Destinos totalmente fora do óbvio: 5 atrações incríveis para conhecer no Piauí
Repleto de cenários privilegiados pela natureza, o Piauí tem atrações incríveis em destinos que rendem roteiros fora do óbvio e totalmente surpreendentes
Procurando alternativas de destinos para conhecer em suas próximas férias que fujam dos roteiros mais tradicionais do Brasil? Experimente conhecer o Piauí e suas belezas pouco exploradas. Repleto de cenários surpreendentes, o estado abriga alguns dos parques nacionais mais incríveis do país. Perfeitos para quem quer se conectar com a natureza, eles também são uma ótima alternativa para a prática de esportes radicais.
Apesar disso, estes locais ainda são considerados destinos totalmente fora do óbvio, justamente por não estarem entre os mais badalados do país. No entanto, guardam algumas das atrações mais incríveis do Piauí. Praias desertas, cachoeiras, montanhas e formações rochosas que parecem ter sido esculpidas à mão são alguns dos lugares que você encontrará por lá. Confira mais detalhes, a seguir.
Destinos fora do óbvio para conhecer no Piauí
O Piauí não costuma ser a primeira opção quando pensamos em
Parque Estadual Cânion do Rio Poty
Se você quer viajar para um lugar que ofereça várias atrações, o Cânion do Rio Poty é um dos melhores para conhecer no Piauí. Ele é um verdadeiro paraíso no meio do sertão nordestino, sem nenhum exagero. Lá você encontrará o rio Poty, cachoeiras, fendas geológicas, arte rupestre e lugares perfeitos para praticar esportes radicais. O mais curioso, no entanto, é que apesar de tudo isso, o Parque Estadual Cânion do Rio Poty ainda é pouco conhecido pelos brasileiros.
Portanto, se você quer sair do óbvio e visitar um lugar cheio de atrações incríveis, vale a pena incluir esse destino do Piauí em seus planos. O Cânion do Rio Poty fica na serra da Ibiapaba, próximo à divisa com o Ceará, em Buriti dos Montes, a cerca de 230 km da capital Teresina. Para chegar até o parque, é possível seguir tanto por Juazeiro do Piauí quanto por Castelo do Piauí, sendo este último a melhor opção.
Parque Nacional Serra da Capivara
Com certeza, você já ouviu falar do Parque Nacional da Serra da Capivara, mas talvez não o tenha considerado como um destino de viagem. Mas este é um grande equívoco, já que ele é uma das atrações incríveis para conhecer no Piauí por vários motivos. Para começar, é o lugar perfeito para combinar o ecoturismo ao turismo histórico-cultural, já que guarda sítios arqueológicos e pinturas rupestres em meio a cenários naturais surpreendentes.
Mas não é só isso. Lá você encontrará montanhas grandiosas e muitas formações rochosas incríveis, perfeitas para a prática de esportes radicais. Uma unidade de conservação no sudeste do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara é considerado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade por guardar os mais antigos vestígios da ocupação humana na América do Sul. E você pode vê-los através de várias trilhas agrupadas em três circuitos: o Baixão da Pedra Furada, o Circuito do Desfiladeiro da Capivara e o Circuito Baixão das Andorinhas.
Parque Nacional de Sete Cidades
Imagina visitar um lugar em que agrupações rochosas parecem diferentes cidades de pedras. Isso é possível no Parque Nacional de Sete Cidades, um dos destinos fora do óbvio que merecem uma visita no Piauí. Localizado na região norte do estado, o parque é uma unidade de conservação que fica na área de transição entre o cerrado e a caatinga. Famoso por suas cidades ilusórias, com monumentos incrivelmente semelhantes com a realidade, o lugar é famoso no estado, mas pouco conhecido no Brasil.
Ou seja, é a alternativa perfeita para quem está procurando uma alternativa de viagem fora do óbvio no Piauí. Em seus 36 quilômetros de proteção integral à natureza, há sete cidades imaginárias que correspondem a sete grupos de formações rochosas. Todas elas foram esculpidas com a ação do tempo. Além disso, abrigam cachoeiras, piscinas naturais e muitos olhos d’água. O Parque Nacional de Sete Cidades fica a 130 quilômetros de Parnaíba e a 180 km de Teresina.
Parque Nacional da Serra das Confusões
O Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior reserva de caatinga do Brasil. Só por esse dado já dá para se ter uma ideia do quanto este é um lugar especial para conhecer no Piauí, sobretudo se você ama ecoturismo. Mas não para por aí. Ele também é o maior parque do estado, ocupando uma área de mais de 800 mil metros quadrados na região da Serra Vermelha, o maior do Nordeste e o sexto maior em extensão do Brasil.
Mas apesar de ter sido criado em 1998, só foi aberto para visitação em 2015. E isto explica o fato de o parque não estar entre os destinos turísticos mais famosos do Piauí. Porém, a verdade é que o Parque Nacional da Serra das Confusões tem atrações incríveis que merecem ser descobertas, entre formações rochosas, grutas, cavernas e sítios arqueológicos. Além disso, tem paisagens extremamente preservadas, com vegetação quase intocada, onde vivem tamanduás-bandeira, tatus canastra, onças pintadas, entre outros animais.
Delta do Parnaíba
Pode até parecer que, por ser um lugar um pouco mais conhecido, o Delta do Parnaíba não devesse estar nesta lista de destinos fora do óbvio no Piauí. Mas a verdade é que muitos turistas vão até essa parte do estado como parte da
O Delta do Parnaíba é o único delta das Américas, em que o rio desemboca em mar aberto, e o terceiro maior do mundo, atrás somente dos deltas dos rios Nilo (África) e MeKong (Vietnã). Ele é composto por vários canais que se originam das águas do Rio Parnaíba no encontro com o mar, formando várias ilhas. Próximo à divisa com o Maranhão, o Delta do Parnaíba recebe visitas através de passeios de barco que percorrem a região, levando a igarapés, ilhas e um verdadeiro santuário ecológico, onde vivem várias espécies de animais e plantas.
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com