Melhores restaurantes na Chapada dos Guimarães: lugar de belezas naturais incontáveis, o destino também é um local cheio de opções gastronômicas incríveis

Quer saber onde comer na Chapada dos Guimarães? Este é um questionamento comum de quem viaja para lá, uma vez que o destino é mais voltado ao ecoturismo. Mas, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, a região é bem servida por ótimos restaurantes, desde os mais simples aos mais requintados e sofisticados.

Por isso, não é exagero dizer que os atrativos da Chapada dos Guimarães não se limitam às belezas naturais da região. Lá você poderá experimentar a alta gastronomia nacional e internacional e, claro, vários sabores típicos em restaurantes que, além dos pratos deliciosos, oferecem vistas incríveis dos paredões da Chapada e da planície pantaneira.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E, para te ajudar a saber onde comer na Chapada dos Guimarães, preparamos uma seleção com os melhores restaurantes da região. Neste post, você encontrará tanto opção de restaurante no centro da cidade, principalmente para o jantar, como aqueles mais afastados, perfeitos para almoços e passeios de um dia todo.

Veja onde comer na Chapada dos Guimarães

onde comer na chapada dos guimarães

Foto: Divulgação

Confira a nossa seleção dos melhores restaurantes da Chapada dos Guimarães e descubra o que te espera neste destino incrível. Há restaurantes para todos os paladares, desde os especializados na culinária regional, com cardápio variado ou, ainda, inspirados na alta gastronomia internacional. Veja, a seguir.

Restaurante e Pousada Penhasco

Localizado em um ponto privilegiado da Chapada dos Guimarães, além de excelente comida regional, o Restaurante e Pousada Penhasco oferece uma vista incrível. Como o nome revela, o restaurante está no alto de um penhasco e tem mirantes que permitem observar uma paisagem belíssima.

Ele fica dentro de uma pousada e, além dos hóspedes, serve também o café da manhã, almoço e jantar todos os dias para visitantes. A especialidade da casa é a gastronomia regional e o cardápio é bem variado, servido no sistema de buffet à vontade.

O ambiente é amplo, com muitas janelas e varandas para aproveitar as refeições apreciando a bela vista. Além disso, o local tem uma área de lazer completa, com piscinas e toboáguas, uma fazendinha e trilhas disponíveis para quem quiser curtir o local em Day Use da pousada. O restaurante fica na Avenida Penhasco, S/N, na Chapada dos Guimarães. 

Bistrô da Mata 

Ao procurar onde comer na Chapada dos Guimarães, o Bistrô da Mata aparece entre os mais recomendados do destino. O premiado restaurante tem um lindo visual – com arquitetura e decoração campestres – e serve alta gastronomia, com pratos que agradam até os paladares mais exigentes. 

Entre os pratos mais famosos da casa, estão o Crocante da Mata, um bolinho frito de arroz arbóreo aromatizado com gengibre, e o Ninho da Mata, um bacalhau em lascas salteado com cebola, azeitona e ervas, sobre ninho de talharim da casa com brócolis e alho.

Situado na rua 44, no bairro Bom Clima, ele fica no alto de uma colina e oferece uma linda vista da região. O bistrô abre somente para o jantar na sexta, para almoço e jantar no sábado, e somente para almoço no domingo. 

Pomodori Trattoria

Especializado na culinária italiana, o Pomodori Trattoria é um dos melhores restaurantes da Chapada dos Guimarães. Moderno e requintado, o local tem um ambiente boêmio, com boa música, pratos saborosos, petiscos e cervejas variadas. 

Os destaques do cardápio são o filé à parmegiana e o risoto de mix de cogumelos com filé ao molho malbec. O local também serve porções de frango frito, calabresa e batata frita, ótimas opções para acompanhar um bom chope.

Vale a pena experimentar, também, as empadas servidas pelo Pomodori Trattoria. Há várias opções de sabores, dos mais tradicionais ao exóticos e regionais, como a empada de frango com pequi. O restaurante serve almoço e jantar e fica na Rua Quinco Caldas, 60, no centro da Chapada dos Guimarães.

Restaurante Morro dos Ventos

O Restaurante Morro dos Ventos é um dos mais famosos da Chapada dos Guimarães. Isto porque, além de servir pratos típicos da região, tem uma localização privilegiada que permite que os visitantes contemplem toda a beleza da região.

Ele fica a cerca de 1 km do centro da cidade, na borda de um dos paredões da Chapada dos Guimarães. Por isso, oferece uma vista incrível tanto dos paredões como da planície pantaneira. O local tem uma plataforma mirante – com estrutura de aço fixada na rocha – que permite ter uma visão ainda melhor da região.

Especializado na culinária regional, o cardápio do Restaurante Morro dos Ventos tem como destaques a Galinhada, a Costelinha de Porco com Arroz, a Maria Isabel e o Peixe do Morro. A maior parte das refeições são servidas acompanhadas de farofa de banana da terra, típica da região. O restaurante serve almoço todos os dias e fica na rodovia MT-251, km 1, S/N, no Morro dos Ventos.

Atmã Restaurante

Com um toque mais requintado e uma proposta de oferecer gastronomia em forma de arte, o Atmã Restaurante é mais uma excelente opção de onde comer na Chapada dos Guimarães. Localizado no alto de um dos paredões, o restaurante, além dos pratos deliciosos, oferece uma vista incrível do Mirante Ponta do Campestre. 

Entre os destaques do cardápio estão o Risoto de Camarão, o Risoto de Ossobuco e o Risoto de Bacalhau. As entradas incluem Salada de Queijo Brie, Picanha Acebolada, Caldo de Feijão e Salada Trilha do Matão. Para finalizar, as sobremesas vão desde os sorvetes até a Panacotta e o Creme Brulée.

O Atmã Restaurante fica na estrada Caminho Casa do Sonho, S/N, Sítio Levinha.

Margherita Pizzaria

Os amantes de uma bela pizza também estarão bem servidos ao viajar para a Chapada dos Guimarães. Entre os restaurantes mais recomendados deste destino está a Margherita Pizzaria, localizada bem no centro da cidade.

O local serve uma grande variedade de sabores de pizzas, todas com massa fina e crocante e camadas generosas de recheios. O destaque é, sem dúvida, o sabor que dá nome à pizzaria, segundo recomendações de viajantes que já estiveram lá. E, além das pizzas, a Margherita serve lasanhas e massas frescas.

Situada na avenida Fernando Correa, 900, a pizzaria abre de terça a domingo, das 18h às 22h, e oferece tanto um ambiente interno como externo.

Ficou com água na boca com essas dicas de onde comer na Chapada dos Guimarães? Então, anota essas dicas e, ao viajar para lá, conheça essas restaurantes incríveis.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Onde comer em Cuiabá: 10 restaurantes super recomendados do destino

Artigo anterior

Passeios na Chapada dos Guimarães: 15 atrações imperdíveis do destino

Artigo seguinte

Você pode gostar