Quer saber qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses? Confira nossas dicas e entenda quando ir para este paraíso do litoral nordestino

Quem nunca sonhou em conhecer os Lençóis Maranhenses? Esse paraíso natural do Brasil atrai turistas de todo o mundo e o motivo é a beleza das lagoas de água doce formadas entre as dunas branquinhas, um cenário paradisíaco e único dessa região do Maranhão. Mas, ao planejar viajar para lá, é comum se perguntar qual a melhor época e quando ir para os Lençóis Maranhenses.

Afinal, o que todo turista espera é encontrar as muitas lagoas cheias, com suas águas em tons de azul turquesa e verde esmeralda, para se refrescar e fazer cliques incríveis, não é mesmo? Porém, para que você saiba qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, precisamos te explicar como ocorre a temporada das chuvas, responsáveis, justamente, por encher as centenas de lagoas.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Maior parque de dunas do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares e fica no noroeste do Maranhão,a cerca de 250km da capital São Luís. O destino faz parte da Rota das Emoções, um roteiro turístico criado pelo Sebrae que inclui o Delta do Parnaíba, no Piauí, e Jericoacoara, no Ceará. Nele estão as famosas lagoas de água doce entre dunas, conhecidas apenas como Lençóis Maranhenses.

Você pode conhecer essa região paradisíaca percorrendo a Rota das Emoções ou seguir diretamente para uma das cidades-base do parque – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão – para fazer um dos circuitos que leva até as centenas de lagoas espetaculares. Os principais são: Circuito da Lagoa Azul, Circuito da Lagoa Bonita, Circuito Lagoa das Emendadas, Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha, Circuito Lagoa da Betania, Circuito Lagoa América e Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres.

Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

melhor epoca para visitar os lencois maranhenses

Foto: Divulgação

Mas, então, vamos à nossa pergunta principal: quando ir para os Lençóis Maranhenses? O cerne da questão é a precipitação das chuvas na região, já que é a partir delas que as famosas lagoas se formam no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Isto porque as águas da chuva penetram os lençóis freáticos e o que sobra transborda pelas dunas, formando as várias porções de águas, que ganham tonalidades entre azul turquesa e verde esmeralda, um cenário paradisíaco.

Por isso, é extremamente importante entender qual o período chuvoso e quando as lagoas estarão completas para aproveitar o melhor desse paraíso do nordeste brasileiro. Nesse sentido, vale destacar também que quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficarão as lagoas.

Dessa forma, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é após o período de chuvas, que ocorre, geralmente, de janeiro a maio, com o auge da precipitação em abril e maio. Portanto, se você vai viajar para os Lençóis Maranhenses, dê preferência para os meses de junho, julho e agosto, quando as lagoas estão completamente cheias e os dias com sol são garantidos.

Quem visita os Lençóis Maranhenses a partir de setembro, tem mais dificuldade de encontrar lagoas com profundidade suficiente para fazer mergulhos, já que nesse período elas começam a secar, sobretudo a partir de outubro. Em novembro e dezembro, a maior parte das lagoas está seca e sobram, apenas, as perenes, que são bem raras.

Cabe ressaltar, no entanto, que as chuvas costumam variar a cada ano, tanto em relação à intensidade quanto à extensão do período de precipitação. Por isso, é importante consultar as condições do ano em que se viajará para os Lençóis Maranhenses.

Uma forma é através do site do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão gestor dos parques nacionais brasileiros. Nele, você encontra informações sobre a melhor época para ir até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com fotos comparativas das lagoas em diferentes períodos. Veja, a seguir, qual cenário você encontrará em cada época do ano nos Lençóis Maranhenses:

Junho a agosto, melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses

Para ter certeza de encontrar dias de sol e lagoas cheias entre as dunas branquinhas, escolha viajar para os Lençóis Maranhenses nos meses de junho, julho e agosto. A temperatura média nessa época é de 27ºC e a possibilidade de chuva é bem pequena, principalmente em julho e agosto. Estes dois meses, porém, marcam a alta temporada nos Lençóis Maranhenses, coincidindo com as férias escolares no Brasil em julho e com as férias no Hemisfério Norte, quando mais turistas estrangeiros visitam a região.

Setembro e outubro, tempo seco e menos lagoas para ver

Quem quiser fugir da alta temporada e escolher viajar para os Lençóis Maranhenses em setembro e outubro, não verá chuvas, já que esse é o período mais seco na região. Como consequência, porém, terá mais dificuldade em encontrar lagoas com profundidade para mergulhos. A partir de outubro, somente as lagoas perenes se mantém, as demais secam completamente. Por outro lado, em setembro inicia a temporada de kitesurf, com o aumento dos ventos na região, o que atrai muitos turistas, especialmente para Atins.

Novembro a abril, evite visitar os Lençóis Maranhenses nessa época

Os meses de novembro e dezembro marcam o auge do período de seca no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Portanto, se sua intenção é visitar as lagoas e ver aquele cenário mostrado nas fotos, não viaje para lá nestes dois meses. Caso seu objetivo seja apenas descansar e explorar outros lugares desse cantinho do Maranhão, nossa dica é apostar nos passeios nas praias, sobretudo em Caburé e Atins.

De janeiro a abril, como já dissemos, é o período de chuvas nos Lençóis Maranhenses e quando as lagoas se formam entre as dunas. A maior precipitação ocorre nos meses de abril e maio, por isso, fique atento ao planejar sua viagem para lá nesse período, pois os dias chuvosos podem atrapalhar os passeios às dunas.

Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

São Paulo receberá o maior evento imersivo da Pixar em julho

Artigo anterior

Melhores bares para ir em Porto Alegre

Artigo seguinte

Você pode gostar