As belezas naturais e históricas ganham um toque especial em Paraty, com uma atmosfera que mistura boêmia, calma e muitos paralelepípedos. A cidade, que pertence ao litoral Sul do Rio de Janeiro, está a 258 km da capital e é o destino certo para quem gosta de praias, cachoeiras, trilhas e cachaça, já que na região há vários alambiques para se deliciar (com moderação). Contudo, quando acontece a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, tudo para e os holofotes se voltam para esse evento cultural, frequentado pelos amantes da literatura, que lotam as ruas, hotéis e restaurantes. 

Atrações em Paraty

Paraty

Foto: Pixabay

O principal cartão postal de Paraty é o seu centro histórico, que merece ser minuciosamente explorado. Ele é composto por belíssimos casarões coloniais, que remetem a 1800, tudo com calçamento em pedra, que deixam o ar ainda mais rústico. As casas com portas e janelas coloridas também fazem sucesso entre os turistas.

Uma caminhada despretensiosa pela região já torna o passeio pra lá de agradável, contudo para quem deseja saber mais sobre o passado da cidade, vale uma visita à Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Igreja de Santa Rita e antiga cadeia, Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Igreja de Nossa Senhora das Dores. Aproveite para conferir também se há alguma exposição na Casa de Cultura para deixar a experiência completa. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Apesar de pequeno, o centro histórico é formado por apenas 20 ruas, tem um clima bem agitado e é o primeiro sítio misto do país, considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO por reunir aspectos culturais e naturais. Além disso, possui uma infraestrutura turística impecável, com hotéis, lojas, polo gastronômico composto por diferentes restaurantes e bares que agitam a vida noturna da região, que não tem hora para acabar. E claro, as lojinhas da Rua da Lapa e da Rua do Comércio, são paradas obrigatórias para garantir aquele souvenir. 

Uma vez em Paraty, não deixe de desfrutar de suas belezas naturais, dispostas em mais de 120 praias e ilhas, que surpreendem pela tonalidade de suas águas e preservação. Por isso, um passeio de barco é obrigatório para ver o que esse paraíso reserva de melhor, e se der sorte, é possível se deparar até com animais marinhos, como  tartarugas e golfinhos. 

Inclua na lista também uma passada na vila de Trindade, que fica apenas a 3o km de Paraty e pode ser acessada de ônibus, transfer ou carro e lá que estão localizadas as maiores e mais bonitas praias da região, como Praia Brava, Praia do Cepilho, Praia de Fora, Praia do Cachadaço e suas piscina naturais, um dos atrativos mais queridinhos entre os viajantes que ficam boquiabertos com sua beleza.

Para finalizar com o pé direito, dê uma chance a Praia do Sono, que no caminho, sentido Trindade e é cercada por morros em meio a mata atlântica muito preservada. É um local deserto, que pode ser acessado por trilha ou barco. É tranquilidade pura. 

Para mudar um pouco o cenário, procure também pelas cachoeiras, pois há várias escondidas no meio da Serra do Mar e se aventure em um roteiro de ecoturismo, com direito a trilhas, rappel, canionismo, arvorismo e tirolesas. 

Paraty

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Ilha Grande

Artigo anterior

Você pode gostar