Campos do Jordão - Principais pontos turísticos, lugares para ir, passeios e dicas
Descubra os principais pontos turísticos e lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem por Campos do Jordão, com nossas dicas de passeios nesta cidade encantadora da Serra da Mantiqueira, em São Paulo
Campos do Jordão é um dos principais destinos de inverno do Brasil. A cidade mais alta do país fica no topo da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e é conhecida como a Suíça brasileira, tanto por seu clima frio quanto pela arquitetura enxaimel de suas construções.
Durante o mês de julho, quando realiza-se o Festival Internacional de Inverno, Campos do Jordão fica lotada de turistas, que aproveitam as baixas temperaturas para curtir as hospedagens aconchegantes com vistas para as montanhas, perfeitas para viagens românticas, e a ótima gastronomia dos restaurantes locais.
Mas engana-se quem pensa que as atrações de Campos do Jordão se limitam apenas à época mais fria do ano. Apesar de ter um clima mais ameno que em outras partes do país, a cidade é um destino para curtir em qualquer data.
Há muito o que fazer por lá, desde percorrer trilhas e visitar cachoeiras até curtir parques para a diversão da família toda. Além disso, bares e cervejarias garantem a animação para os jovens, enquanto os famosos fondues de chocolate tornam a experiência na cidade irresistível.
E, neste guia, você encontrará dicas preciosas para planejar um roteiro de viagem super bacana por Campos do Jordão, conhecendo seus principais pontos turísticos, passeios e lugares para visitar. Confira!
Pontos turísticos em Campos do Jordão
Viajar para Campos do Jordão é ter a possibilidade de montar roteiros para diferentes perfis, já que seus pontos turísticos são bem diversificados. Eles reúnem arquitetura, história, natureza e belas vistas da região da Serra da Mantiqueira.
Portal de entrada
Um dos primeiros pontos turísticos a se visitar em Campos do Jordão – naturalmente – é sei Portal de Entrada. O local é ponto de parada dos turistas para fotos, uma vez que representa a bela arquitetura enxaimel da cidade. Cartão-postal de Campos do Jordão, o portal foi inaugurado em 1986 e funciona como um centro de atendimento ao turista.
Amantikir
O Parque Amantikir é um dos pontos turísticos de Campos do Jordão para quem gosta de passeios ao ar livre e natureza. Ele fica a cerca de 7 km do centro da cidade e tem 60 mil metros quadrados. O parque tem belos jardins que abrigam mais de 700 espécies de plantas, incluindo um labirinto de arbustos considerado o maior labirinto de grama do Brasil. Além disso, conta com lanchonete, loja de souvenirs e estacionamento. O Amantikir funciona todos os dias, das 9h às 16h, e a entrada é paga.
Vila Capivari
Centro de Campos do Jordão, a Vila Capivari é também um dos lugares mais turísticos e ponto de encontro da cidade. Nela ficam os principais restaurantes, hospedagens e lojas de souvenirs. Além disso, ali fica o Parque Capivari, que é um espaço de lazer com várias atrações, como pedalinho, roda gigante e carrossel. O parque também é o ponto de partida do teleférico, que liga a Vila ao Morro do Elefante.
Morro do Elefante
Por falar nisso, o Morro do Elefante é mais um ponto turístico imperdível em Campos do Jordão. A montanha, que tem um formato que lembra um elefante, possui um mirante a 1.800 metros de altitude com vista panorâmica para a cidade. No desembarque do teleférico em seu topo há um restaurante, uma loja e uma atração imperdível: o passeio de trenó, indicado para os mais radicais. Também é possível subir o Morro do Elefante de carro.
Palácio Boa Vista
Se você prefere pontos turísticos históricos, inclua em seu roteiro por Campos do Jordão o Palácio Boa Vista. Ele fica no bairro Alto da Boa Vista e foi residência oficial dos governadores de São Paulo até se tornar museu. A construção histórica tem mais de 100 cômodos com decoração no estilo inglês Maria Tudor e abriga mais de 1.800 obras do movimento modernista, incluindo produções de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.
Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner oferece duas experiências diferentes em um único lugar: a visita a um museu e o passeio ao ar livre. Isto porque este ponto turístico de Campos do Jordão abriga mais de 100 esculturas espalhadas em meio à mata de araucárias e belos jardins. As obras são da artista polonesa que dá nome ao museu e são belíssimas. O local abriga, ainda, o auditório Cláudio Santoro, palco do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Mosteiro de São João
Mais uma atração histórica de Campos do Jordão, o Mosteiro de São João fica na Vila Abernéssia, em meio a bosques e belos jardins. O local é morada das monjas beneditinas e abre ao público todos os dias, permitindo conhecer o modo de vida delas. Para quem escolhe visitar o local às segundas, sábados e domingos, é possível acompanhar as missas com canto gregoriano. No local há, ainda, uma loja com trabalhos artesanais das monjas.
Lugares para ir em Campos do Jordão
Campos do Jordão fica no interior de São Paulo, no topo da Serra da Mantiqueira, uma região montanhosa com algumas das paisagens mais belas do estado. Como não poderia ser diferente, não faltam lugares incríveis para visitar em Campos do Jordão, principalmente em meio à natureza. Confira alguns deles, a seguir.
Parque Capivari
Como mencionamos, o Parque Capivari é um espaço de lazer no centro de Campos do Jordão que permite acessar um de seus pontos turísticos, o Morro do Elefante. Mas mais do que isto, o local tem várias atrações para aproveitar a qualquer hora do dia, independente de sua idade. A mais famosa é o teleférico, mas há também a roda-gigante, o carrossel e o pedalinho no lago, entre outras.
Bosque do Silêncio
Um lugar para se conectar com a natureza, o Bosque do Silêncio ocupa uma área com mais de 100 mil metros quadrados repleta de plantas e belos jardins. O parque tem mais de 2 mil metros de trilhas entre os bosques. Além disso, possui uma ótima infraestrutura turística, com atrações como paintball, arvorismo adulto e infantil, tirolesa e mini-golf. No local, você encontrará, ainda, um café e uma choperia Baden Baden.
Ducha de Prata
A Ducha de Prata é uma das atrações turísticas mais famosas de Campos de Jordão. Trata-se de um espaço com quedas d’água artificiais, formadas pela canalização das águas do represamento do Ribeirão das Perdizes, e plataformas de madeira. Ela fica no bairro Vila Inglesa e tem entrada gratuita todos os dias. A atração conta, ainda, com uma loja de souvenirs e atividades radicais pagas à parte, como tirolesa, arvorismo e arco e flecha.
Parque Estadual Campos do Jordão – Horto Florestal
O Horto Florestal é um dos parques mais conhecidos de Campos do Jordão e um dos lugares para incluir em seu roteiro. Oficialmente Parque Estadual Campos do Jordão, o local tem trilhas de diferentes dificuldades, lago com pedalinhos, um riacho e amplos gramados para piqueniques.
Parque da Floresta Encantada
Uma ótima opção para quem viaja a Campos do Jordão em família, o Parque Floresta Encantada é um lugar temático, com atrações lúdicas em meio à natureza. Lá, as casas têm inspiração em contos infantis, com decorações que lembram, por exemplo, a casa das Bruxas, dos Gnomos, dos Coelhos, da Branca de Neve e dos Anjos. O parque tem, ainda, um lago, um playground e área para piquenique.
O que fazer em Campos do Jordão: passeios
Há muitos passeios interessantes para fazer em Campos do Jordão, seja de carro, a pé, de bondinho ou, até mesmo, de Maria Fumaça. Trilhas em meio à natureza exuberante da Serra da Mantiqueira, tours pelos cenários únicos da cidade charmosa e parques de diversões são alguns deles. Veja só!
Passeio de Bondinho
Um dos passeios mais tradicionais da cidade, o bondinho de Campos do Jordão é uma atração para turistas de todas as idades. O bondinho de quase 100 anos sai de hora em hora da Estação Emílio Ribas e percorre parte da cidade. Ele usa os trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que foi criada por médicos, para transportar pacientes que visitavam a cidade. O tour dura de 30 a 45 minutos.
Maria Fumaça de Campos do Jordão
Outra atração icônica de Campos do Jordão, a Maria Fumaça está entre os passeios preferidos pelas crianças. O trem parte da Vila Capivari e vai até a Vila Abernéssia, percorrendo cerca de quatro quilômetros em meia hora. Durante o trajeto, é possível avistar pontos turísticos importantes da cidade, com um guia falando sobre cada um deles. A Maria Fumaça faz o trajeto com velocidade máxima de 20 quilômetros por hora, o que permite apreciar a vista com tranquilidade.
Parque Tarundu
Outra opção de passeio em Campos do Jordão, o Parque Tarandu oferece uma série de atividades para diferentes perfis e idades. Lá é possível, por exemplo, patinar no gelo, praticar arco e flecha e passear de charrete ou cavalo. Além disso, o parque tem boia cross, arvorismo, bungee trampolim e uma tirolesa com 800 metros de extensão. Ele fica no bairro Alto Lajeado e tem, no total, 25 atrações. Para mais informações, consulte o site do
Passeio ao Pico do Itapeva
O Pico do Itapeva é o destino de um dos passeios mais famosos de Campos do Jordão. Localizado a cerca de 14 km do centro da cidade, o pico fica a mais de 2 mil metros de altitude e oferece uma vista panorâmica do Vale do Paraíba e de diversos pontos da Serra da Mantiqueira. No local há um mirante, uma cafeteria e um lavandário.
Dicas de viagem em Campos do Jordão
Campos do Jordão é o principal destino de inverno de São Paulo, mas também atrai turistas de todo o Brasil e do mundo. E não é difícil chegar até lá, já que a cidade fica a apenas 2 horas da capital paulista e de seus aeroportos – um deles, o maior do país. O Aeroporto Internacional de São Paulo (Gru Airport), em Guarulhos, fica a 160 km e é a melhor opção para chegar até lá pela via aérea.
Do aeroporto, é possível seguir para o destino de carro alugado, transfer ou ônibus. Porém, de ônibus é necessário ir até o Terminal Rodoviário do Tietê para embarcar em uma das viações que vão até Campos do Jordão.
De carro, o trajeto pode ser feito pelas rodovias Ayrton Senna ou Presidente Dutra, a partir de São Paulo, até o trecho de serra, que é feito pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123). Ela é uma estrada sinuosa em alguns trechos, mas em ótima conservação e a continuação natural da Rodovia Carvalho Pinto/Ayrton Senna.
Para quem vem do Rio de Janeiro, é possível chegar em Campos do Jordão tanto de carro quanto de ônibus. De carro, o principal acesso é a Rodovia Presidente Dutra, no km 118. Também é possível seguir para a cidade a partir de Santo Antônio do Pinhal (SP-050) e do sul de Minas Gerais (MG-383).
Uma dica importante ao viajar para Campos do Jordão é, se possível, ir para lá de carro, já que boa parte dos passeios são distantes do centro turístico da cidade, que não tem transporte público. Lá até existe oferta de carros por aplicativo, mas não com garantia de se conseguir chegar aos pontos turísticos mais distantes. Portanto, o carro pode tornar sua experiência melhor.
Melhor época para ir em Campos do Jordão
Inegavelmente, Campos do Jordão é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil. Porém, seus encantos não se limitam à época mais fria do ano e há algumas particularidades a se considerar ao planejar a viagem para lá.
Primeiro, a alta temporada ocorre, justamente, no inverno, sobretudo no mês de julho. É quando acontece o Festival Internacional de Inverno, o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina. Portanto, se viajar nesse período, saiba que o fluxo de turistas será maior na cidade. Além disso, os preços das hospedagens e serviços turísticos costumam ser mais altos.
No entanto, o inverno é também a época mais seca em Campos do Jordão, quando chove menos e há maior possibilidade de se fazer passeios ao ar livre. Porém, prepare-se para o frio, já que as temperaturas chegam perto de 0ºC. Inclusive, há dias em que ocorrem geadas e formação de gelo sobre plantas e outras superfícies. O cenário ideal para curtir as pousadas e hotéis aconchegantes de Campos do Jordão.
Se quiser fugir da alta temporada, o outono também oferece temperaturas amenas e belas paisagens para quem quer curtir a cidade ainda com características europeias. A temperatura varia entre 10ºC e 20ºC e o clima costuma ser seco, sem chuvas. Campos do Jordão fica coberta de folhas de plátano alaranjadas neste período, com cenários lindíssimos em seus parques.
Já no verão e na primavera, a cidade da Serra da Mantiqueira mantém temperaturas agradáveis, devido à altitude, não passando dos 23ºC em janeiro, por exemplo. Estas são épocas ótimas para quem quer visitar Campos do Jordão sem gastar muito pois, como são a baixa temporada, os preços costumam ser mais acessíveis.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com