Bairro em Lisboa é eleito o 2° mais ‘cool’ do mundo

Atualizada em:

Um dos bairros mais boêmios de Lisboa é também o segundo mais ‘cool’ do mundo, segundo o ranking da revista Time Out

Cais do Sodré é um dos bairros mais antigos de Lisboa e um dos mais boêmios. A vida noturna por lá é bastante agitada, há muitos bares e baladas. Durante o dia, suas ruas charmosas, os restaurantes na beira do rio e lugares históricos encantam quem a visita. Mas não é só isso. De acordo com a revista Time Out, este bairro em Lisboa está “mais popular do que nunca” e, por isso, foi eleito o 2º mais ‘cool’ do mundo.

Todos os anos, a publicação divulga um ranking com os bairros mais legais do mundo. Em 2022, indicou 51 lugares. A eleição é feita a partir de opiniões de moradores e especialistas sobre as características de cada lugar. E, juntamente com a avaliação de seus editores locais, indica quais são os bairros que merecem ser conhecidos. E Cais do Sodré ficou atrás somente de Colonia Americana, em Guadalajara, no México.

Bairro ‘cool’ em Lisboa

Bairro em Lisboa
Foto: MollySVH/Wikimedia Commons

De acordo com a Time Out, um dos motivos que tornaram Cais do Sodré o 2º bairro mais ‘cool’ do mundo é que o local “está mais popular do que nunca”. A publicação relata, ainda, que o bairro é onde “os jovens chefs mais promissores de Lisboa abrem novos restaurantes; onde as pequenas empresas estão a ganhar vida; bares e discotecas muito apreciadas estão finalmente a erguer-se das cinzas dos últimos anos”. Como exemplo disso, cita as discotecas Jamaica e Tokyo, que reabriram recentemente no Cais do Gás.

A publicação também ressaltou a beleza da rua cor-de-rosa – a Rua Nova do Carvalho – e pelos seus guarda-chuvas coloridos. E indicou um dia perfeito no bairro, passando por seus principais atrativos. 

A Time Out sugere, ainda, um roteiro para o “dia perfeito” no Cais do Sodré. Segundo a Time Out, o roteiro começa pela manhã com um pequeno-almoço no Dear Breakfast, nos arredores de Santos, seguido por uma visita à loja de roupa minimalista +351. Depois, tem uma parada para almoço no Mercado Time Out (antigo Mercado da Ribeira), de preferência provando o pato com arroz de O Frade, passa pelo Quiosque de São Paulo para tomar uma bebida, tem um jantar no Tricky’s e termina com um passeio na “Rua Cor-de-Rosa”.

Cais do Sodré, bairro ‘cool’ em Lisboa

Rua Cor-De-Rosa
Foto: Joehawkins/Wikimedia Commons

Ao longo do tempo, Cais do Sodré mudou bastante. Já abrigou uma importante construção de navios, vários prostíbulos, lojas de pescas, foi ponto de hospedagem de marujos e, hoje em dia, é o bairro mais boêmio de Lisboa. Isto porque os bares, baladas e restaurantes instalados por lá passaram a atrair não só locais como turistas, tornando-o o 2º bairro mais ‘cool’ do mundo. Localizado na margem do rio Tejo, Cais do Sodré tem fácil acesso tanto de transporte público quanto de carro. Confira o que você pode ver por lá.

Rua Cor-de-Rosa

Antes conhecida por ser a rua de “casas de luz vermelha”, a Rua Nova do Carvalho passou por uma transformação radical e hoje é um dos pontos turísticos de Cais do Sodré. Com uma grande intervenção artística, a prefeitura de Lisboa promoveu a reabilitação do local. O asfalto foi pintado de rosa, vários bares modernos se instalaram ali e o trânsito foi proibido para os carros. Conhecida atualmente como a Rua Cor-de-Rosa, a via é um dos lugares mais descontraídos da cidade portuguesa.

Ribeira das Naus

Outro lugar imperdível em Cais do Sodré, a Ribeira das Naus é uma espécie de praia urbana, onde moradores e turistas aproveitam o sol em Lisboa. Ela fica entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré e é um lugar de confraternização ao ar livre.

Mercado da Ribeira

Inaugurado em 1892, o Mercado da Ribeira é, desde então, o principal da capital de Portugal e fica em Cais do Sodré. Nele, você encontrará bancas de vendas de produtos frescos e locais, além de vários restaurantes. O local abriga, ainda, uma sala de espetáculos e tem uma esplanada com quiosques e lugares para sentar e apreciar a vista da cidade.

Baladas

Um dos destaques de Cais do Sodré é, justamente, a vida noturna agitada e, nesse ponto, as baladas contribuem muito para a fama do bairro. Em Cais do Sodré, as baladas se concentram, principalmente, na Rua Nova de Carvalho. Entre elas, você pode visitar a Balada Roterdão, no número 28, e a MusicBox, no número 24, por exemplo.

Bares

Mas as baladas não são os únicos lugares que tornaram este bairro de Lisboa o 2º mais ‘cool’ do mundo. Há vários bares tradicionais em Cais do Sodré, abertos há décadas e que preservam, até hoje, suas fachadas originais. Dentro, oferecem ambientes modernos e totalmente remodelados e atraem turistas e locais, principalmente aos finais de semana. Um deles é o Sol e Pesca que, além das bebidas, serve vários petiscos de peixes e frutos do mar.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima