Há muitos lugares para visitar na Serra da Mantiqueira. Conheça as cidades apaixonantes desta região, que vão te conquistar tanto pela beleza natural quanto pela tranquilidade

As cidades da Serra da Mantiqueira no interior de Minas Gerais guardam cenários impressionantes, em meio à natureza exuberante e o clima acolhedor do interior mineiro. 

Há muitas cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira, perfeitas para quem procura por tranquilidade, belas paisagens e atividades de ecoturismo. 

Leia também » 100 lugares para viajar no Brasil em 2021

Os diversos picos espalhados pela região proporcionam, além de vistas de tirar o fôlego, momentos de paz e contemplação. As muitas cachoeiras são perfeitas para banhos relaxantes e diversão em família. 

A região das Terras Altas da Mantiqueira tem destinos incríveis para conhecer. Que tal programar uma viagem para uma das cidades desse cantinho do interior mineiro?

Para te ajudar a saber o que visitar na Serra da Mantiqueira, preparamos este post especial. Confira, a seguir, uma lista com as cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira. 

Lista das cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira

Há muitos lugares maravilhosos para visitar na Serra da Mantiqueira. Mas aqui queremos te mostrar as cidades apaixonantes, que vão te conquistar tanto pela beleza natural quanto pela tranquilidade. 

Em comum, todas têm aquele clima de interior mineiro, onde pode-se ter certeza de encontrar uma gastronomia deliciosa, com um bom queijinho e doce de leite, e um povo para lá de acolhedor, sempre pronto para uma boa prosa.

Aiuruoca

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Mauricio Oliveira

As cachoeiras de Aiuruoca são belíssimas e ótimas para banho. Mas prepare-se para águas extremamente geladas. Ao visitar Aiuruoca, além das quedas d’água, você encontrará muitas piscinas naturais. 

Localizada a 980 metros de altitude, a cidade da Serra da Mantiqueira é banhada por rios e cercada por montanhas, vales e bosques. 

Um dos principais pontos turísticos é o Pico do Papagaio, a 2.293 metros de altitude. Ele pode ser visitado a partir de várias trilhas que levam ao topo. Há, inclusive, uma que pode ser percorrida a cavalo, mas é necessário acompanhamento de um guia local. 

Basicamente, as atrações de Aiuruoca estão divididas em duas regiões: o Vale dos Garcias e o Vale do Matutu. No primeiro, ficam a Cachoeira dos Garcias, a Prainha, o Lajeado e o Poço Joaquim Bernardo.

Já no segundo, você encontrará a Cachoeira do Deus me Livre, a Cachoeira dos Macacos, a Cachoeira das Fadas e o Pocinho. 

A cidade é uma ótima opção de viagem para quem curte ecoturismo. Há passeios de quadriciclo, mountain bike e off road nas muitas trilhas que levam às cachoeiras. 

Pedralva

Foto: Divulgação

Pedralva é uma cidade pacata do sul de Minas encravada na Serra da Mantiqueira. O clima de interior mineiro reina no local que, além de muita hospitalidade, oferece cenários incríveis em meio à natureza.

A cidade de Pedralva é um ótimo destino para quem curte ecoturismo e atividades radicais, como escalada e voo livre.

Entre os principais atrativos de Pedralva, destacam-se a Gruta do Badulaque, com pinturas rupestres, o Pedrão e a Pedra Branca. Esta última é um grande maciço rochoso de 1847 metros de altitude cercado por mata nativa e muitos paredões. 

Pedra Branca, em Pedralva, é muito procurada para a prática de montanhismo e para viajantes que curtem acampar. Em seu cume, a paisagem é de tirar o fôlego. É possível avistar várias cidades vizinhas. 

Alagoa

Foto: Divulgação

Uma das cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira, Alagoa encanta pelas belezas naturais e conquista pela gastronomia, com seus queijos artesanais.

Alagoa fica na Área de Preservação Ambiental Federal Serra da Mantiqueira e no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Ou seja, há muitas trilhas, cachoeiras e montanhas para conhecer em Alagoa. 

Para quem gosta de altura, o lugar mais famoso é o Pico do Santo Agostinho, ou Pico do Garrafão, que tem 2.300 metros de altitude. Há, ainda, o Pico da Mitra, localizado entre Alagoa e Bocaina de Minas, com 2.100 mil metros de altitude. Além da Serra do Condado, que chega a 1.800 metros de altitude e tem uma rampa para saltos de paraglider e asa-delta.  

Já para quem quer se refrescar, a Cachoeira do Zé Pena é uma ótima pedida, com piscinas naturais e uma espécie de escorregador natural. É possível, ainda, praticar bóia-cross nas Corredeiras do Itaoca, a 5 km de Alagoa. 

Gonçalves

Foto: Divulgação

Com pouco mais de 4 mil habitantes, Gonçalves é uma das mais charmosas cidades da Serra da Mantiqueira. O centro da cidade se resume à praça principal e sua igreja, ateliês de arte e artesanato, algumas lojinhas e restaurantes. 

Mas, apesar de ser pequena em população, Gonçalves é imensa quando falamos em lugares para curtir a natureza. 

As belezas de Gonçalves incluem quedas d’água impressionantes. Destacam-se a Cachoeira das Andorinhas, a Cachoeira do Cruzeiro, a Cachoeira dos Henriques, a Cachoeira do Retiro, a Cachoeira Sete Quedas, a Cachoeira das Bromélias e a Cachoeira do Simão. 

Há também muitas trilhas para percorrer a pé, de bicicleta ou a cavalo, que levam a mirantes incríveis. Entre elas, estão a Trilha da Pedra do Forno, a Trilha da Pedra Chanfrada, a Trilha da Pedra do Cruzeiro, a Trilha da Pedra do Barnabé e a Trilha do Mirante do Serrano.

Tudo isso faz de Gonçalves um destino perfeito tanto para quem busca sossego e tranquilidade como para quem ama praticar ecoturismo. 

Marmelópolis

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação

A cidade de Marmelópolis fica a 1.277 metros de altitude e tem como principal característica o clima frio da serra. Por falar nisso, o município integra a Área de Preservação Ambiental da Serra da Mantiqueira.

Ao visitar Marmelópolis, você encontrará muitas montanhas que revelam vistas impressionantes. Por isso, ao programar uma viagem para Marmelópolis, inclua em seu roteiro um dos picos mais altos da cidade: Itaguaré, Pedra da Bandeira, Pedra Redonda, Pedra Montada, Pico do Marinzinho e Pico dos Marins. 

Além disso, não deixe de conhecer uma de suas lindas cachoeiras. A Cachoeira dos Padres, por exemplo, é um complexo com 3 quedas d’água com ótima estrutura para receber os visitantes e fácil acesso. Há, ainda, a Cachoeira Santo Isidoro, a Cachoeira dos Martins, a Cachoeira do Cubatão, a Cachoeira do Jacu, a Cachoeira São Bento e a Cachoeira Santa Bárbara.

Passa Quatro

Foto: Divulgação

Destino para quem curte natureza, cultura, história e, claro, a boa comida mineira. Passa Quatro é uma das cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira.

O Museu Brasil Nota 10 garante um ótimo passeio histórico-cultural. O local reúne maquetes de cenários históricos do Brasil nos períodos de Colônia, Império e República. O mais interessante é que a reprodução dos cenários é feita por crianças que, também, atuam como guias do museu.

Outro passeio cultural pode ser feito a bordo do Trem da Serra da Mantiqueira, que parte da estação central de Passa Quatro em direção a Coronel Fulgêncio.

Agora, se o que você procura é contato com a natureza deslumbrante da Serra da Mantiqueira em Passa Quatro, visite a Floresta Nacional de Passa Quatro. Além disso, conheça a Cachoeira da Gomeira e aventure-se na Travessia da Serra Fina.

Carvalhos

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação

Com cerca de 70 cachoeiras e quase 400 km de trilhas, Carvalhos é mais uma opção para quem curte ecoturismo. A cidade, em si, é pequena e bem no estilo do interior de Minas.

Encravada na Serra da Mantiqueira, Carvalhos surpreende pelas belas paisagens e conquista pelo sossego. 

A queda d’água mais famosa da cidade é a Cachoeira da Estiva, com 70 metros de altura. Destacam-se, também, a Cachoeira dos Franceses e a Cachoeira da Prainha. 

Outro ponto turístico de Carvalhos é o Pico do Muquém, a 1800 metros acima do nível do mar e com uma vista deslumbrante. Ao lado do Pico do Calambau e do Pico Três Irmãos, forma a Serra dos Três Irmãos. 

Cristina

Foto: Divulgação

Há muitas belezas naturais em Cristina, a Cidade da Imperatriz. Não faltam cachoeiras, montanhas e muito verde para surpreender quem ama ecoturismo. 

Do alto dos picos espalhados pela cidade da Serra da Mantiqueira, é possível avistar paisagens deslumbrantes. Um exemplo é o Complexo da Pedra Flutuante, acessível através de trilhas.

Cristina é famosa também por seu café especial, cultivado em locais altos. Ponto de parada obrigatória para quem visita a cidade, a Fazenda Transwall é oferece um tour para conhecer todos os processos de produção, desde a colheita até o café na xícara para ser saboreado.

Há outras fazendas que também podem ser visitadas, como a Fazenda Santo Antônio, Torrefação e Trader Sertãozinho e o Sítio São Sebastião.

Vale a pena observar o centro da cidade e visitar o Museu do Trem, que conta a história de Cristina através do desenvolvimento da malha ferroviária. 

Bueno Brandão

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação

Antes chamada de Bom Jesus do Ribeirão das Antas, Bom Jesus da Pedra Fria e Campo Místico, a cidade de Bueno Brandão é cheia de cachoeiras e lugares lindos para conhecer.

São cerca de 65 cachoeiras e muitas trilhas para percorrer entre montanhas e vales. Ótima para banho, a Cachoeira do Luís tem duas quedas paralelas e pequenos poços para banhos. A Cachoeira Santa Rita tem 18 metros de altura e um poço raso com prainha. Enquanto a Cachoeira do Mergulho tem uma gruta embaixo da queda d’água. 

Ao conhecer Bueno Brandão, não deixe de fazer um dos passeios pelas belezas naturais, como a Trilha da Pedra Fria, o Mirante da Pedra do Amor e o Vale das Furnas. 

A culinária também é um dos pontos turísticos de lá. Queijos dos mais variados tipos são produzidos e comercializados na cidade. O café é dos mais especiais, vale a pena experimentar os cafés Ouro Minas, Cafundó de Minas e Campo Místico. E a cachaça não pode ficar de fora do tour gastronômico desta cidade da Serra da Mantiqueira.

Monte Verde

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação Rosanetur

Gosta de frio e quer curtir dias de descanso em um lugar charmoso e acolhedor? Então, vá para Monte Verde, distrito da cidade mineira de Camanducaia.

Localizada a 1.600 metros de altitude, Monte Verde tem clima frio o ano todo, ideal para passeios em suas ruas cercadas de casarões com arquitetura em estilo europeu. Ao visitar Monte Verde, você se sentirá na Europa.

Além disso, esta cidade apaixonante para visitar na Serra da Mantiqueira tem parques, trilhas e paisagens de tirar o fôlego. Assim como atrações bem especiais, como uma pista de patinação no gelo e o Ice Bar Monte Verde, um bar de gelo com temperatura interior de até -20ºC. 

Delfim Moreira

cidades da Serra da Mantiqueira

Foto: Divulgação

Apesar de pequena, a cidade de Delfim Moreira tem muitos encantos e opções de lazer, entre cachoeiras, trilhas, mirantes e fazendas para conhecer.

O Pico dos Marins é um dos passeios mais famosos desta cidade da Serra da Mantiqueira. Feito através de trilhas, o caminho até o Pico dos Marins passa pelo Morro Careca. Ao chegar ao topo do pico, a paisagem é deslumbrante: é possível avistar várias cidades do entorno, incluindo a Cúpula da Basílica de Aparecida do Norte.

Entre as cachoeiras que podem ser visitadas em Delfim Moreira, vale a pena conhecer a Cachoeira do Itagyba, que fica dentro de um parque de mesmo nome. São duas quedas d’água, a maior com 40 metros de altura. 

Há muitas cidades apaixonantes para visitar na Serra da Mantiqueira. Cada uma com seu encanto e muitas belezas naturais. Portanto, não perca mais tempo e programe já sua viagem para estes lugares incríveis.

Leia também:

» Trem turístico vai ligar Minas Gerais e Rio de Janeiro
» Lugares para conhecer em Ouro Preto
» Descubra os lugares onde gravaram a novela Espelho da Vida
» 30 cidades coloniais no Brasil que você precisa conhecer

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Ganhe R$ 350 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Reserve passagens aéreas com até 40% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Piscina com mirante é atração imperdível em Brotas

Artigo anterior

Parque Histórico de Carambeí, um pedaço da Holanda no Paraná

Artigo seguinte

Você pode gostar