Vai viajar para Guatemala e não sabe o que fazer por lá? Confira nossas dicas sobre quais são as atrações imperdíveis do Lago Atitlán

O Lago Atitlán é uma das atrações turísticas mais visitadas da Guatemala, graças as suas paisagens estonteantes e seus inúmeros vilarejos espalhados ao seu redor.

Cercado por três vulcões, Atitlán, Tolimán e San Pedro, o gigantesco lago oferece uma paisagem incrível, o que o torna uma joia natural cheia de peculiaridades e atrações imperdíveis para todos os perfis de turistas. Você pode (e deve) mergulhar na cultura e arte dos maias muito presente em toda as aldeias da região, fazer um tour e saborear um dos melhores café do mundo, passear de caiaque pelo lago, voar de parapente sobre as montanhas e vulcões, nadar nas águas de uma cratera vulcânica, curtir as festas que ocorrem em San Pedro, fazer um intercâmbio cultural e estudar espanhol em uma escola com nativos e até mesmo tirar algumas semanas para relaxar em um retiro de ioga.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

O incrível lago vulcânico está localizado no sudoeste da Guatemala, no departamento de Sololá, e é o lago mais profundo da América Central. Com extensão de 130 km2, o Lago Atitlán é repleto de praias com águas que variam do azul profundo ao verde. O lago foi formado há aproximadamente 84.000 anos como resultado de uma erupção vulcânica e está localizado a 1.500 metros acima do nível do mar.

O Lago Atitlán é definitivamente um destino para todos os perfis de turistas. Casais e famílias podem desfrutar de ótimos hotéis à beira d’água e em frente para os vulcões. Os turistas mais espiritualizados abraçam o clima zen dos retiros neo-hippies de San Marcos, já e os turistas mais animados se esbaldam nas festas de San Pedro.

Se você está pretendendo visitar esse pedacinho mágico da Guatemala, confira nossas dicas para conhecer as melhores atrações do Lago Atitlán.

Como chegar no Lago Atitlán

lago atitlan guatemala

Foto: Murray Foubister / Wikimedia Commons

Os principais pontos de partida para ir até os vilarejos do Lago Atitlán são através de Antígua e da Cidade da Guatemala. O acesso é feito, na maioria das vezes, pela cidade de Panajachel, considerada o centro comercial do lago e o município que oferece mais opções de hotéis e restaurantes.

Para chegar até Panajachel há duas opções: pegar um shuttle direto, que geralmente é oferecido por agências de turismo, ou ir nos ônibus comuns (chicken bus), muito utilizados por nativos.

Com os shuttles a viagem partindo da Cidade da Guatemala leva em média 4 horas e 3 horas saindo de Antígua. Se optar por fazer o trajeto em um chicken bus partindo da Cidade da Guatemala, será necessário fazer algumas baldeações em outras cidades:

  • Antígua – Chimaltenango (40 minutos);
  • Chimaltenango – Los Encuentros (2 horas);
  • Los Encuentros – Sololá (20 minutos);
  • Sololá – Panajachel (15 minutos).

Onde ficar no Lago Atítlan: pueblos mágicos

Panajachel

lago atitlán gutemala panajachel

Cidades do Lago Atitlán. Foto: Divulgação

Panajachel é considerada a porta de entrada do Lago Atitlán. Dona de uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica, a cidade é a melhor opção para quem busca uma base para conhecer os outros povoados em passeios bate-volta, já que é a mais fácil de chegar e possui transporte em barco para todos os outros povoados.

San Marcos

Cidades no Lago Atitlán

Cidades no Lago Atitlán. Foto: Divulgação

Com ruas estreitas e cheias de lojas e restaurantes rústicos, San Marcos La Laguna é famosa por seus retiros de ioga em meio a natureza e por suas praias localizada na Reserva Natural do Cerro Tzankujil.

Conhecido como o povoado hippie do Lago Atitlán, San Marcos concentra os místicos e naturistas que escolheram o lago, para chamar de casa. Há vários centros de projetos holísticos, escolas de ioga e centros de curas naturais.

A reserva é a atração mais buscada de San Marcos por oferecer um trecho calmo e incrivelmente transparente do lago. Inclusive, quando estiver por lá, não deixe de saltar da plataforma com 12 metros de altura localizada em frente aos vulcões!

San Pedro

lago atitlán

Cidades no Lago Atitlán. Foto: Toby Argüelles / Wikimedia Commons

San Pedro é considerado o povoado mais agitado, e por isso, mais visitado por estrangeiros que procuram festas e bons drinks. Se você busca curtir um pouco das famosas festas do Lago Atítlan, esse é o local certo. Aqui você irá curtir festas durante o pôr-do-sol, bares com música ao vivo e eventos exclusivos (a maioria deles de música eletrônica) em praias escondidas e em áreas com ótimas vistas para os vulcões.

Apesar de não possuir as melhores praias, San Pedro possui uma localização privilegiada, que oferece acesso fácil e rápido para os outros pontos do Lago Atitlán.

San Juan

cidades lago atitlán

Cidades do Lago Atitlán. Foto: quepasa.gt

San Juan La Laguna é conhecida por uma cidade tranquila, com uma grande riqueza de artesanato, com suas tecelãs, seus pintores, e claro, por suas paisagens incomparáveis.

San Juan La Laguna também possui um mirante muito famoso onde é possível ver os cones vulcânicos que cercam o belo Lago Atitlán. A caminhada até o Mirante Kaqasiiwaan dura aproximadamente 25 minutos saindo do porto da cidade.

Santa Catarina

cidades lago atitlan

Cidades no Lago Atitlán. Foto: Divulgação

Bem pertinho de Panajachel, o povoado de Santa Catarina possui opções de hospedagem mais chiques. O destino recebe muitos turistas por ser considerado um polo dedicado à fabricação de roupas e tecidos típicos do país.

Outro ponto realmente mágico de Santa Catarina são as termas que saem do fundo dos vulcões localizadas próximas as margens do lago, onde é possível desfrutar de águas quentes e cristalinas.

Santa Cruz

guatemala cidades atitlan

Foto: Mattonalake / Wikimedia Commons

Tranquila e bem menor que os outros povoados citados a cima, Santa Cruz La Laguna é o local ideal para quem busca um destino menos movimentado. Apesar de pequena, a cidade possui poucas, porém ótimas, opções de hostel e hotéis perfeitos para quem quer se desligar da rotina.

O melhor ponto de Santa Cruz são as praias com ótimas vistas para os vulcões que margeiam o lago.

Santiago

lago atitlán guatemala

Foto: Divulgação

A maior cidade do Lago Atitán é a que mais carrega a cultura e ancestralidade maia no seu dia a dia. Localizada entre os vulcões de Tolimán e San Pedro, a cidade é conhecida por ser a casa de Maximon, o santo popular da Guatemala.

Para se ter uma ideia, 80% da população tem herança maia. Cores, sabores e olores são o ponto forte desse destino autêntico guatemalteco.

Como se locomover entre os povoados do Lago Atítlan?

panajachel

Foto: Divulgação

Uma vez em Panajachel, é fácil seguir para os povoados à beira do Lago  Atitlán. O porto da cidade é o mais movimentado de todo o Lago Atitlán e oferece barcos para todos os vilarejos ao redor do lago.

Também há a possibilidade de contratar um serviço privado para percorrer o lago, ir em praias mais afastadas e outras cidades menos conhecidas. Dependendo do trajeto, também é possível se locomover através de tuk-tuks.

Principais atrações do Lago Atitlán

Reserva Natural Atítlan

guatemala o que fazer

Foto: Divulgação

Uma das atrações imperdíveis do Lago Atitlán, a reserva era uma antiga plantação de café que se reconstruiu, tornando-se uma das áreas protegidas da região. Neste eco-destino os turistas caminham por trilhas, pontes suspensas, cachoeiras e um borboletário com todas as espécies presentes na região. Além disso, o parque também possui a maior tirolesa da Guatemala.

Chichicastenango

guatemala o que fazer

Foto: Toby Argüelles / Wikimedia Commons

Este destino faz parte das rotas turísticas da Guatemala, pois é um lugar rico em tradições e cultura, especialmente da cultura maia K’iche’. A cidade está a pouco mais de 1 hora de Panajachel e se destaca por seu mercado conhecido por sua arte em madeira, tecidos típicos, instrumentos musicais, máscaras, velas, flores e joias.

Reserva Natural do Cerro Tzankujil

lago atitlán

Foto: Shutterstock

A atração está localizada no povoado de San Marcos e oferece trilhas para praias, mirantes, uma zona sagrada maia e diversas plataformas onde é possível saltar nas águas cristalinas do Lago Atitlán.

Nariz del Indio

guatemala o que fazer

Foto: Divulgação

Suba este mirante incrível e passe uma manhã assistindo o nascer do sol sobre as montanhas vulcânicas para celebrar o início de mais um dia este lugar tão especial!

Parapente sobre o Lago Atitlán

guatemala o que fazer

Foto: Divulgação

Caminhar até o topo das montanhas definitivamente oferece vistas aéreas espetaculares, mas existe uma maneira ainda melhor de contemplar esse cenário único! Se você é um aventureiro de plantão e adora colecionar experiências radicais, não deixe de voar de parapente sobre o Lago Atitlan e seus vulcões.

Iximché

ruínas maias

Foto: VisitCentralAmerica

A maioria das pessoas conhece as famosas “ruínas maias”. O que eles não percebem, no entanto, é que estão espalhados por toda a América Central, sendo que muitas delas se encontram em território guatemalteco.

Iximché é uma dessas cidades abandonadas e está localizada à poucos quilômetros de Panajachel.

Temazcal

guatemala

Foto: Divulgação

O Temazcal é basicamente uma sauna de estilo tradicional guatemalteca. Sua estrutura é tipicamente baixa e arredondada construída de pedras e argila.

Para entrar, geralmente é preciso agachar-se para se espremer pela abertura – uma vez dentro, você está cercado por uma escuridão quente e úmida. No meio da estrutura acende-se uma fogueira sob grandes pedras lisas, sobre as quais se joga água fria de um balde para criar vapor, que é então abanado com folhas de palmeira para preencher o espaço.

Escalar um vulcão

atitlán

Foto: Shutterstock

O Lago Atitlán é famoso por seus três vulcões que cercam o lago. Você pode escalar todos eles, embora seja sempre recomendável contratar um guia local para ajudá-lo ao longo do caminho. Os guias são muito acessíveis, e seu conhecimento da área e dos elementos vale o dinheiro. A maioria das caminhadas inclui acampamento durante a noite para que você possa assistir ao nascer e ao pôr do sol no topo dos vulcões.

Faça uma aula de ioga

guatemala yoga

Foto: Divulgação

Praticar a atividade é uma das melhores coisas para fazer no Lago Atitlán, já que o destino está ficando cada vez mais famoso devido aos seus inúmeros centros de ioga.

Você pode optar por um retiro de ioga durante um período mais longo ou simplesmente participar de uma aula. Existem muitos centros holísticos para fazer ioga ao redor do Lago Atitlán, principalmente no povoado de San Marcos.

Dica extra para reservar hotéis

Para encontrar inúmeras opções de acomodação e reservar hotéis e pousadas com os melhores preços, utilizamos o Booking.com - disponível em milhares de destinos.

Passagens aéreas mais baratas

Para economizar com voos, consultamos primeiro as passagens aéreas na MaxMilhas, - quase sempre encontramos os melhores preços tanto no Brasil quanto no exterior. As passagens podem ser emitidas mesmo para quem não tem milhas aéreas.

Outras dicas úteis

Encontre informações úteis sobre os melhores destinos do mundo, com guias de viagens especializados sobre diferentes lugares para conhecer no Brasil e no exterior. São milhares de dicas de viagens com sugestões de onde ir na sua viagem, recomendação de hotéis, notícias atualizadas e muito mais.

Precisa de um carro na sua viagem? Encontre aluguel de carro na Rentcars e cote modelos diferentes podendo ser parcelado em até 10x. Já para passeios e ingressos antecipados, fechamos tudo sempre pela Get Your Guide.

Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

  Inscreva-se em nosso canal:
 

Planeje sua Viagem


Perfis falsos de empresas de turismo: saiba como não cair em golpes

Artigo anterior

São Paulo ganha o primeiro parque multimídia interativo do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar