Tudo o que você precisa saber antes de viajar para São Luís

Atualizada em:

Vai viajar para São Luís? Temos um guia completo para você aproveitar todos os encantos da capital do Maranhão

Se você está planejando viajar para São Luís,  saiba que escolheu um dos mais completos destinos do Nordeste brasileiro. A capital do Maranhão é um lugar incrível, onde você encontrará várias atrações culturais, poderá visitar construções históricas, curtir muita música – sobretudo o reggae -, provar pratos regionais deliciosos e, ainda, aproveitar o mar. 

Para completar, a depender da época que você escolha viajar  para São Luís, participará de suas animadas festas populares de rua. Além disso, estará perto de outros destinos incríveis do Maranhão, que podem ser conhecidos a partir de sua capital, como Alcântara e os Lençóis Maranhenses. Por isso, vale muito a pena programar uma viagem para este destino nordestino e, aqui, vamos dar todas as dicas para aproveitar – e muito – sua ida para lá.

Quando ir a São Luís

Viajar para São Luís
Foto: Setur Maranhão

A melhor época para viajar para São Luís é no período seco, quando as chuvas diminuem. Isto é fundamental para que você faça os passeios por lá que, na grande maioria, são ao ar livre, tanto no centro histórico quanto nas praias. Por isso, se puder escolher quando ir para a capital maranhense, viaje entre julho e dezembro. Nesse período, o tempo é quente e seco, porém há sempre ventos frescos para amenizar o calor.

Já entre janeiro e junho, as chuvas costumam ser mais frequentes, sobretudo entre fevereiro e abril. Em janeiro, maio e junho chove, mas com alguns dias ainda ensolarados e secos. As temperaturas em São Luís não oscilam muito. Por isso, em qualquer época do ano, você encontrará dias quentes. Na estação chuvosa, variam entre 23ºC e 30ºC. Na seca, ficam entre 24ºC e 31ºC.

Caso decida combinar a viagem a São Luís com os Lençóis Maranhenses, os meses mais indicados são entre junho e agosto. Nessa época as lagoas estão cheias e não chove mais. A partir de setembro, o volume das águas diminui e já não é possível mergulhar. Em outubro, elas começam a secar e, em novembro e dezembro, a maior parte delas seca, restando apenas as perenes, que são raras.

Onde comer em São Luís

Onde comer em São Luís
Foto: Divulgação

Um dos atrativos da capital maranhense, a culinária é um dos pontos altos da viagem a São Luís. A cidade é um ótimo lugar para provar os pratos típicos do Maranhão, que têm influências indígena, portuguesa e africana. Mas, como em tudo por lá, você encontrará uma grande diversidade gastronômica, com cozinhas nacionais e internacionais. A Avenida Litorânea e o centro histórico concentram a maior parte dos restaurantes e bares. Veja algumas opções de lugares para comer ao viajar para São Luís.

Flor de Vinagreira

Um dos restaurantes para provar a deliciosa culinária maranhense, o Flor de Vinagreira fica em um casarão no centro histórico. O cardápio traz pratos típicos, como o arroz de cuxá, e criações que mesclam sabores do sertão e do litoral. (Endereço: Rua da Estrela, 220)

Restaurante do Senac

Também no centro histórico, o Restaurante do Senac é uma ótima opção para quem prefere almoçar em buffet. Aos domingos, o cardápio é típico regional. Já aos sábados, o destaque é a feijoada. Ele abre diariamente só para almoço. (Endereço: Rua de Nazaré, 242)

Cabana do Sol

O Cabana do Sol é uma ótima opção de restaurante para provar deliciosos pratos com vista para o mar. Especializado na culinária regional, tem duas unidades próximas à praia, uma na Avenida Litorânea e outra no Farol de São Marcos.

Ferreiro Praia

Outra opção de restaurante à beira-mar, o Ferreiro Praia é especializado em frutos do mar. O cardápio tem tantos pratos típicos como da culinária internacional. Ele fica no Shopping Champs, na na Península de Ponta d’Areia. (Rua Ivan Loureiro, s/n, Champs Mall)

Onde ficar

Onde ficar
Foto: Divulgação

Assim como na gastronomia, a maior parte das opções de hospedagem em São Luís ficam no centro histórico e na Avenida Litorânea. Porém, você encontra também ótimas acomodações no bairro Renascença e no entorno da Lagoa da Jansen. Mas para escolher uma dessas regiões, é preciso que você avalie os prós e contras, assim como seus objetivos na viagem à capital maranhense.

Por exemplo, o centro histórico pode parecer o lugar mais óbvio para ficar em São Luís, sobretudo pela proximidade dos principais pontos turísticos da cidade. No entanto, as hospedagens desta área são as mais simples, com poucas comodidades. Por isso, se o que você procura é um hotel com mais estrutura, os que ficam na Avenida Litorânea são os ideais, além de estarem em frente à praia.

Um meio termo, nesse caso, seria o entorno da Lagoa da Jansen, que tem fácil acesso ao mar e ao centro histórico da cidade. O bairro Ponta d’Areia, por exemplo, concentra a maior parte das hospedagens de São Luís. O bairro Renascença também é uma região intermediária para se hospedar na capital maranhense, ficando entre o centro histórico e a praia. Novo e bem estruturado, ele também fica próximo à Lagoa da Jansen e ótimos hotéis.

O que fazer em São Luís

O que fazer em São Luís
Foto: Setur Maranhão

São Luís é o destino ideal para quem gosta de cultura, história e ótima gastronomia. Localizada em uma ilha, a capital do Maranhão também tem muitas opções de passeios em contato com a natureza, principalmente relacionadas ao mar. Isto porque, apesar de suas praias urbanas não terem a beleza de outras capitais nordestinas, a partir da cidade é possível conhecer outras ilhas e praias mais afastadas e incríveis.

Seu principal ponto turístico é o centro histórico, onde estão muitas construções centenárias e museus. No entanto, há muito mais para ver e fazer em São Luís. Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses, a cidade sofreu várias influências ao longo dos anos. E os traços de todos os povos que ajudaram a formá-la, incluindo os indígenas e africanos, podem ser vistos na arquitetura das casas, nos pratos típicos e nas manifestações artísticas. E, se não bastasse tudo isso, a capital ainda serve de partida para outros lugares paradisíacos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses.

Palácio dos Leões

Palácio dos Leões
Foto: Bruno David Goulart Sampaio/Wikimedia Commons

Um dos lugares para conhecer no centro histórico de São Luís é o Palácio dos Leões. Sede do governo do estado, o prédio é uma linda construção do século XVII. Por fora, tem uma fachada belíssima. Dentro, abriga porcelanas, móveis, quadros, esculturas e lustres. Ele pode ser visitado de terça a sexta, sem nenhum custo.

Casa do Maranhão

Casa do Maranhão
Foto: Lyssuel Calvet/Wikimedia Commons

Outro destaque do centro histórico é a Casa do Maranhão. Trata-se de um museu com objetos, painéis, roupas e outros itens que representam as tradições do estado, entre elas, o Bumba Meu Boi. Há um espaço dedicado à festa popular onde se encontram roupas típicas e um boi gigante.

Teatro Arthur Azevedo

Viajar para São Luís
Foto: Marcus Soares/Wikimedia Commons

Inaugurado em 1817, o Teatro Arthur Azevedo é uma das construções mais bonitas do centro histórico de São Luís. Os turistas podem visitá-lo, com acompanhamento de um guia. Palco de importantes apresentações de São Luís, o local demonstra toda a riqueza que o ciclo do algodão trouxe ao Maranhão.

Catedral de São Luís

Viajar para São Luís
Foto: Wikiwand

A Catedral de São Luís está entre os pontos turísticos mais visitados da capital maranhense. Ela fica em uma praça do centro histórico e é um dos monumentos mais antigos da cidade. Sua construção, toda em estilo barroco, data de 1622 e foi realizada para comemorar a vitória dos portugueses contra os franceses que haviam invadido a região.

Casa da Festa

Casa da Festa
Foto: Ajmcbarreto/Wikimedia Commons

As festas populares são tão tradicionais em São Luís que a cidade tem um espaço dedicado exclusivamente a elas: o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Conhecido como Casa da Festa, ele reúne um acervo dedicado aos festejos populares do Maranhão, como o Bumba Meu Boi, Carnaval, Festa do Divino, Festa de Santos Reis, entre outros.

Espigão da Ponta d’Areia

Viajar para São Luís
Foto: Setur Maranhão

Saindo do centro histórico, você pode visitar o Espigão da Ponta d’Areia. A passarela de pedras que adentra o mar por 572 metros é o local perfeito para assistir ao pôr do sol em São Luís. Ótimo para caminhar, ele também fica próximo ao Forte de Santo Antônio da Barra, onde se vê alguns canhões apontados para o mar.

Reserva do Itapiracó

Reserva em São Luís
Foto: Setur Maranhão

Agora, se a sua ideia é fazer um passeio com mais contato com a natureza, visite a Reserva do Itapiracó. O local tem uma trilha ecológica de 10 quilômetros em meio à mata, onde podem ser vistas 174 espécies de animais e 33 tipos de plantas da Floresta Amazônica. Além disso, conta com uma ampla área de lazer, com campos de futebol, pista de skate, quadras e playgrounds.

Lagoa do Jansen

Viajar para São Luís
Foto: Wikimedia Commons

Outro ponto muito procurado por quem gosta de passeios ao ar livre em São Luís é a Lagoa da Jansen. Ela fica próxima ao centro da cidade e tem um parque em seu entorno, onde há várias opções de lazer e boa estrutura comercial, com quiosques, restaurantes e bares. Assim como o Espigão da Ponta d’Areia, a lagoa é um ótimo lugar para ver o pôr do sol.

Praias

Praias de São Luís
Foto: Setur Maranhão

As praias ao longo da Avenida Litorânea, apesar de não terem a beleza de outras porções de areia do Nordeste, são ótimos lugares para caminhadas e a prática de esportes. Em seus calçadões, há vários quiosques e restaurantes que garantem animação não só durante o dia como à noite. As bonitas são a Praia de Calhau, com suas dunas, e a Praia de Olho d’Água que, além de dunas, tem falésias.

Opções de passeios saindo de São Luís

A capital do Maranhão, além de um ótimo destino de viagem, também serve como ponto de partida para outros lugares incríveis do estado, como os Lençóis Maranhenses e Alcântara. Por isso, é muito comum combinar fazer passeios para eles saindo de São Luís, seja para um bate e volta ou para alguns dias de estadia.

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses
Foto: Julius Dadalti/Wikimedia Commons

Se você escolher viajar para São Luís combinando com uma visita aos Lençóis Maranhenses, considere ficar alguns dias em cada um dos destinos. Isto porque um passeio bate e volta acaba sendo muito cansativo, pois são, no mínimo, 4 horas de estrada até uma das cidades-base mais 50 minutos até chegar nas famosas lagoas.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares e é o maior parque de dunas do Brasil, repleto de belezas e aventuras. Por isso, está entre os destinos mais procurados do Nordeste. A região tem uma paisagem incrível que chama a atenção de turistas de todo o mundo, com suas dunas de areias brancas e finas e lagoas de água doce com tons de azul e verde. E, para visitá-lo, você pode se hospedar em Barreirinhas (a 260 km de São Luís), Atins (a 260 km de São Luís) ou Santo Amaro do Maranhão (240 km de São Luís).

Alcântara

Alcântara
Foto: GLandovsky/Wikimedia Commons

Alcântara, por sua vez, é um destino para quem gosta de turismo cultural e histórico. Os passeios saindo de São Luís levam os turistas de barco até a cidade, que fica a 20 km da capital maranhense. O percurso é feito em mar aberto e dura cerca de 1 hora. Em Alcântara, os viajantes encontram ruínas bem preservadas e conhecem mais sobre a história do local, que já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão, entre os séculos 18 e 19. Os barcos e catamarãs saem do cais da Praia Grande, junto ao centro histórico.

Festas populares

Quando falamos na melhor época para viajar para São Luís, o clima não é o único fator a ser considerado. Isto porque a capital do Maranhão também é palco de festas populares incríveis que tornam a viagem para lá muito mais interessante. Portanto, se você gosta de animação, considere viajar para lá também durante os festivais culturais.

Festa do Divino em Alcântara

Festa do Divino, em São Luís
Foto: Portal do Divino

A histórica Alcântara sedia uma das mais importantes festas populares do Maranhão, a Festa do Divino. Realizada durante 10 dias, a comemoração toma conta da cidade entre a véspera da 5ª feira da Ascensão do Senhor até o Domingo de Pentecostes — entre 40 e 50 dias depois do Domingo de Páscoa. Durante a festa, você encontrará Alcântara completamente enfeitada, verá apresentações artísticas e provará muitos pratos típicos.

São João em São Luís

Viajar para São Luís
Foto: Ministério do Turismo

O São João em São Luís é outra época perfeita para viajar para São Luís. A cidade é tomada por apresentações de bumba-meu-boi em diversos arraiais, que acontecem sempre na segunda quinzena de junho. Durante os festejos, diferente de outros locais, os bois se apresentam em palcos, como em um show. Além disso, a programação costuma misturar bois de diferentes estilos – ou sotaques -, trazendo muita animação para moradores e visitantes.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima