Conheça os maravilhosos cenotes da Península de Yucatán no México
O México abriga diversas belezas naturais que atraem milhares de turistas todos os anos. A
Os cenotes são piscinas naturais recorrentes de um fenômeno natural onde as camadas de rochas calcárias vão se deteriorando com o tempo revelando um mundo subterrâneo com água fresca, filtradas que pela terra que as tornam tão límpida e pura que é possível olhar diversos peixes. Originada do vocabulário maia (Dzonot), a palavra cenote era sagrada para eles. O local que era a principal fonte de água doce na Era Pré-colombiana também foi considerado um santuário pelos maias. Eles acreditavam que os enormes buracos fossem verdadeiros portais de comunicação com os seus deuses.
Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, todos igualmente belos, mas cada um com sua particularidade. Entre os diversos ‘buracos’ existentes na região, o mais famoso é o de Ik Kil. Localizado no parque de mesmo nome, próximo a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá, ele impressiona por seu tamanho e beleza singular. O enorme buraco encanta ainda mais por suas águas incrivelmente cristalinas. Situado a 26 metros abaixo do nível do solo, o cenote possui 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade. Suas paredes rochosas são formadas por uma exuberante vegetação verde que emoldura o poço e dá um charme ainda maior ao local.
Conheça alguns dos mais belos cenotes espalhados na Península de Yucatán:
Cenote Ik-kil
Cenote Samula
Cenote Dzitnup
Cenote Yokdzonot
Cenote Zací
Leia também:
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com