17 atrações imperdíveis de Antigua, na Guatemala
Antigua é um destino histórico da Guatemala cheio de atrações imperdíveis para conhecer, tanto na cidade quanto em seus arredores
A cidade de Antigua, na Guatemala, é um destino surpreendente que conquista turistas de todos os estilos. A antiga capital do país conserva construções históricas belíssimas e ainda é cercada por vulcões que formam uma paisagem incrível, perfeita para os amantes do ecoturismo. Por tudo isso, não é difícil entender porque tantos viajantes escolhem visitar Antigua, principal destino turístico da Guatemala.
E, neste post, queremos apresentar 17 atrações imperdíveis que te farão querer conhecer, o quanto antes, esta cidade guatemalteca. Não importa se você vai viajar sozinho, com um grupo de amigos, em família ou com seu amor. Antigua é um destino que vai te surpreender em todos os aspectos. Além dos lugares incríveis para conhecer, a cidade conta com ótima estrutura turística, com excelentes hospedagens e muitas opções de restaurantes. Por isso, vale muito a pena programar uma viagem para lá.
Atrações imperdíveis de Antígua
Há diferentes formas de se turistar por Antigua. O local agrada tanto quem gosta de turismo histórico e cultural quanto quem prefere o ecoturismo. Além disso, é uma cidade tranquila que permite se desconectar do mundo e curtir os dias com muito sossego. E, para te ajudar a escolher o que fazer em Antigua, vamos apresentar 17 atrações imperdíveis para conhecer por lá. Mas fique a vontade para montar seu roteiro como quiser!
Vulcão Acatenango
Um dos principais atrativos de Antigua são os vulcões que cercam a cidade. Um deles é Vulcão Acatenango, que tem 3.976 metros de altura. Quem o escala tem uma vista privilegiada da região. Porém, para escalar o Vulcão Acatenango é obrigatório o acompanhamento de um guia. O vulcão tem dois picos, o Pico Mayor e o Yepocapa, que tem 3880 metros de altura e também é conhecido como Tres Hermanas. Juntamente com o Vulcão de Fuego, o Acatenango forma o complexo vulcânico La Horqueta.
Vulcão Pacaya
Mas o passeio mais procurado em Antigua é a visita ao Vulcão Pacaya. Ele é um dos três vulcões ativos da Guatemala – o país possui 37 vulcões, no total – e o que tem acesso mais fácil. Ele fica a 38 km de Antigua, dentro de um parque nacional e, para chegar até lá, é preciso fazer uma caminhada de uma hora e meia. Além disso, é necessário o acompanhamento de um guia autorizado.
Vulcão do Fogo
Outro vulcão para conhecer em Antigua, o Vulcão de Fogo é um dos mais ativos da Guatemala. Ele fica a aproximadamente 16 km da cidade e tem entrado em erupção com frequência desde a conquista espanhola na região. O Vulcão de Fogo é famoso por estar quase sempre ativo em um nível baixo, emitindo uma fumaça em seu topo diariamente. Contudo, erupções maiores são raras atualmente.
Vulcão de Água
Também conhecido como Hunahpú pelos maias, o Vulcão de Água tem 3.760 metros de altura e domina a paisagem de Antigua. É possível vê-lo de vários pontos da cidade e de seus arredores, inclusive nos trekkings que levam a outros vulcões.
Lago Atitlán
O Lago Atitlán é mais uma das atrações imperdíveis de Antigua, na Guatemala. Porém, diferente dos lugares que já citamos, ele fica um pouco mais distante da cidade, a cerca de 120 km. Mas este é daqueles cenários que você não pode deixar de conhecer. O grande lago é cercado por três vulcões e pequenos vilarejos para diferentes perfis de viajantes.
Hobbitenango
Para quem ama contato com a natureza, o parque natural Hobbitenango é parada obrigatória entre as atrações de Antigua. Um de seus atrativos é a vista das montanhas, a cerca de 2.400 metros de altura. Ele fica bem próximo à cidade, o que facilita a visita dos turistas.
Cerro de la Cruz
Outro mirante incrível que integra a lista de atrações de Antigua, o Cerro de la Cruz fica próximo ao centro histórico e oferece uma panorâmica da cidade e dos vulcões que a cercam. O acesso ao Cerro de La Cruz é muito fácil, por isso é possível chegar até ele caminhando.
ChocoMuseo
Os amantes de chocolate também encontram em Antigua um lugar para se apaixonar ainda mais pelo doce. O ChocoMuseo é um museu dedicado a contar a história do chocolate, bem como apresentar o processo de produção. Nele, os visitantes podem ainda colocar a mão na massa e aprender a fazer tabletes e outras formas de chocolate para levar para casa.
Arco de Santa Catalina
O Arco de Santa Catalina é o ponto turístico mais simbólico de Antigua. A construção fica em uma rua que, apesar de ser de trânsito exclusivo de pedestres, é muito movimentada, sobretudo por turistas. Há vários restaurantes no entorno do Arco de Santa Catalina, assim como lojas e galerias de arte. Por isso, é um dos lugares mais procurados por quem visita o destino.
Igreja de San Francisco El Grande
Outro ponto turístico muito visitado em Antigua, a Igreja de San Francisco é uma construção histórica importante para a cidade. Inicialmente, foi construída no século XVI, mas teve de ser reconstruída várias vezes por conta de desabamentos decorrentes de terremotos. O convento que funcionou no mesmo local, porém, permanece em ruínas. O lugar também abriga o túmulo de Hermano Pedro de San José, um monge franciscano que se tornou o primeiro santo da Guatemala.
Experimentar Pepian (comida típica)
A gastronomia guatemalteca não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem por Antigua. Por isso, ao viajar para lá, não deixe de experimentar o Pepian, um prato típico do país. Trata-se de um delicioso ensopado de frango feito com diferentes tipos de pimentas, sementes e vegetais nativos. Apesar das pimentas, o prato não é picante e ainda vem com tortilhas artesanais.
O Pepian faz parte do cardápio da maior parte dos restaurantes de Antigua. Mas, se você quiser provar o prato típico de uma maneira diferente, pode fazer uma visita às comunidades locais, com o acompanhamento de um guia. Lá, além de experimentar o Pepian feito pelas mulheres guatemaltecas, poderá aprender como prepará-lo.
Visitar o Mercado Público
Se você quer conhecer mais da cultura de Antigua, um dos melhores lugares para visitar é o Mercado Público. Lá você encontrará desde lojas que vendem produtos e pratos típicos dessa região da Guatemala até roupas e artesanatos. Grande, o local tem vários corredores para explorar e uma enorme variedade de itens para ver.
Convento de las Capuchinas
O Convento de las Capuchinas é outra edificação histórica para conhecer entre as atrações de Antígua. Construído em 1725, o local tem vários prédios em estilo colonial onde viviam as monjas da ordem de Clarisas Capuchinas, além de um belo jardim e um pátio central, com arcos e colunas em estilo único. Devido à forma como foi erguido, o Convento de las Capuchinas é considerado o primeiro edifício de apartamentos da América.
Igreja La Merced
A Iglesia La Merced foi construída entre 1749 e 1767 e, até hoje, é uma das principais igrejas de Antigua. Suas paredes são bastante espessas e, talvez por isso, essa é a única, entre as principais igrejas da cidade, que nunca desmorou por conta dos terremotos frequentes. Ao lado da igreja, é possível visitar também as ruínas do convento Nossa Senhora das Mercês. A bela construção do século XVI tem uma fonte de 27 metros de largura, considerada a maior da América Espanhola.
Mercados de Artesanías
O Mercado de Artesanías é onde se pode encontrar aquela lembrança de viagem. Mas, mais do que isto, é também um lugar para conhecer mais da cultura local. A variedade de itens, assim como as cores alegres utilizadas pelos artesãos guatemaltecos, impressiona. Você encontrará souvenirs de todo tipo e, se pechinchar, pode conseguir descontos bem atrativos.
Altamira
Famoso por seu mirante na mão de um gigante de madeira deitado sobre a montanha, Altamira é uma das atrações que não se pode deixar de conhecer ao viajar para Antigua. A vista do mirante é espetacular e rende ótimos cliques. Aliás, esse é um dos lugares mais instagramáveis da região. Dele, é possível avistar os vulcões de Água, do Fogo e Acatenango. No local, há um restaurante e um camping.
Parque Central
Apesar do nome de Parque Central, o local é, na verdade, a praça central de Antigua, na Guatemala – também conhecida como Plaza Mayor. É um dos pontos mais visitados, pois abriga importantes prédios da cidade. Um deles é o Palacio del Ayuntamiento, onde funciona a prefeitura, construído entre 1791 e 1793. Além disso, ao redor da praça estão o Palácio dos Capitães Gerais e a Catedral de Santiago.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com