Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba

Atualizada em:

Quer saber qual é a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba? Confira nossas dicas sobre o clima na região e quando ir para este destino incrível do Nordeste brasileiro

Um dos cenários mais belos do litoral nordestino, o Delta do Parnaíba é daqueles lugares para se visitar ao menos uma vez na vida. Localizado entre o Piauí e o Maranhão, ele é um tipo de foz, onde o Rio Parnaíba desemboca no mar através de vários braços, formando inúmeras ilhas e paisagens incríveis. Nele, é possível visitar mangues, nadar em lagoas, percorrer dunas e curtir praias paradisíacas.

Mas como em qualquer viagem, para poder aproveitar bem o destino, é preciso saber qual a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba. E é justamente isto que vamos explicar neste post. Essa região do Nordeste tem duas estações bem definidas e, em cada uma delas, você encontrará um cenário diferente. Porém, quando falamos do Delta do Parnaíba há mais particularidades a serem observadas, e você vai entender mais a seguir.

O que é o Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba
Foto: Gabriel P. Silva/Wikimedia Commons

Antes, no entanto, vamos falar mais sobre o que é o Delta do Parnaíba. Ele é o único delta das Américas em que o rio desemboca em mar aberto, e o terceiro maior do mundo, atrás somente dos deltas dos rios Nilo (África) e MeKong (Vietnã). De forma bem simplificada, um delta se forma quando a foz de um rio se abre em vários canais, formando ilhas, até desaguar no mar. Outros deltas brasileiros, por exemplo, são o do Amazonas, entre o Pará e o Amapá, e o do Jacuí, no Rio Grande do Sul.

O Delta do Parnaíba, especificamente, fica entre os estados do Maranhão e Piauí, e faz parte do roteiro turístico Rota das Emoções, que também engloba o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

A porta de entrada para esta região é a cidade de Parnaíba, de onde saem os passeios que percorrem os vários canais do Rio Parnaíba. Eles formam várias ilhas e igarapés, com a forma de uma mão aberta, sendo que cada “dedo” recebe um nome. São eles: Barra da Melancieira, Barra das Canárias, Barra do Igaraçu, Barra do Caju e Barra de Tutóia. Entre os canais há um verdadeiro santuário ecológico, onde vivem várias espécies de animais e plantas. 

Melhor época para ir ao Delta do Parnaíba

Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba
Foto: Allef Franco/Wikimedia Commons

De forma geral, existem duas épocas bem demarcadas nessa região do Nordeste brasileiro: a seca, que vai de junho a dezembro, e a chuvosa, que se estende de fevereiro a maio. Os meses mais chuvosos costumam ser março e abril, quando a precipitação ultrapassa os 300 mm, mas fevereiro e maio também costumam ter um bom volume de chuvas, com média de 250 mm. Por outro lado, os meses mais secos são julho e dezembro, com menos de 50 mm de chuva.

Por isso, quando falamos da melhor época para visitar o Delta do Parnaíba, a resposta mais comum e certeira é entre maio e agosto. Passadas as chuvas, é neste período que canais estão mais cheios e suas águas cristalinas. Além disso, o clima fica mais firme e o calor já não é tão intenso. Mas também é possível aproveitar bem os dias no Delta do Parnaíba nos meses de dezembro e janeiro, quando ainda não há muita chuva, coincidindo com as férias escolares. 

As temperaturas no Delta do Parnaíba são relativamente estáveis durante o ano todo, com mínimas em torno de 22ºC e máximas próximas de 30ºC. E, apesar de o verão ter as temperaturas mais altas, o calor nesta época é amenizado pelos ventos fortes.

Quando visitar o Delta do Parnaíba

Kitesurf
Foto: BGK Pousada

Mas quando falamos na melhor época para visitar o Delta do Parnaíba, temos que considerar outras particularidades da região e o objetivo da viagem. Por isso, fazer uma análise além dos períodos de seca ou chuva é essencial para que você aproveite este destino nordestino.

Por exemplo, se o que você quer é ver os canais cheios, viaje entre maio e setembro. Como mencionamos, essa é a época logo após o período chuvoso e, por isso, o nível das águas é bem alto. Já para quem pratica kitesurf e windsurf, a melhor época para visitar o Delta do Parnaíba é de agosto a dezembro, quando os ventos sopram mais forte na região. Essa é a alta temporada dos velejadores nessa parte do Nordeste. 

Há quem prefira conciliar a viagem para o Delta do Parnaíba com as comemorações juninas. Neste caso, vale a pena viajar para lá nos meses de junho e julho. É possível, inclusive, combinar a ida ao Delta do Parnaíba com um período de estadia em São Luís, no Maranhão, onde as festas juninas são fantásticas.

Se você decidir visitar o Delta do Parnaíba dentro da Rota das Emoções, observe também o melhor período para conhecer os outros dois destinos. Se quiser ver as lagoas dos Lençóis Maranhenses cheias, os meses de junho e agosto são os melhores. Em agosto também é a época ideal para ver o pôr do sol no meio da Pedra Furada, em Jericoacoara, um verdadeiro espetáculo.

Alta temporada

Melhor época para visitar o Delta do Parnaíba
Foto: Guia Mundo

A época com mais fluxo de turistas no Delta do Parnaíba, assim como em outros destinos nordestinos, é no período de férias escolares, em julho, dezembro e janeiro. Os feriados prolongados também costumam ser bem cheios por lá, sobretudo por moradores de cidades próximas. Além disso, o Réveillon também atrai muitos turistas para essa região.

Nesses períodos, o preço das hospedagens e serviços também costumam subir. Por isso, se você quiser economizar e evitar encontrar o destino cheio, dê preferência por viajar para o Delta do Parnaíba em outras épocas do ano.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima