6 bate volta para fazer saindo de São Luís
Porta de entrada para diferentes destinos do Maranhão, São Luís fica próximo a cidades incríveis que podem ser conhecidas em passeios bate volta
São Luís é a principal porta de entrada de turistas que vão conhecer outros destinos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e a Chapada das Mesas. Mas o que muitos não sabem é que bem perto da cidade há lugares incríveis para conhecer. E você não precisa fazer grandes deslocamentos ou se preocupar em se hospedar neles, já que é possível visitá-los em um único dia. Pensando nisso, separamos 6 opções de passeios bate volta para fazer saindo de São Luís.
Há destinos para quem gosta de turismo histórico-cultural, cidades ribeirinhas, vilas charmosas e, claro, praias. E o melhor é que você pode escolher a forma de conhecê-los, seja nos passeios organizados pelas agências de turismo locais ou por conta própria. Por isso, ao planejar sua viagem a São Luís, considere incluir ao menos um desses passeios bate volta em seu roteiro.
Bate volta saindo de São Luís
Alcântara
Alcântara é uma charmosa cidade colonial do Maranhão que pode ser conhecida a partir de São Luís. Os passeios de barco que levam os turistas até lá saem do cais da Praia Grande, junto ao centro histórico. Perfeita para quem gosta de turismo cultural e histórico, a cidade tem ruínas bem preservadas que ajudam a contar a história desta que já foi uma das mais ricas do estado, entre os séculos XVIII e XIX.
Ótima opção de passeio bate volta saindo de São Luís, Alcântara também tem belas praias para aproveitar o dia e admirar o pôr do sol. Além disso, tem ótimos restaurantes, boas hospedagens e um centrinho cheio de atrações, entre as construções históricas e museus. A cidade fica a 20 km de São Luís.
Morros
Morros é uma cidade ribeirinha que rende um ótimo passeio bate volta saindo de São Luís. Conhecida como “Paraíso das Águas” ou “Rainha do Munim”, ela fica na margem direita do rio Munim e tem muitos rios, riachos e pequenas cachoeiras. É um ótimo destino para quem gosta de atividades em contato com a natureza. Além disso, tem um centrinho charmoso com igrejas, museus, restaurantes e lojinhas de artesanato.
Por falar nisso, a produção artesanal é um de seus atrativos. É impossível visitar Morros sem levar, ao menos, uma lembrança para casa. Morros fica a 100 km de São Luís, no caminho para os Lençóis Maranhenses.
São José de Ribamar
São José de Ribamar, juntamente com São Luís, é uma das quatro cidades que fazem parte da Upaon Açu. Ela fica a cerca de 40 km da capital maranhense e é um dos destinos religiosos mais visitados do Maranhão. O motivo é que a cidade abriga um dos santuários religiosos mais importantes do Nordeste, com várias construções históricas. As principais são a Igreja Matriz de São José de Ribamar, o Centro Pastoral, o Salão Paroquial, a Casa dos Milagres, a Praça São José, a Concha Acústica, a Cripta (sob a Concha), a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a estátua de São José.
A cidade também tem belas praias, inclusive algumas desertas. O destaque de São José de Ribamar é a praia de Panaquatira, que tem uma extensa faixa de areia, ótima para caminhadas e prática de esportes. O mar é calmo, perfeito para banhos. Além disso, há uma ótima infraestrutura em seu entorno, com restaurantes, quiosques e bares.
Raposa
Raposa é uma opção de passeio bate volta saindo de São Luís para quem não pode seguir até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Lá você encontrará as Fronhas Maranhenses, local conhecido também como Pequenos Lençóis, por sua semelhança com o destino mais famoso do Maranhão. Como Raposa fica na mesma ilha que a capital maranhense, a apenas 30 km, é muito mais fácil visitá-la.
Além disso, a cidade conta com ótimas praias, como a Praia do Carimã, repleta de dunas. Outro lugar belíssimo é a Ilha do Itaputiua, banhada por águas em tons de verde esmeralda e com visual paradisíaco. Para completar, assim como em outros lugares do Maranhão, Raposa tem uma produção artesanal encantadora e você poderá ver de perto o trabalho de suas rendeiras, assim como levar alguma lembrança de viagem.
Primeira Cruz
Primeira Cruz é um município do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Repleta de belezas naturais, a cidade é um dos lugares para conhecer em um passeio bate volta a partir de São Luís, distante 207 km. Ela é procurada, sobretudo, por turistas que buscam um ambiente tranquilo. Entre seus principais atrativos, o grande destaque é a Lagoa do Cassó, que recebeu o apelido de Jericoacoara do Maranhão por ter redes à beira d’água
Além disso, Primeira Cruz tem muitos lugares para a prática de esportes aquáticos, como o stand-up paddle, kitesurf e windsurf. As atividades, geralmente, são promovidas pelas pousadas e agências de turismo da cidade. Mas, mesmo em uma visita rápida, você pode realizá-las.
Ilha do Medo
Também próxima a São Luís, a apenas 6,2 km, a Ilha do Medo é um dos lugares para visitar em um passeio de bate volta. Famosa por suas piscinas naturais, a ilha tem praias belíssimas, perfeitas para quem prefere curtir o mar com tranquilidade. E as belezas naturais do local vão muito além, com cavernas, rochas, dunas, falésias e áreas de mangue. E você pode explorar tudo isso através de trilhas que cortam a Ilha do Medo – trilhas mais fechadas exigem acompanhamento de um guia.
Como a ilha, apesar de ser habitada por algumas famílias, mantém o visual rústico, não tem estrutura turística. Faltam também lugares para se abrigar do sol. Por isso, ao visitá-la é recomendável levar barracas e alimentos. E, caso queira ficar um pouco mais por lá, terá que solicitar autorização dos moradores locais para acampar por lá.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com