A Guatemala é um país rico em história, cultura e curiosidade. Se você está pretendendo visitar o país, confira essa lista com destinos que não podem faltar no seu roteiro

A Guatemala é uma extraordinária fusão de riqueza cultural e natural distribuídos em mais de 108.889 km². O país da América Central que faz fronteira com o Sul do México, Belize, Honduras e El Salvador, tem atrações impressionantes que variam entre vulcões, ruínas maias, praias paradisíacas, cachoeiras e cidades históricas repletas de cultura, artesanato e ótima gastronomia.

Apesar de seu passado ser muito associado ao narcotráfico, o país vem se tornando um destino cada vez mais querido por turistas (principalmente americanos e europeus), além de ser ponto de passagem para muitos mochileiros.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Uma coisa é certa: o país é cheio de paisagens impressionantes e por isso vamos listar 10 motivos para você visitar a Guatemala.

Atrações imperdíveis para conhecer na Guatemala

Antígua Guatemala

cidade da guatemala

Foto: Divulgação

Rodeada por três vulcões impressionantes, a charmosa cidade colonial de Antígua Guatemala está localizada a apenas 30 Km da capital do país. Suas ruas de paralelepípedos e seu belo conjunto arquitetônico colorido e bem preservados nos convidam a recorre-las a pé e sem pressa. Sua impressionante beleza e seu valor histórico fizeram com que La Antígua Guatemala entrasse na lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.

Como um museu aberto, a cidade possui monumentos impressionantes que podem ser vistos a quase cada esquina. Aproveite o passeio e pare em um café charmoso para provar o produto local, que é considerado um dos melhores do mundo.

A natureza local que protege essa incrível cidade é perfeita para a prática de mountain bike e trekkings.

Parque Nacional Tikal

destinos na guatemala

Foto: Alexander Schimmeck / Unsplash

Esses espetaculares templos mais protegidos pela exuberante floresta tropical do Norte da Guatemala, vão deixar você boquiaberto! As ruínas Maias de Tikal são a principal atração turística da Guatemala e sua rara arquitetura do período Maia precisa entrar na sua lista de destinos para conhecer no país.

O sítio arqueológico de Tikal localiza-se dentro do Parque Nacional de Tikal, que é formado, em sua maior parte, por uma floresta tropical. Aproveite sua passagem pelo local e faça tour para ver os animais nativos da região.

As ruínas de Tikal ficaram escondidas em meio a floresta por vários séculos e só na década de 1950 começaram as escavações arqueológicas para deixar as 4 pirâmides expostas novamente ao mundo.

Lago de Atitlán

destinos na guatemala

Foto: J’Enrike Marrokín / Unsplash

Considerado um dos lagos mais belos do mundo, o Lago de Atitlán está cercado por vulcões e diversos povoados indígenas de origem maia. O lago é o resultado de uma antiga erupção de vulcão (ao total são 3 ao seu redor: Tolimán, Atitlán e San Pedro), que criou uma cratera onde o lago fica, formando uma paisagem de tirar o fôlego.

O mais legal dessa região é que os visitantes podem optar em se hospedar em diferentes vilas, cada uma com o seu encanto e cenários encantadores.

Chichicastenango

destinos na guatemala

Foto: Divulgação

Conheça a cultura efervescente da Guatemala neste pitoresco vilarejo localizado a 1.965 metros acima do nível do mar. O) mercado deste pequeno povoado é o cenário ideal para admirar a surpreendente cultura Maia ainda viva. Considerado o maior mercado indígena da região, é muito famoso pela diversidade de produtos que se pode adquirir, desde vegetais, flores, artesanatos, tecidos e pratos típicos.

Parque Nacional Vulcão de Pacaya

vulcão guatemala

Foto: Divulgação

Este é provavelmente o vulcão mais conhecido da Guatemala! O Vulcão de Pacaya é um dos montes ainda ativos do país, sendo possível mirar lava e explosões gigantescas!

O acesso até o vulcão é feito através de uma trilha com acesso difícil, que também permite com que os viajantes avistem outros vulcões da região, o Vulcão da água, o Vulcão do Fogo e o Vulcão Acatenango.

Semuc Champey

destinos na guatemala

Foto: Alexander Schimmeck / Unsplash

Este espetacular sistema de piscinas naturais está localizado dentro de uma densa floresta tropical e é considerado um dos principais cartões postais do país.

O Parque Natural Semuc Champey na língua Q’eqchi’ significa ” onde o rio se esconde ” é uma ponte de pedra calcária de aproximadamente 500 metros de comprimento sobre o rio Cahabón, que forma inúmeras piscinas naturais de cor turquesa. As piscinas também podem ser contempladas de um mirante com vista privilegiada das região montanhosa.

Quiriguá

guatemala

FOto: Daniel Mennerich / FLickr

Este incrível sítio arqueológico guarda majestosos vestígios incríveis do que uma vez foi uma poderosa cidade Maia. Eles estão localizados no município de Los Amates, em Izabal , no nordeste da Guatemala . Este local foi um dos maiores testemunhos da cultura maia e atualmente é considerado Patrimônio da Humanidade .

O local foi ocupado a partir de 200 dC. C. e acredita-se que eram maias da grande cidade de Tikal . A construção da Acrópole começou por volta do ano 550 dC. c.

Quetzaltenango

Guatemala

Foto: Divulgação

Esse charmoso centro urbano está localizado na região montanhosa do altiplano ocidental e também é conhecida como “Xela”. A cidade reúne um impressionante mescla de urbanismo e natureza, assim como a forte presença do legado Maia através de suas cores têxtil e sua rara gastronomia, fazendo com que Quetzaltenango precise entrar na sua lista de melhores atrações para conhecer na Guatemala.

A cidade é muito frequentada por estudantes, já que possui diversos centros de aprendizagens de alto nível. Além disso, Quetzaltenango possui uma ótima infraestrutura para o turismo com ótimos bares, restaurantes e hotéis.

Rio Dulce

guatemala

Foto: Divulgação

Considerado a porta de entrada do Caribe Guatemalteco, o Rio Dulce conecta as águas do rio exuberante com uma área de cânion que liga o Lago Izabal ao Oceano Atlântico, em Lívingston. Devido a sua importante função de corredor biológico e sua imensurável biodiversidade de fauna e flora, é considerado parque nacional.

Este parque nacional abriga cerca de 350 espécies de aves , além de outras espécies como o bugio , crocodilos e diversos tipos de peixes.

Cidade da Guatemala

cidade da guatemala destinos

Foto: Divulgação

Principal porta de acesso ao país, a Cidade da Guatemala é uma das maiores da América Central e é perfeita para quem busca fazer um roteiro histórico e cultural, já que museus e sítios arqueológicos são seu grande forte.

Datada do século XVI, a cidade preserva os edifícios construídos durante a colonização espanhola e guarda vestígios do Império Maia.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Hurb: como site de viagens consegue preços tão baixos

Artigo anterior

Número de nômades digitais pode chegar a 1 bilhão até 2035

Artigo seguinte

Você pode gostar