
Ilha do Pelado
A Ilha do Pelado fica a 30 km de Paraty e pode ser conhecida através de passeios de barco. Com três praias separadas por pedras, a ilha tem águas transparentes e extremamente calmas, perfeitas para quem viaja com crianças.
Pedra Branca
Uma das mais lindas de Paraty, a Cachoeira Pedra Branca tem uma queda d’água alta, que forma um véu sobre as pedras. O acesso a ela é fácil. Para chegar até a cachoeira basta caminhar alguns minutos a partir do estacionamento que marca a entrada do local.
Estrada Real
Construída por escravos entre os séculos XVII e XIX, seguindo as trilhas dos índios guaianazes que viviam na região, a Estrada Real em Paraty é bem preservada e um dos pontos turísticos para conhecer ao viajar para lá.
Antigos e Antiguinhos
As praias Antigos e Antiguinhos são paraísos escondidos em meio à Mata Atlântica, acessíveis por trilha a partir da Praia do Sono. São lugares perfeitos para quem quer curtir o mar com tranquilidade, longe do agito das praias mais frequentadas.
Saco Bravo
Uma cachoeira que deságua no mar, assim é a cachoeira do Saco Bravo, localizada na Ponta Negra, em Paraty. Acessível por trilha, este lugar incrível é uma ótima pedida de passeio diferente para fazer ao visitar a cidade.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com