Lençóis Piauienses: onde fica, como chegar e o que fazer

Atualizada em:

Um destino apaixonante e perfeito para os amantes de piscinas naturais e lagoas cristalinas no Piauí: conheça os Lençóis Piauiense, no Delta do Parnaíba

Areia branquinha, dunas que chegam até 70 m de altura e piscinas naturais. Este é o cenário paradisíaco que encontramos nos Lençóis Piauienses. Localizado no município de Ilha Grande, no Piauí, o lugar tem grande potencial de se tornar um queridinho para os amantes de viagens por dois motivos: paisagens lindas e acesso gratuito!

A região é próxima do centro da cidade de Ilha Grande, e se trata de um destino de preservação ambiental. Lá existem várias espécies da fauna e flora, como garças e corujas, e plantas como as lindíssimas palmeiras. 

Confira todas as informações que você precisa para ter para planejar sua viagem para os Lençóis Piauienses – onde ele fica localizado, como chegar até lá e dicas do que fazer:

Lençóis Piauienses: onde fica

ilha do caju delta do parnaíba
Foto: Chico Rasta / Wikimedia Commons

Como falamos, os Lençóis Piauienses ficam localizados em Ilha Grande, um pequeno município com população estimada de apenas 9.457 habitantes. A paisagem se estende até a cidade de Luís Correia, um dos pontos turísticos mais visitados do Piauí. A partir deste ponto, é possível acessar, também, a Lagoa do Tibas, que é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas em meio às dunas de areia.

Lençóis Piauienses: como chegar

Lençóis Piauienses
Foto: Chico Rasta / Wikimedia Commons

Para os viajantes que não moram na região, o melhor trajeto até os lençóis é ir até o município de Parnaíba e alugar um carro ou pegar um ônibus com destino a Ilha Grande. O trajeto leva, em média, 20 minutos.

Ao chegar no centro da cidade o caminho se torna mais fácil, você pode chegar aos Lençóis Piauiense com a ajuda de um GPS ou dos moradores. É recomendado que esse trajeto seja feito a pé, já que as paisagens são fenomenais e podem render várias fotos!

Lençóis Piauienses: o que fazer

ilha do caju delta do parnaíba
Foto: Danielle Pereira / Flickr

Apesar de ser um lugar com um movimento menor do que grandes centros turísticos, a cidade já é preparada para receber os viajantes. 

Lá é possível fazer passeios de bugue ou quadriciclo em meio às dunas, alguns com duração de até 3 horas. Você pode também se aventurar no sandboard, prática de descer os morros de areia em cima de uma prancha, e o famoso “skibunda”, onde você senta em uma prancha e desliza pelas dunas até mergulhar nas lagoas. 

Para os aventureiros e amantes da natureza, existem as trilhas, também. E após uma caminhada pelos lençóis, a Lagoa do Amor e as outras piscinas naturais oferecem águas fresquinhas com acesso a banho.

Na parte da noite, um programa apaixonante é observar a lua, que reflete sua luz nas lagoas dos lençóis. Outra opção é o safári noturno, para os corajosos, que levam os turistas em uma caminhada pelas dunas e pela mata, podem observar um pouco da rica imensidão da fauna e flora piauiense. 

Confira também: Lugares para viajar no Brasil: 20 lugares que você precisa conhecer antes de morrer

Podemos ver que os Lençóis Piauienses é um ponto turístico completo e apaixonante, mas que ainda não caiu nas graças do público. E você? Já está pensando na sua viagem dos sonhos para as dunas do Piauí?

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima