Faça um tour pelas principais igrejas do Centro Histórico de São Luís

Atualizada em:

Vai visitar a capital do Maranhão? Confira quais são as principais igrejas para visitar em um tour pelo Centro Histórico de São Luís

É impossível ir a São Luís e não realizar um tour em seu Centro Histórico. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o local tem um conjunto arquitetônico magnífico, com mais de 3.500 construções históricas. E, entre elas, destacam-se as várias igrejas belíssimas, que impressionam tanto por seus exteriores quanto pelos interiores ricos em detalhes.

As construções centenárias não só retratam a história da igreja católica na capital do Maranhão como da própria cidade. Algumas delas, inclusive, sofreram com a invasão holandesa, entre 1640 e 1644. Outras estão entre as mais antigas do Brasil. Por isso, são lugares incríveis para quem quer conhecer mais sobre a cultura maranhense. E, neste post, vamos apresentar as principais igrejas do Centro Histórico de São Luís. Confira!

Igrejas do Centro Histórico de São Luís

Espalhadas pelo Centro Histórico de São Luís, as igrejas estão entre seus principais atrativos. E não é difícil encontrá-las, já que não ficam muito distantes umas das outras. Desse modo, em um tour você consegue conhecer todas. Veja, a seguir, as principais igrejas para visitar na capital maranhense, com informações sobre a história e a localização delas.

Catedral da Sé

Igrejas de São Luís
Foto: Guilherme/Wikimedia Commons

A Catedral da Sé é a sede da arquidiocese da Catedral de São Luís do Maranhão – Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Ela fica na Praça Pedro II, no centro da capital maranhense. Construída a partir de 1690, o local não tinha como objetivo ser a Sé Catedral, era apenas uma igreja jesuítica. Porém, em 1922, após sua ampliação, passou a ter esse papel.

Um de seus destaques é o retábulo em talha dourada no altar-mor, que é um dos melhores exemplares do final do século XVII no Brasil – apesar de ter sofrido pequenas alterações no início do século XIX. Ainda assim, o retábulo foi tombado pelo Iphan em 1954 como patrimônio brasileiro. (Endereço: Praça Dom Pedro II, s/n, Centro)

Igreja do Desterro

Igreja do Desterro, em São Luís, no Maranhão
Foto: Explore São Luís

Conhecida como a mais antiga de São Luís, a Igreja São José do Desterro é a única no Brasil que ainda tem traços da arquitetura bizantina. Aliás, é a primeira construção desse tipo, datada de 1618, mas passou por vários processos de reconstrução ao longo dos anos. Primeiramente, em 1641, foi saqueada pelo exército holandês, que levou peças sacras de ouro e prata e danificou a edificação.

Em 1832, sofreu novos danos e foi reconstruída pelo negro José Lé, com seus próprios recursos. Depois, com o fechamento do Convento das Mercês, passou a abrigar a extinta Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. E, na década de 1990, foi assumida pela comunidade do Desterro, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão e da recém reorganizada Irmandade do Senhor Bom Jesus da Coluna.

Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Maranhão
Foto: Lyssuel Calvet/Wikimedia Commons

Mais uma das igrejas do Centro Histórico de São Luís, a Igreja e Convento Nossa Senhora do Carmo é um dos templos católicos mais importantes da cidade. Parte da área tombada pelo Iphan, o local não pode ficar de fora do seu tour histórico-cultural na capital maranhense.

Assim como a Igreja do Desterro, a Igreja do Carmo foi alvo de depredações pelos invasores holandeses, entre 1640 e 1644. Suas torres e paredões foram bem danificados quando o local serviu como quartel militar para os portugueses. Mas reconstruídos ao longo do tempo. Com estilo predominantemente barroco e fachada simétrica, a igreja é belíssima e mantém alguns elementos primitivos, como a porta principal. (Endereço: Largo do Carmo, Centro).

Igreja de São João Batista

Igreja de São João Batista, no Maranhão
Foto: Marcus274/Wikimedia Commons

Já a Igreja de São João Batista é um ótimo exemplar da arquitetura neoclássica em São Luís. Construída em 1665, ela tem quatro colunas com capitel em estilo coríntio, uma porta central e cinco janelas acima dela. Diferente da Igreja do Carmo, a construção não é simétrica, tendo duas torres dispostas assimetricamente, o que foge um pouco do padrão neoclássico. Outro destaque da Igreja de São João Batista é a fachada com um frontão com o símbolo do Santo Nome de Jesus (IHS), sobre o qual existe uma cruz de ferro e abaixo a inscrição em latim de seu nome, SANCTI JOANNIS BAPTISTÆ ECCLESIA. (Endereço: Rua 13 de maio, esquina com a rua da Paz).

Igreja de Senhora Sant’Ana

O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, abriga também a Igreja de Nossa Senhora de Santana, uma bela construção que mescla os estilos neoclássico e barroco. Em suas paredes laterais, há incríveis painéis de azulejos portugueses que a deixam ainda mais bonita. Dentro, você verá as alfaias e imagens da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Martírios. Datada de 1790, a igreja foi construída por ordem do Cônego João Maria da Leu Costa. E, atualmente, é o ponto de partida da Procissão Quaresmal de Bom Jesus dos Martírios na 3ª Sexta-Feira da Quaresma. (Endereço: R. de Santana, s/n – Centro)

Igreja de São José e São Pantaleão

Entre as ruas de São Pantaleão e das Cotovias, fica uma das mais importantes igrejas de São Luís, a Igreja de São Pantaleão. Apesar de seu nome popular, o local foi originalmente consagrado a São José. Porém, ficou conhecida pelo nome de seu primeiro construtor, Pantaleão Rodrigues de Castro, um cidadão natural de São Luís, que faleceu antes de sua abertura e teve os restos mortais guardados nela. Apesar de começar a ser erguida em 1780, a inauguração da igreja ocorreu somente em 1817. E, após várias reconstruções nos séculos XIX e XX que mantiveram os elementos originais, acabou perdendo-os em 1976 em uma reforma mal-sucedida feita pelo padre André Koning. (Endereço:  Ruas de São Pantaleão e das Cotovias – Centro)

Convento e o Santuário Santo Antônio

Igrejas de São Luís, no Maranhão
Foto: Marcus274/Wikimedia Commons

Em seu tour no Centro Histórico de São Luís, não deixe de visitar o Convento e o Santuário Santo Antônio. O local que, inicialmente, funcionou apenas como convento desde sua construção em 1624, abriu como igreja aos fiéis somente em 1867, após a integração da Capela Bom Jesus dos Navegantes. Palco de importantes fatos históricos da capital maranhense, a igreja abrigou as reuniões que antecederam a Batalha de Beckman, em 1684,e uma missa realizada pelo Papa João Paulo II, na década de 1990. Atualmente, é uma das construções mais belas de São Luís, no Maranhão, com estilo neoclássico. (Endereço: Rua de Santo Antônio com à Rua 13 de Maio – Centro)

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima