Conheça os 16 bairros mais “cool” da Europa
Quer fugir do óbvio e conhecer novos lugares no Velho Continente? Confira esta seleção com os 16 bairros mais “cool” da Europa, realizada pelo jornal britânico The Telegraph
Está planejando uma viagem para a Europa e não sabe exatamente onde ficar? Que tal se hospedar em um dos bairros mais legais do Velho Continente para aproveitar bem sua estadia por lá? Identificados em uma seleção do jornal britânico The Telegraph, esses lugares reúnem não só opções de lazer e atividades culturais como têm ótima infraestrutura tanto para moradores quanto para turistas.
E você pode encontrá-los em diferentes países, nas principais cidades europeias, com fácil acesso a pontos turísticos famosos. Por exemplo, entre os 16 bairros mais “cool” da Europa, a publicação destaca Monti, em Roma, que tem vista para o Coliseu e o Fórum Romano, por exemplo. Além disso, recomenda a visita a regiões que passaram por reformulações, como o antigo bairro industrial Poblenou, em Barcelona, que hoje é repleto de lofts modernos e bares descolados. Confira mais detalhes, a seguir.
Bairros mais “cool” da Europa
Príncipe Real, em Lisboa
Príncipe Real, em Lisboa, é o primeiro colocado do ranking de bairros mais legais da Europa. De acordo com o The Telegraph, o destaque do lugar é a convivência harmoniosa dos antigos palacetes do século XVIII com lojas badaladas de novos designers portugueses e restaurantes charmosos nas ruas. A publicação recomenda visitar o Tapisco, que serve uma mistura de tapas espanholas com petiscos portugueses, e passear pelo Jardim Botânico.
Monti, em Roma
Monti, como mencionamos, é um bairro de Roma que oferece uma bela vista, com o Coliseu, o Fórum Romano e outros sítios arqueológicos. Conforme relata The Telegraph, este bairro italiano já foi conhecido como a “boca do lixo” da
Noord, em Amsterdã
Em Amsterdã, na Holanda, o bairro Noord se destaca por seu famoso arranha-céu de 20 andares Adam Toren que, em sua imponente estrutura, tem um hotel, skybar, estúdio musical e outras atrações. Além disso, abriga o moderno EYE Film Museum, que tem uma coleção incrível de filmes holandeses e estrangeiros. E não pára por aí. Seu antigo estaleiro é, atualmente, um centro cultural badalado, onde ocorrem vários eventos e encontram-se casas animadas, como o Pllek, que serve de lanchonete, balada e cinema à beira d’água.
Gruz, em Dubrovnik
A famosa cidade de Dubrovnik, na Croácia, tem um dos bairros mais cool da Europa, o Gruz. Formado por uma região portuária conhecida por seu mercado e pelos artesanatos locais, o local também tem uma antiga fábrica que virou espaço de shows, estúdio de música, workshop de cerâmica e centro de yoga. Outro destaque desse bairro croata é o Red History Museum, que tem um acervo dedicado à cultura e design eslavos. Além disso, em Gruz você pode pegar balsas e fazer passeios por outros portos de Dubrovnik.
Piraeus, em Atenas
Piraeus é outro bairro europeu cuja área portuária passou por uma espécie de reforma e passou a abrigar galerias de arte renomadas, inclusive vindas de outros países, como a Rodeo, de Istambul, e a Carwan, de Beirut. Esse bairro de Atenas, na Grécia, tem como destaque suas baladas e um museu submarino de antiguidades. Além disso, fica a apenas 15 minutos do Partenon, com fácil acesso pelo novo metrô do bairro.
Poblenou, em Barcelona
Poblenou é um antigo bairro industrial de Barcelona que, hoje, é repleto de lofts modernos e bares descolados. Ele fica próximo à praia e longe dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade catalã. Mas abriga uma grande variedade de museus e galerias de arte e design, que atraem um público mais jovem, sobretudo para durante o famoso festival Primavera Sound em maio.
Les Goudes, em Marselha
Já na França, Les Goudes, em Marselha, ganhou destaque na seleção de bairros mais cool da Europa por seu glamour vintage. Tranquilo e distante dos pontos turísticos mais badalados, é um ótimo lugar para a prática de esportes aquáticos e trilhas. Além disso, Les Goudes tem muitos jardins e belas vistas para o mar, passeios por ruínas de bunkers da Segunda Guerra e ótimos restaurantes, com destaque para o L’Auberge du Corsaire, que serve frutos do mar com vinho.
