O que fazer em Granada, na Nicarágua: melhores atrações

Atualizada em:

Granada é a cidade mais antiga da Nicarágua e um de seus principais destinos turísticos, com muitas opções do que fazer e atrações imperdíveis

Um dos principais destinos de quem visita a Nicarágua, Granada é uma cidade repleta de atrações imperdíveis e muita coisa para fazer. Por isso, merece estar em seus planos de viagem. Nela, você encontrará cenários naturais surreais, construções históricas belíssimas, festas animadas e um povo muito acolhedor. E, se não bastasse tudo isso, não precisará gastar muito para curtir seus atrativos, já que os preços costumam ser bem acessíveis por lá. Ficou interessado?

Neste post, vamos apresentar alguns lugares incríveis desta cidade colonial que é, inclusive, a mais antiga deste país da América Central. As atrações vão desde o seu charmoso centro histórico até as paisagens deslumbrantes que a cercam, entre vulcões, lagos e ilhas belíssimas. E, para ajudar, você não precisará se preocupar com o clima, já que por lá as temperaturas costumam ser amenas o ano inteiro.

O que fazer em Granada

Granada, na Nicarágua
Foto: AntoLa22/Wikimedia Commons

Walking Tour

Granada é a cidade mais antiga da Nicarágua e, como tal, tem lugares históricos incríveis para conhecer. E a melhor forma de fazer isso é através de um Walking Tour, como são chamadas as caminhadas guiadas por centros urbanos. Há vários grupos que realizam esse tipo de passeio por Granada, com itinerários para diferentes perfis de turistas. E, ao longo do caminho, é difícil não se encantar com as construções históricas com fachadas coloridas que enfeitam as ruas cobertas por pedras. Entre elas, igrejas, palacetes e casarões coloniais. Além das praças arborizadas que convidam a pausas para admirar a paisagem. Um passeio e tanto que não pode faltar em seu roteiro.

Catedral de Granada

Catedral de Granada
Foto: Punka Billie Blue/Pixabay

Dentre as construções históricas, a Catedral de Granada – originalmente, Catedral de Nossa Senhora da Assunção – está entre suas principais atrações. Ela fica no final da subida da Calle Calzada, a principal rua do centro, onde estão restaurantes, bares e lojas, em frente à praça central. Imensa e imponente, a igreja pode ser vista de vários pontos da cidade e chama a atenção por sua fachada colonial pintada de amarelo. Construída a partir de 1525, a catedral já foi destruída e reconstruída algumas vezes, sendo sua última versão de 1910. Sempre de portas abertas, pode ser conhecida gratuitamente. Por isso, é difícil pensar no que fazer em Granada sem incluir este lugar incrível no roteiro.

Lago Apoyo

Lago Apoyo
Foto: Zuluniga/Wikimedia Commons

Outra atração imperdível de Granada é o Lago Apoyo, sobretudo se você gosta de passeios em contato com a natureza. Localizado dentro da cratera do Vulcão Apoyo, ele tem águas quentes e limpas, e recebe muitos turistas para banhos e a prática de esportes aquáticos, como caiaque. O azul de suas águas impressiona e torna o lugar ainda mais incrível, levando em conta que estamos falando de um lago em um vulcão. Não por menos, o Lago Apoyo é considerado uma das maravilhas naturais da Nicarágua e fica em uma reserva natural, com infraestrutura turística para receber os visitantes.

Vulcão Masaya

Atrações imperdíveis da Nicarágua
Foto: Adalberto Hernandez Vega/Wikimedia Commons

A poucos quilômetros de Granada, está o vulcão Masaya, um dos mais ativos da Nicarágua. Famoso por sua constante atividade, o local é procurado por viajantes que gostam de aventura, já que é possível ver lava em sua cratera. Há várias agências de turismo locais que realizam o passeio ao vulcão, tanto durante o dia quanto à noite. Inclusive, é muito comum as excursões noturnas terem mais procura, isto porque é quando a lava fica mais visível. O Masaya fica a 700 metros de altitude e a cerca de 20 km de Manágua, por isso recebe tanto turistas de Granada quanto da capital nicaraguense.

Las Isletas

Atrações de Granada
Foto: Randreu/Wikimedia Commons

Quando planejar o que fazer em Granada, não deixe de incluir em seu roteiro conhecer Las Isletas. A cidade fica na beira do imenso Lago Cocibolca, onde há várias ilhotas que podem ser visitadas em passeios de barco. Aliás, esse é um dos principais atrativos de Granada. Há diferentes roteiros, mas o mais comum é que sempre se visite a Isla de los Monos, que é repleta de macaquinhos. Os passeios não costumam durar mais do que duas horas de barco. Mesmo assim, revelam cenários belíssimos.

Mercado Público

O Mercado Público de Granada, assim como em outros destinos, é o lugar para quem quer conhecer melhor a gastronomia local, seja experimentando produtos típicos ou provando pratos regionais, preparados em vários restaurantes. Mas não é só isso. Este também é o local para entender como funciona a cidade. É nele que os moradores fazem suas compras e onde se vê a produção regional, seja nas comidas ou nos artesanatos. Por isso, se você gosta de se aprofundar na cultura local dos destinos que visita, inclua o Mercado Público em sua lista do que fazer em Granada.

Museu do Chocolate

Museu do Chocolate
Foto: Divulgação

Outra atração imperdível de Granada, o Museu do Chocolate é mais um lugar para incluir no roteiro de viagem por lá. Ele oferece experiências únicas a seus visitantes, que participam de oficinas e conhecem mais sobre o doce a partir da preparação e degustação de sabores variados. ChocoMuseo, como é conhecido, fica em uma das principais ruas da cidade de Granada. E você pode optar tanto pelas atividades em sua sede quanto em sua fazenda de cacau.

Vulcão Mombacho

atrações em granada nicaraguá
Foto: VisitNicaragua

Mais uma opção do que fazer em Granada, a visita ao vulcão Mombacho é perfeita para quem gosta de ecoturismo. Ele fica dentro da Reserva Natural do Vulcão Mombacho, que fica bem próxima à cidade. Lá, você encontrará várias trilhas em torno do vulcão, que revelam diferentes paisagens, entre floresta tropical, planície aberta e rochas altas. Além disso, é possível subir ao topo do vulcão, que fica a 1.344 metros de altura e oferece uma vista impressionante da reserva e de Granada, bem como das ilhas do Lago Cocibolca.

Curtir uma balada no Tree House

TreeHouse, em Granada
Foto: Divulgação

E, por último, não saia deste país incrível da América Central sem curtir uma balada no Tree House. Este hostel que funciona em uma casa na árvore é famoso por suas festas animadas, ao som de DJs de várias partes do mundo. Por isso, essa é uma das atrações que você deve considerar ao listar o que fazer na Nicarágua. O Tree House, inclusive, é uma ótima opção de hospedagem. O local foi construído em meio às árvores e tem uma vista belíssima da região. Além disso, promove várias atividades além das festas, como sessões de yoga, workshops e passeios.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima