Há belíssimas praias na costa fluminense para todos os gostos de viajantes. Descubra quais são as 40 praias incríveis para se apaixonar pelo litoral do Rio de Janeiro 

A costa brasileira é privilegiada por lugares belíssimos e cenários paradisíacos. E, entre eles, destacamos 40 praias incríveis para se apaixonar pelo litoral do Rio de Janeiro. Seja na orla urbana da Cidade Maravilhosa, na Região dos Lagos ou na Costa Verde, há lugares belíssimos que você precisa conhecer ao viajar para lá.

Vale a pena, inclusive, montar um roteiro por várias destas praias do Rio de Janeiro. Você poderá visitar ilhas, fazer passeios de barco a praias isoladas, aproveitar as mais bem equipadas faixas de areia da cidade e se aventurar em trilhas e mirantes. Há praias para viagem em família, trip com amigos, para quem viaja sozinho e, até, para praticantes do naturismo. O litoral fluminense é um território diverso e democrático.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Então, o que você está esperando para visitar essas belas praias do Rio de Janeiro? Algumas delas estão entre as melhores do Brasil, e você já vai entender o porquê. Praias de areias brancas, cercadas pela Mata Atlântica e banhadas por águas cristalinas, que vão do turquesa ao esmeralda. É isso que você vai encontrar ao viajar para lá.

Quer saber mais? Continue a leitura deste post e descubra quais são as praias incríveis para se apaixonar pelo litoral do Rio de Janeiro.

Estas são as 40 praias incríveis do litoral do Rio de Janeiro

Praias urbanas ou desertas, de fácil acesso ou isoladas, calmas ou agitadas, pequenas ou grandes e, até mesmo, praia quem nem praia é. Há belíssimas praias na costa fluminense para todos os gostos de viajantes. Veja, a seguir, uma seleção com as 40 praias incríveis do litoral do Rio de Janeiro e descubra quais te agradam mais.

Praia do Sono (Paraty)

Foto: Divulgação

A Praia do Sono é uma das mais visitadas em Paraty. Com uma longa faixa de areia, cercada por vegetação preservada e mar calmo, essa praia tem um cenário paradisíaco. Para chegar até ela, é preciso percorrer uma trilha ou contratar um passeio de barco.

Praia do Aventureiro (Ilha Grande)

Foto: Wikimedia Commons

Cartão-postal de Ilha Grande, a Praia do Aventureiro é famosa por seu coqueiro em ângulo de 90 graus. Com uma extensa faixa de areias brancas, cercada por montanhas e muito verde, a praia é banhada por águas transparentes que formam piscinas naturais. 

Parnaioca (Ilha Grande) 

Foto: TMbux / Wikimedia Commons

Quem visita a Praia da Parnaioca, em Ilha Grande, pode escolher entre banhar-se nas águas salgadas do mar ou nas águas doces da lagoa formada pelo Rio Parnaioca. Além disso, no encontro do rio com o mar, há uma espécie de hidromassagem natural formada entre as rochas, excelente para relaxar.

Praia do Cachadaço (Ilha Grande)

Foto: Fabian Kronenberger / FLickr

Uma pequena porção de areia, escondida entre paredões de rochas e banhada por uma mar calmo e colorido, a Praia do Caxadaço é um cantinho de paraíso em Ilha Grande. Por estar em área de proteção ambiental, ela conserva a beleza natural e é muito procurada para prática de mergulho. 

Lopes Mendes (Ilha Grande)

Foto: Anderson Mancini/ Flickr

Com quase 3 quilômetros de extensão, a Praia de Lopes Mendes está entre as mais belas do Brasil. Ela tem areia branquinha que contrasta com o mar azul e uma densa vegetação que a cerca. Localizada em uma parte de mar aberto em Ilha Grande, tem águas frias e agitadas e é bem frequentada por surfistas.  

Praia do Cachadaço (Vila de Trindade)

Foto: Chostakovis / Wikimedia Commons

A Praia do Cachadaço tem uma longa faixa de areia fina e branca. O mar é agitado e há várias fontes de água doce que desembocam na praia. Ela é bastante procurada por quem vai às Piscinas Naturais do Cachadaço, localizadas logo após a praia. 

Saco do Mamanguá (Paraty)

Foto: Adriane A Medeiros / Wikimedia Commons

Com 8 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura, o Saco do Mamanguá é considerado o único fiorde tropical do Brasil e do mundo. Ele abriga 33 praias e 8 comunidades caiçaras, cercados por Mata Atlântica e banhados por um mar de águas verde esmeralda. 

Praia da Lula (Paraty)

Foto: Tito Garcez / Flickr

Acessível apenas pelo mar, a Praia da Lula é frequentada por quem contrata os passeios de escuna que partem do Porto de Paraty. Com areias brancas e finas, a praia tem mar colorido – em tons de esmeralda e turquesa – e é cercada por uma vegetação densa. Ótima para quem quer relaxar.

Praia do Farol (Arraial do Cabo)

Foto: Suelene Couto / Flickr

Situada em uma área de proteção da Marinha do Brasil, a Praia do Farol tem acesso limitado: é possível permanecer apenas 45 minutos lá, em passeios de barco autorizados para 250 pessoas por vez. Com águas extremamente transparentes e areias branquinhas, a praia é frequentemente visitada por tartarugas e golfinhos.

Praia do Forno (Arraial do Cabo)

Foto: Igorfirebolt/ Wikiemdia Commons

Um dos cartões-postais de Arraial do Cabo, a Praia do Forno é uma enseada de areia branquinha e mar colorido em meio à vegetação preservada. Para chegar até ela, basta seguir uma trilha no final da Praia dos Anjos.

Praia Grande (Arraial do Cabo)

Foto: Larissa Fraga / Wikimedia Commons

Localizada em mar aberto, a Praia Grande, em Arraial do Cabo, tem ondas grandes e é bastante frequentada por surfistas. Ela tem uma longa faixa de areias brancas e boa infraestrutura para receber os visitantes.

João Fernandes (Búzios)

Foto: Tulio Borges / Flickr

A praia João Fernandes, em Búzios, é ideal para quem viaja com crianças. Com mar calmo e uma faixa de areia longa, ela tem fácil acesso de carro e ótima infraestrutura turística, com restaurantes e barraquinhas.

Olho de Boi (Búzios)

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Escolhida para a prática do naturismo, a Praia Olho de Boi é a que tem o acesso mais difícil em Búzios. Escondida entre duas rochas, só entra lá quem é adepto da prática. A trilha que conduz até ela sai da Praia Brava e tem grau de dificuldade moderada. 

Azeda e Azedinha (Búzios)

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Separadas apenas por um caminho de pedras, Azeda e Azedinha são duas belas praias de Búzios. Azeda é a maior e conta com boa infraestrutura, já a Azedinha é bem menor. Ambas tem mar calmo e são ótimas para a prática de stand-up paddle, caiaque e snorkeling.

Praia do Forte (Cabo Frio)

Foto: brocoliz / Pixabay

Com mar calmo e águas geladas, a Praia do Forte é a mais famosa e movimentada de Cabo Frio. Ela tem uma faixa de areia extensa e ótima estrutura para os turistas, com quiosques, barraquinhas e muitos vendedores ambulantes. Distante menos de um quilômetro do centro da cidade, a Praia do Forte tem águas azuis e areia branquinha.

Praia da Concha (Cabo Frio)

Foto: Divulgação

Ótima para famílias com crianças, a Praia da Concha tem águas calmas e uma pequena faixa de areia. Ela tem muitos quiosques e barraquinhas, o que facilita passar o dia com comodidade. Mas aos finais de semana e na alta temporada costuma ficar bem cheia.

Ilha do Japonês (Cabo Frio)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A Ilha do Japonês é um dos principais pontos turísticos de Cabo Frio. As águas são bem claras e tranquilas. Um verdadeiro refúgio para quem quer curtir a natureza longe do agito das praias mais movimentadas. Durante a maré baixa, é possível chegar até ela caminhando pelas águas da Lagoa Araruama.

Praia do Dentista (Angra dos Reis)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Praias incríveis do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Também conhecida como Praia do Jurubaíba, a Praia do Dentista fica na Ilha da Gipóia, em Angra dos Reis. Com areia fina e branquíssima, ela é banhada por um mar colorido e cercada por vegetação. Vários bares flutuantes ficam na Praia do Dentista e servem lanchas, barcos e veleiros que atracam ali.

Prainhas do Pontal do Atalaia (Arraial do Cabo)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Giovani matos/ Wikimedia Commons

As Prainhas do Pontal do Atalaia têm areia branca e um mar calmo, com águas cristalinas ora azuis, ora verdes. Durante a maré baixa, as praias se unem em uma mesma faixa de areia. De tão belas, estão entre as melhores praias do Brasil e do mundo e são um dos cartões-postais de Arraial do Cabo.

Praia do Arpoador (Rio de Janeiro)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Reduto dos surfistas, a praia do Arpoador tem grandes ondas e fica à esquerda da praia de Ipanema. Ela é famosa pela Pedra do Arpoador, bastante procurada para assistir ao pôr do sol, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo.

Praia Vermelha (Rio de Janeiro)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Rom Errejota / Flickr

Situada entre o Morro do Pão de Açúcar e o Morro da Babilônia, a Praia Vermelha é pequena, mas muito bela. O mar é calmo, ótimo para a prática de stand up paddle. Há um pequeno calçadão com alguns quiosques.

Ipanema (Rio de Janeiro)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Wikimedia Commons

Bastante badalada, a praia de Ipanema é uma das mais movimentadas do Rio de Janeiro. O mar é calmo e tem ondas fracas. O calçadão da praia de Ipanema é muito frequentado por artistas, turistas e moradores para fazer exercícios.

Praia de Itacoatiara (Niterói)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Tiago Bim Garcia de Souza / Wikimedia Commons

Localizada no Parque Estadual da Serra do Tiririca, a praia de Itacoatiara é uma das mais charmosas de Niterói. Com apenas 700 metros de extensão, areia branca e mar agitado, esta praia tem visual paradisíaco.

Praia da Ferradurinha (Búzios)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Praias incríveis do Rio de Janeiro. Foto: Oadampesquisador / Wikimedia Commons

Uma pequena enseada entre dois paredões de pedras, a Praia da Ferradurinha tem mar calmo e uma curta faixa de areia – que costuma ficar cheia aos finais de semana. Para chegar até esta praia de Búzios é preciso seguir uma trilha que sai da Praia de Geribá.

Praia dos Meros (Ilha Grande)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Leandro Macedo Gonçalves / WIkimedia Commons

Uma das mais isoladas de Ilha Grande, a Praia dos Meros tem mar verde, areias extremamente brancas e é cercada por uma densa vegetação. O acesso a ela é somente por passeios de barco que partem da Vila do Abraão.

Praia do Forno (Búzios)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Fulviusbsas /Wikimedia Commons

Situada à beira da rodovia, em Búzios, a Praia do Forno é bem tranquila. Lá o mar é calmo, perfeito para a prática de snorkeling, e a pequena faixa de areia tem coloração rosada. Em seu canto direito, há uma pequena gruta.

Lagoa Doce (São Francisco de Itabapoana)

Lagoa Doce RJ

Foto: Divulgação

Situada no norte do Rio de Janeiro, a praia da Lagoa Doce fica na cidade de São Francisco de Itabapoana. Cercada por falésias, que vão do vermelho ao branco, Lagoa Doce é a única do estado com esse tipo de formação.

Costa Azul (Rio das Ostras)

Rio das Ostras

Foto: Divulgação

Com uma longa faixa de areia clara, a praia Costa Azul tem mar azul e agitado. Sua orla é bem movimentada e atrai muitos turistas a Rio das Ostras, no litoral norte do Rio de Janeiro. Ela concentra as principais atrações da cidade, entre elas a Lagoa de Iriry e o píer turístico. 

Lagoa Azul (Ilha Grande)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Localizada na Freguesia de Santana, entre as ilhas dos Macacos, Comprida e Redonda, a Lagoa Azul é uma grande piscina natural de águas incrivelmente azuis. Ela recebeu este nome justamente por lembrar o cenário do famoso filme Lagoa Azul. É um ótimo lugar para a prática de snorkeling, pois é cheia de cardumes de peixes.

Ilha Cataguás (Angra dos Reis)

melhores Praias do Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

A belíssima Cataguás (ou Cataguases) é a mais próxima do continente entre as ilhas de Angra dos Reis. Seu visual é paradisíaco, com mar em tons de esmeralda e turquesa, areias brancas e muitas pitangueiras, pode ser visitada a partir de passeios de barco.

Praia da Flecha (Angra dos Reis)

Praias do Rio de Janeiro

Praias incríveis do Rio de Janeiro. Foto: Diego Baravelli / Wikimedia Commons

Situada na Ilha da Gipóia, a Praia da Flecha tem extensa faixa de areia e mar verde e calmo. Seu canto esquerdo é totalmente preservado e sem construções, enquanto o canto direito possui quiosques e restaurantes.

Ilhas Botinas (Angra dos Reis)

Praias do Rio de Janeiro

Foto: Diego Baravelli / Wikimedia Commons

As Ilhas Botinas são pequenas formações rochosas em meio a um mar com águas calmas e transparentes. Bem próximas, as ilhas são perfeitas para quem quer fazer mergulho e podem ser acessadas de barco a partir de Angra dos Reis ou Ilha Grande.

Praia da Figueira (Angra dos Reis)

Praias do Rio de Janeiro

Foto: Curtarj

Cercada por mata nativa preservada, a Praia da Figueira é pequena, tem areias douradas e grossas, mar calmo e cristalino e não tem estrutura turística. Por isso, ao visitá-la é recomendado levar alimentos e bebidas. 

Praia de Geribá (Búzios)

litoral fluminense

Foto: Filipe Fortes / Flickr

A mais popular de Búzios, a Praia de Geribá tem uma larga faixa de areia e é ótima para quem curte agitação e movimento. Ela tem mar com ondas fortes, ótimo para a prática de surf e windsurf, e conta com ótima estrutura.

Copacabana (Rio de Janeiro)

Praias do Rio de Janeiro

Foto: bisonlux / Wikimedia Commons

Copacabana é a mais conhecida das praias cariocas e tem fácil acesso, seja de carro ou metrô – há três estações em seu entorno. A extensa faixa de areia de Copacabana é banhada por um mar extremamente azul e cercada por uma infraestrutura espetacular. 

Praia do Perigoso (Rio de Janeiro)

litoral rj

Foto: Divulgação

Localizada em Barra de Guaratiba, a 60 km do centro do Rio de Janeiro, a Praia do Perigoso tem paisagens intocadas e é perfeita para quem ama natureza. É uma praia deserta, ótima para relaxar e se desconectar do mundo. Lá você encontrará mar calmo e faixa de areias fofas.

Praia do Secreto (Rio de Janeiro)

litoral rj

Praias incríveis do Rio de Janeiro. Foto: VinnyWiki / Wikimedia Commons

A Praia do Secreto, na verdade, é uma piscina natural – rasa e com águas cristalinas – que se forma na maré baixa entre as rochas do canto direito da Praia da Macumba, na zona oeste do Rio de Janeiro. O nome é devido ao fato de que, até pouco tempo atrás, quase ninguém a conhecia. Ela ficou famosa após viralizar no Instagram com sua beleza.

Praia do Abricó (Rio de Janeiro)

litoral RJ

Foto: Filipo Tardim / Wikimedia Commons

Única praia de nudismo da cidade, a Praia do Abricó fica na zona oeste do Rio de Janeiro. Ela tem 300 metros de extensão e, destes, 250 metros são reservados para a prática do naturismo e os outros 50 metros são abertos ao público em geral. Cercada por muita vegetação, a Praia do Abricó tem areias claras, mar azul e várias rochas.

Praia da Reserva (Rio de Janeiro)

RJ

Foto: Rodrigo Soldon / Flickr

Também situada na zona oeste do Rio de Janeiro, a Praia da Reserva é perfeita para quem busca tranquilidade para curtir o mar. Praticamente deserta, a praia tem uma longa faixa de areia branca e mar azul com algumas ondas.

Praia da Joatinga (Rio de Janeiro)

Praias do Rio de Janeiro

Litoral do Rio de Janeiro. Foto: Rodrigo Soldon Souza /Flickr

Pequena, porém incrivelmente bela, a Praia da Joatinga tem menos de 300 metros de extensão e só pode ser visitada durante a maré baixa. É uma praia exclusiva localizada no bairro do Joá, entre São Conrado e Barra da Tijuca. Cercada por rochas, a praia tem vários mirantes que rendem ótimos registros da beleza do lugar.

Gostou das nossas dicas sobre essas 40 praias incríveis para se apaixonar pelo litoral do Rio de Janeiro? Que tal programar um tour por todas elas? Monte seu roteiro e conheça mais deste pedaço privilegiado da costa brasileira.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Costa Cruzeiros já tem datas com roteiros para temporada de 2021 e 2022

Artigo anterior

Melhores cidades do interior de Pernambuco para visitar

Artigo seguinte

Você pode gostar