Paraty: Descubra como ir e as riquezas escondidas na Praia do Sono. Escolha a melhor rota para chegar ao local, de acordo com o seu estilo de viagem e disposição

Impossível não pensar em Paraty sem associar as belezas naturais de uma cidade, cujo clima é único e especial. Localizada no litoral Sul do Rio de Janeiro, a 258 km da capital, esse pedacinho encantador, apesar de pequeno em extensão, abriga uma série de atrações que fazem qualquer turista querer voltar sempre. Se você não sabe o que fazer no próximo verão ou nas férias, não deixe de incluir essa opção na sua lista. 

Paraty também é muito conhecida pela sua relevância na história do Brasil por ser considerada um  Patrimônio Histórico Nacional, devido a sua importância no período colonial. A região era rodeada por diversos engenhos de cana-de-açúcar, essenciais para a atividade econômica da época. Além disso,o  centro da cidade é outra atração à parte, com casarões, igrejas e museus que proporcionam uma viagem no tempo, o que explica a classificação dada pela UNESCO de um arquitetônico colonial mais harmonioso. E para manter o local ainda mais preservado, as ruas são protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

como chegar na praia do sono

Praia do Sono em Paraty: saiba como chegar neste paraíso. Foto: Divulgação

Apesar de guardar muitas riquezas culturais, o centro histórico é o coração de Paraty. Lá há diversas opções de bares, restaurantes e um centro comercial bem animado, que ganha ainda mais vida à noite, quando os turistas voltam dos passeios. E é claro, quando visitar a cidade, um roteiro de ecoturismo, repleto de belas paisagens e praias não vai faltar. 

E quando se trata de praias, uma das primeiras que vem à mente é a Praia do Sono, um pedaço de natureza rústica que proporciona um visual de arrasar em uma atmosfera de tranquilidade difícil de encontrar por aí.

A Praia do Sono fica perto de Trindade, uma vila que faz parte do município de Paraty e é cercada por morros em meio a mata atlântica muito preservada. É um local deserto, que pode ser acessado por trilha ou barco. Ficou com vontade de saber mais? Então siga a leitura para tirar todas as suas dúvidas. 

Como chegar na Praia do Sono?

como chegar na praia do sono

Praia do Sono em Paraty: saiba como chegar neste paraíso. Foto: wheninrio

Um ponto bem importante antes de planejar a ida a Praia do Sono é o trajeto. Os mais aventureiros optam por fazer o percurso via trilha, mas há também barcos que deixam na praia.  Todo o acesso é feito próximo ao Condomínio De Luxo Laranjeiras

Se você está viajando de ônibus, para chegar ao local, basta pegar a linha Laranjeiras, que sai do centro da cidade e o desembarque pode ser feito a poucos metros da entrada do Condomínio. 

Agora, se estiver de carro, o acesso é feito pela BR 101 até chegar em  Laranjeiras/Vila Oratório. Há estacionamentos privados no caminho para deixar o automóvel. 

Trilha para a Praia do Sono

Se o objetivo da viagem é aventura, não deixe de fazer a trilha da Praia do Sono. Sua entrada fica próximo ao ponto de ônibus em Laranjeiras e há placas indicando o local. É um percurso de 3km, que pode levar até 1h, mas o esforço vale a pena, pois é uma oportunidade de se conectar ainda mais com a natureza. Contudo, é importante ficar atento, pois em dias de chuva, alguns trechos ficam bem escorregadios e há várias subidas e descidas durante o caminho. A dificuldade é de leve a moderada e é bem demarcada e a vista quando a praia vai se aproximando compensa o esforço. 

Uma dica: se estiver carregando malas e barracas para acampar na praia, pense duas vezes antes de embarcar nessa jornada, pois pode ser muito mais cansativa.  

Barco para a Praia do Sono

Essa é a maneira mais rápida de chegar à Praia do Sono. Para conseguir embarcar, é preciso ir de van que sai da portaria do Condomínio Laranjeiras, ou dos estacionamentos e leva até o píer, onde os barcos ficam estacionados. Contudo, esse trajeto é bem curto e dura apenas cinco minutos, em dias mais lotados é recomendável fazê-lo a pé, pois as vans atrasam muito, o que pode prejudicar o passeio. O percurso de barco leva apenas 10 minutos. 

O que fazer na Praia do Sono? 

praia do sono paraty

Praia do Sono em Paraty: saiba como chegar neste paraíso. Foto: Henrique Ferreira / Flickr

A Praia do Sono tem apenas 1 km de extensão, com uma areia larga, ideal para boas caminhadas e até mesmo para descansar e apreciar a paisagem. Muitas pessoas optam por fazer um bate e volta saindo de Paraty, contudo, passar uma noite neste local mágico e deserto pode ser uma experiência inesquecível. Além disso, há outros atrativos nos arredores que merecem uma visita. 

Praias Antigos e Antiguinhos

São as paradas mais conhecidas e imperdíveis, pois é bem rápido para chegar nelas. Primeiro está a Praia de Antigos, que começa em uma trilha no canto esquerdo da Praia do Sono, com um percurso de aproximadamente 1 km. Ela começa com uma subida que vai exigir fôlego, mas logo termina e o caminho fica mais tranquilo. 

Curta essa outra paisagem que também é muito rústica e ainda mais deserta e depois, siga por mais 10 minutos de caminhada até Antiguinhos. Importante lembrar que em nenhum dos dois locais há estrutura de barracas ou alimentação, então vá preparado com um lanche e água para não passar nenhum perrengue. 

Cachoeira das Galhetas

Se já estiver em Antiguinhos, aproveite para esticar um pouco mais a caminhada para conhecer a Cachoeira das Galhetas, sim há até água doce no meio desse paraíso!  Ela é formada por piscina natural e duas quedas d’água super relaxantes para energizar. 

Cachoeira do Jacaré

Ela fica bem perto da Praia do Sono e é outra parada obrigatória, ainda mais se você não tem muito tempo ou não quer andar muito. Ela recebe esse nome, mas na verdade parece mais um poço, formado por piscina funda com água gelada e refrescante e uma queda dá água bem pequena, mas muito refrescante. 

Onde se hospedar na Praia do Sono 

rio de janeiro

Praia do Sono em Paraty: saiba como chegar neste paraíso. Foto: marguerite / Flickr

A Praia do Sono é famosa por seus campings, que chegam a oferece até barracas, com estrutura de banheiros e cozinha. Há também algumas pousadas e casas que podem ser alugadas, contudo não espere opções de hospedagens luxuosas, já que o maior atrativo da Praia do Sono é acordar olhando o mar esverdeado e dormir apreciando as estrelas.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Setor rodoviário regular anuncia investimentos bilionários a partir do último trimestre de 2021

Artigo anterior

O que fazer em Punta Cana: 18 atrações turísticas

Artigo seguinte

Você pode gostar