Capel Street, em Dublin
A Capel Street é uma via totalmente fechada para automóveis, onde os pedestres pdem circular com tranquilidade. De acordo com o Telegraph, a rua e seu entorno são um dos pedaços mais autênticos de Dublin. Lá você encontrará pubs, lojas, mercados “das antigas” com cafés hipsters e pontos badalados, como LGBT PantiBar e o bar Virgin Mary, o único que vende só drinques sem álcool.
Kantstrasse, em Berlim
Na capital da Alemanha, o lugar recomendado pelo Telegraph como um dos bairros mais cool da Europa é o Kantstrasse. Mas a verdade é que não se trata de um bairro em si, mas de uma rua em Charlottenburg que se transformou em uma “Liberdade berlinense”. O local abriga diversos bares e restaurantes asiáticos bem conceituados, como os chineses Good Friends e Aroma, o tailandês Dao, o taiwanês Lon Men’s e o coreano Son Kitchen. E não para por aí. Kantstrasse também tem ótimas opções culturais na casa de jazz Quasimodo e na galeria fotográfica Camera Work.
Oltrarno, em Florença
Oltrarno é um pedacinho de Florença que mistura palácios da aristocracia italiana com boutiques excêntricas, lojas de artesanatos, restaurantes e cafés da moda. Além disso, tem excelentes opções de passeios históricos, com a visita ao Palácio Pitti ou à capela Brancacci. Outro lugar imperdível deste lugar cool da Europa é a Piazza Santo Spirito, que é tida como “o coração do bairro” e reúne mercados ao ar livre durante o dia, além de opções gastronômicas e musicais à noite.
Saint-Ouen, em Paris
Entre os bairros mais cool da Europa não poderia faltar uma opção em Paris, não é mesmo? A Cidade Luz que atrai turistas de toda parte tem um cantinho especial para quem gosta de antiguidades, bistrôs descolados e muito verde. Saint-Ouen fica nos arredores de Paris, com fácil acesso de metrô e é famoso por seu “Mercado de Pulgas”. E, com a proximidade das Olimpíadas de 2024, tem recebido muitos empreendimentos comerciais e passado por uma revitalização que está trazendo muito verde ao redor das docas.
Sibirien, em Estocolmo
Sibirien é um bairro mais remoto e menos populoso de Estocolmo, na Suécia. E, de acordo com o Telegraph, está se reinventando com o surgimento de galerias de arte e restaurantes bem próximos uns dos outros. Entre as recomendações da publicação de lugares para conhecer por lá estão a Galerie Nordenhake, Cecilia Hillström e GSA Gallery, além dos restaurantes Etoile, Agrikultur e Savoj.
San Lorenzo, em Sevilha
Pouco conhecido, porém incrivelmente interessante, San Lorenzo é um bairro de Sevilha que guarda toda a história da Basílica de Jesus del Gran Poder. De acordo com a seleção do Telegraph, esse é um dos motivos que o torna um dos bairros mais legais da Europa, juntamente com as delícias do Eslava, um dos mais famosos bares de tapas da cidade. A publicação recomenda, ainda, os restaurantes Antigua Abaceria de San Lorenzo e La Cochera del Abuelo, além do bar Hops & Dreams que serve cervejas artesanais.
Lavapiés, em Madri
Lavapiés é um bairro de Madri, na Espanha, para quem procura por animação. O lugar é repleto de bares alegres, lojas de moda alternativa e restaurante étnicos, conforme destaca o Telegraph. Além disso, é receptivo a LGBTs e moderno. Entre os lugares para conhecer por lá, a publicação indica os restaurantes Cafelito, o Plántate, o Badila e Los Chuchis. para quem gosta de arte de rua, La Tabacalera e a rua Embajadores são paradas obrigatórias.
Nordhavn, em Copenhague
A Dinamarca também tem um dos bairros mais cool da Europa, Nordhavn, que fica em Copenhague. Antiga área industrial e portuária, o local foi transformado em uma região em que tudo acontece. Lá você encontrará uma academia no terraço Konditaget Lüders e aulas grátis de yoga aos sábados no calçadão Sandkaj. Além disso, poderá comprar roupas e acessórios eco-friendly no Aiayu Market e saborear doces deliciosos na Andersen & Maillard. O Telegraph recomenda, ainda, jantar com vista panorâmica no 17º andar do Restaurant Silo.
Palace Quarter, em Budapeste
E, por fim, a seleção com os 16 bairros mais cool da Europa traz uma área histórica de Budapeste que ainda guarda traços dos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Em Palace Quarter você também encontrará mansões barrocas e construções novas, onde bares e cafés trazem um ar mais moderno ao local, com suas mostras intermitentes de arte e música ao vivo. O Telegraph destaca a praça Mikszáth como um lugar de convivência de jovens, que movimentam a vida noturna da região.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com