Repleto de paisagens estonteantes, o Maranhão reúne belezas que surpreendem até mesmo os turistas mais exigentes. Saiba o que visitar!

Com um cenário que abriga diferentes geografias, que vão desde dunas e lagoas até conjuntos arquitetônicos de grande importância histórica, o Maranhão não deixa nenhum turista na mão. Esse pedação do nordeste (é o 8º maior estado brasileiro) concentra em seu território belezas naturais que chamam atenção mudo afora, que o tornam grandioso, tamanho a quantidade de atrativos que podem ser vividas.

E essa experiência inclui também a gastronomia, visitar o Maranhão sem experimentar  o peixe frito com arroz de cuxá (uma iguaria feita com papa de farinha de mandioca, camarão seco e gergelim socado no pilão com sal e ervas) é inaceitável. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Maranhão

Maranhão

Foto: Mtur/Divulgação

Outra parada obrigatória é ver de perto todo contraste entre os casarões históricos, datados do século 17, com os edifícios modernos, que tornam São Luís uma capital que aspira à cultura, afinal são mais de três mil construções espalhadas pelas ruas e praças que são tombadas pelo Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Dentre essa infinidade de opções, o Teatro Arthur Azevedo, que possui um estilo neoclássico merece destaque. Sua fachada chama muita atenção, mas visitar o seu interior em tour guiado faz toda a diferença, conhecer o salão nobre, camarotes e galerias que já foram frequentadas por pessoas célebres e reuniam multidões é quase uma viagem no tempo. 

Para continuar com essa volta ao passado, Alcântara, é essencial no roteiro, pois ela ainda se assemelha a uma cidade dos séculos passados, com seus imensos casarões e ruínas que tomam conta da paisagem. Ela já foi uma das cidades mais ricas do estado, o que explica o seu cenário majestoso. A melhor forma de chegar nela é via barco, que parte do centro histórico de São Luís. 

Quando o tema é natureza, Barrerinhas não tem como ficar de fora, aliás, em momento algum ela deve ser esquecida, pois é a partir dela que os viajantes podem acessar a imensidão dos Lençóis Maranheses. A 250 km de São Luís, ela apresenta a melhor estrutura de hospedagem, restaurante e serviços para quem deseja embarcar nessa aventura e conhecer o imenso deserto tropical.

É até difícil descrever a beleza do lugar, o contraste entre as dunas clarinhas que se estendem por longos quilômetros e as lagoas, cuja água atinge diferentes tonalidades. É realmente para ficar sem ar! 

A experiência é tão única que a viagem em si até o parque nacional onde são encontradas as dunas já vale o passeio. Circular pela região, seja de jipe, barco ou a pé (o que vai exigir um ótimo preparo físico, pois o caminho é longo), é uma oportunidade de visualizar a área de manguezal cortada pelo Rio Preguiça, que foram várias praias de água doce que são o oásis dos moradores que vivem nos povoados nas proximidades. 

Já não bastasse essa paisagem inacreditável, a Chapada das Mesas é outro destino, localizado dentro de um parque nacional de mesmo nome, que garante uma paisagem e atrativos bem diferentes, mas que agradam os ávidos por aventuras.

A quase 850 km de São Luís é um refúgio para quem quer se desconectar ainda mais em meio a rios,  cachoeiras, cânions e trilhas, com cenários praticamente intocados pelo homem. Faltam palavras para definir as belezas do Maranhão, mas com certeza cada pedacinho surpreende até mesmo os mais exigentes. 

Maranhão

São Luís

Lençóis Maranhenses

Chapada das Mesas

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar