Praias, cultura e muita história, saiba o que as melhores cidades no interior de Pernambuco guardam de especial

O Nordeste brasileiro atrai muitos turistas em busca de praias paradisíacas e muito calor e em Pernambuco, é o que tem de sobra! Separamos algumas dicas sobre oito cidades que merecem uma visita (não só uma, mas várias).  

Melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco

Porto de Galinhas 

porto de galinhas

Foto: Gustavocrocha / Wikimedia Commons

Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados em Pernambuco quando o assunto é praia e banho de mar. Com mar cristalino, o litoral é repleto de piscinas naturais, com uma grande variedade de animais marítimos.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O local está a 50 km da capital e faz parte do município de Ipojuca. As principais praias da região são: Praia da Vila de Porto de Galinhas, com mais estrutura e próxima ao centro; Praia de Muro Alto, Praia do Cupe, Pontal do Cupe e Maracaípe e Serrambi, a mais distante.

Uma das atrações mais procuradas é o passeio buggy que visita de ponta a ponta todas as praias da região. O passeio de jangada também não pode ficar de fora, com a embarcação é possível conhecer as piscinas naturais que se formam no período de maré baixa. É de encher os olhos! 

Gravatá

cidades para visitar no interior de Pernambuco

Melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco. Foto: Paulo Humberto / Wikimedia Commons

Gravatá também é conhecida como a Suíça de Pernambuco, um destino que está a 82 km de Recife e tem um diferencial: a região é muito procurada para a prática de ecoturismo e esportes radicais.

O centro de Gravatá é repleto de história e possui uma arquitetura charmosa, com ares europeus e casinhas super coloridas. Não deixe de visitar a igreja matriz, o mercado municipal e, claro, o pólo moveleiro para garimpar alguns móveis antigos. No roteiro das aventuras, inclua algumas trilhas e cachoeiras, como Cachoeira da Palmeira, com quedas d’ água, bicas e piscinas naturais; Trilha da Serra do Contente para conhecer as belezas em meio a Mata Atlântica e o Alto do Cruzeiro e a Pedra Branca que garantem uma vista de arrepiar! 

Bonito

Pernambuco

Foto: Marinelson Almeida / WIkimedia Commons

Conhecido como uma das 7 Maravilhas de Pernambuco, o município de Bonito, que está a 140 km de Recife, oferece atrações para os turistas em busca de aventura e descanso também devido ao seu clima tranquilo de cidade do interior.

A Cachoeira Véu da Noiva é parada obrigatória, não apenas por ser a maior e mais famosa da região, mas também pelo seu visual: são 32 metros de altura, ideal para quem gosta de praticar tirolesa ou rapel.

Cachoeira da Pedra Redonda e Cachoeira Barra Azul e do Paraíso são perfeitas para quem busca contato com a natureza, mas com tranquilidade. Não deixe também de fazer o passeio de teleférico, considerado o maior do Nordeste para ter uma visão 360 de toda a cidade. 

Ilha de Itamaracá

cidades para visitar no interior de Pernambuco

Melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco. Foto: Hans von Manteuffel / Wikimedia Commons

Situada a 45 km de Recife, a Ilha de Itamaracá é uma das atrações turísticas mais concorridas do Nordeste devido a sua beleza natural. Seus pontos mais conhecidos são Praia do Sossego e Enseada dos Golfinhos, ótimos para relaxar e aproveitar o clima praiano.

A Coroa do Avião também merece uma visita, é uma pequena ilha contornada por vegetação e ótima para banhos. Para os viajantes que não dispensam uma aventura, A Lagoa Azul é o lugar ideal, onde é possível fazer tirolesa, passeios de pedalinho e caiaque.

Outra opção, para quem deseja passar o dia é a Praia de Jaguaribe que possui ótima infraestrutura de bares e restaurantes.

Tamandaré

cidades para visitar no interior de Pernambuco

Foto: Vanessa Lima / Wikimedia Commons

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Tamandaré, mas com certeza já ouviu algo sobre a Praia dos Carneiros.

Esse é sem sombra de dúvidas o lado mais calmo do litoral pernambucano, Um local repleto de belas paisagens e muita natureza. Contudo, a história também faz parte da região e no centro histórico é possível encontrar algumas atrações, como o Mirante do Oitizeiro, a Igreja de São José de Botas, a Igreja de São Pedro e a Capela de São Benedito, localizada na Praia dos Carneiros, um dos cartões postais de Tamandaré.

O visual é realmente fotográfico, com os coqueiros beirando o mar. O Forte de Santo Inácio de Loyola e o Farol de Tamandaré também merecem uma visita. 

Cabo de Santo Agostinho

cidades para visitar no interior de Pernambuco

Melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco. Foto: Beto Quissak / Wikimedia Commons

Cabo de Santo Agostinho está localizado apenas a 52km de Recife, ideal para fazer um bate-volta, além de ser um destino com praias que agradam a todos.

A Praia do Piva é muito procurada por surfistas, devido ao seu mar mais agitado, já a Praia de Gaibu é mais movimentada e agrada às pessoas que procuram por badalação. Agora, se o objetivo é descansar e aproveitar com a família, a Praia de Calhetas e sua tirolesa em direção ao mar são a melhor pedida. Além das belezas naturais, a cidade abriga muitos passeios históricos na Vila de Nazaré.

Olinda

cidades para visitar no interior de Pernambuco

Foto: Prefeitura de Olinda / Wikimedia Commons

Amada entre muitos foliões, Olinda abriga um dos Carnavais mais famosos do mundo, mas não só de festa vive a cidade, que é vizinha da capital. Fora desse período ela se torna um museu a céu aberto, com inúmeras atrações, como o centro histórico, ou Cidade Alta, onde estão as ladeiras da cidade, casinhas coloridas, igrejas históricas e muitas lojas de artesanatos.

O mirante Alto da Sé também não pode faltar no roteiro por proporcionar uma vista 360 graus de Olinda. 

Caruaru

caruaru

Melhores cidades para visitar no interior de Pernambuco. Foto: Janine Moraes / MinC

A terra do forró, como é conhecida Caruaru, é sinônimo de festa por abrigar o maior São João de toda a região. A 130 km de Recife, é uma região que encanta por sua cultura e história. Ao chegar lá, os turistas encontram vários  museus, igrejas e monumentos para conhecer mais sobre a região. A Feira de Artesanato de Caruaru é imperdível! Impossível sair sem comprar nada.

Outra atração é o Museu do Luiz Gonzaga, por guardar toda a trajetória profissional e de vida do Rei do Baião. Para os viajantes que também querem um pouco de contato com a natureza, a Pedra do Cachorro é a melhor pedida, além de uma vista linda, a trilha garante contato direto com a natureza. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

40 praias incríveis para se apaixonar pelo litoral do RJ

Artigo anterior

6 destinos diferentões que vão fazer você se apaixonar pelo Uruguai

Artigo seguinte

Você pode gostar