Cenários paradisíacos, um povo para lá de acolhedor e muitas opções de lazer podem ser encontrados nestes 80 destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro

O Nordeste brasileiro é repleto de lugares incríveis para conhecer, principalmente quando falamos de belas praias e natureza exuberante. Pensando nisso, montamos uma lista com 80 destinos imperdíveis na região.

Quer saber o que você pode encontrar de melhor nos estados nordestinos? Então, confira nossas dicas e aproveite para programar suas próximas férias para um destes locais sensacionais. Prepare-se para encontrar cenários paradisíacos, um povo para lá de acolhedor e muitas opções de lazer, aprendizado histórico e enriquecimento cultural.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Veja quais são os destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro

Maranhão

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Lúcia Barreiros

Praias lindíssimas, manguezais, cachoeiras, rios e um deserto tropical te esperam neste estado nordestino. Veja as opções de destinos turísticos no Maranhão.

São Luís

Capital do estado, São Luís é o destino ideal para quem busca muita cultura, história e ótima gastronomia. Diferente de outras cidades litorâneas, lá o mar não é o principal atrativo, mas sim sua bela arquitetura e opções de lazer e cultura.

Atins

Uma das cidades base para quem visita os belíssimos Lençóis Maranhenses, Atins é uma cidade tranquila, com clima de interior. Dela, partem os passeios Circuito Lagoa da Capivara e Lagoa das Sete Mulheres e Circuito Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena.

Santo Amaro

Outra cidade base para a visita aos Lençóis Maranhenses, Santo Amaro é o ponto de partida dos passeios Circuito Lagoa das Emendadas, Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha, Circuito Lagoa da Betania e Circuito Lagoa América.

Barreirinhas

Barreirinhas é a principal base para quem vai aos Lençóis Maranhenses. Maior que as outras duas cidades, ela oferece mais estrutura e os principais passeios: Circuito da Lagoa Azul e Circuito da Lagoa Bonita, que passam pelos lugares mais badalados da região.

Tutóia

Tutóia é conhecida por abrigar os Pequenos Lençóis Maranhenses e, geralmente, é visitada por quem faz a Rota das Emoções, que inclui os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara. A natureza é deslumbrante, entre dunas, lagoas, praias e muitos coqueiros.

Alcântara

Ótimo destino para quem curte o turismo cultural e histórico, Alcântara já foi uma das cidades mais ricas do Maranhão, entre os séculos 18 e 19. Para conhecê-la, você pode fazer um passeio de barco a partir de São Luís.

Chapada das Mesas

Com mais de 160 mil hectares de matas, montanhas, cachoeiras e grutas, a Chapada das Mesas fica no centro-sul do Maranhão. É um lugar para os amantes do ecoturismo e tem lugares incríveis, como o Poço Azul, o Encanto Azul e a Cachoeira da Caverna.

Piauí

destinos imperdíveis

Nordeste brasileiro: Parnaíba. Foto: Rogério Monteiro

Apesar de não estar entre os mais procurados quando o assunto é turismo no Nordeste, o Piauí abriga alguns dos lugares mais bonitos da região.

Serra da Capivara

Quem visita a Serra da Capivara faz uma viagem no tempo entre sítios arqueológicos e pinturas rupestres. É o destino ideal para quem gosta de história, descobertas e longas caminhadas em meio a uma natureza exuberante.

Teresina

Apesar de ser a única capital nordestina sem litoral, Teresina tem ótimas opções de lazer ao ar livre e é conhecida como Cidade Verde. Banhada por dois importantes rios – o Parnaíba e o Poti -, tem ruas arborizadas e muitos parques.

Parnaíba

Localizada na bacia do Rio Paranaíba, esta cidade do Piauí é uma das paradas da famosa Rota das Emoções. Os turistas a visitam para conhecer a região do Delta do Parnaíba, um arquipélago belíssimo situado no encontro do rio com o Oceano Atlântico.

Luís Correia

A cidade de Luís Correia fica no norte do Piauí e tem belíssimas praias. Com uma beleza paradisíaca, as porções de areia mais famosas são a Praia do Coqueiro, a Praia Peito de Moça, a Praia do Arrombado, a Praia do Itaqui e a Praia do Macapá.

Parque 7 Cidades

Uma unidade de conservação situada na transição entre o cerrado e a caatinga, o Parque 7 Cidades tem 36 quilômetros e chama a atenção por suas formações rochosas que lembram cidades. O local é cheio de cachoeiras, piscinas naturais e uma paisagem deslumbrante.

Barra Grande

Barra Grande é um lugar paradisíaco que conserva o ar rústico, mas oferece muito conforto a seus visitantes. As praias são belíssimas, ótimas para os amantes do kitedurf, e a vila tem ótimas pousadas e restaurantes.

Ceará

nordeste brasileiro

Foto: Wikimedia Commons

Um dos estados com a maior faixa litorânea do Brasil, o Ceará tem praias paradisíacas que não perdem em nada para os destinos internacionais mais famosos.

Fortaleza

Capital do Ceará, Fortaleza é uma grande metrópole, rica em cultura, opções de lazer e belas praias. Além disso, a cidade é ponto de partida dos passeios que levam às mais belas paisagens do litoral cearense, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Camocim

Situado na região desértica do Ceará, Camocim é o destino ideal para quem procura por sossego e lugares paradisíacos. Suas praias têm águas calmas, quentinhas e cristalinas. Além disso, a cidade tem boa estrutura de hospedagem e serviços.

Jericoacoara

Praias lindíssimas, lagoas que são verdadeiros oásis, dunas e mangues com vegetação preservada. É isso que você encontrará ao visitar a paradisíaca Jericoacoara. E, se não bastassem as belezas naturais, este destino oferece ótima estrutura para os turistas.

Icaraizinho

Icaraizinho é daqueles lugares para ficar e ver o tempo passar bem devagar. A vila de pescadores tem um visual paradisíaco semelhante à famosa Jericoacoara, mas com muita tranquilidade. Lá, o mar é azul clarinho e as areias são brancas e finas.

Flecheiras

Flecheiras também é uma ótima opção para quem procura um lugar paradisíaco fora da rota mais conhecida do Ceará. Ela tem piscinas naturais bem próximas à praia, que podem ser acessadas sem a necessidade de realizar passeios de barco.

Mundaú

Um pequeno vilarejo de pescadores localizado em uma região paradisíaca do litoral cearense, Mundaú tem praias belíssimas, dunas e mangues. É um lugar para quem busca tranquilidade em meio a paisagens de tirar o fôlego.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada está entre os principais destinos turísticos do Ceará. A praia é banhada por águas mornas, tem areias brancas e é cercada por falésias coloridas. Um visual paradisíaco que, aliado à ótima estrutura, o tornam um lugar querido pelos turistas.

Beberibe

Beberibe é uma vila rústica de pescadores que abriga praias lindíssimas, cercadas por falésias coloridas e banhadas por águas cristalinas. As praias das Fontes e Morro Branco são as principais e atraem muitos turistas para este município cearense.

Guaramiranga

Guaramiranga é uma cidade serrana do Maciço do Baturité e, pela proximidade de Fortaleza, recebe muitos turistas o ano todo. Pelo clima ameno e paisagens de serra, é conhecida como a Suíça do Ceará.

Beach Park

Maior atração turística de Aquiraz, cidade vizinha de Fortaleza. Situado na praia de Porto das Dunas, o parque aquático é um dos melhores do Brasil e oferece dezenas de atrações para pessoas de todas as idades, além de três resorts e um hotel.

Rio Grande do Norte

nordeste brasileiro

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Divulgação

Quando se fala em turismo, o Rio Grande do Norte é um dos destinos mais completos do Brasil, com vários atrativos que oferecem experiências para todos os tipos de viajantes.

Natal

Natal é uma cidade bem estruturada, tem belas praias, dunas, natureza exuberante e um circuito cultural riquíssimo. Além disso, a capital potiguar serve de base para conhecer outros paraísos do litoral do Rio Grande do Norte.

Pipa

A mais famosa praia de Tibau do Sul, Pipa tem águas mornas e cristalinas e é cercada por um paredão de falésias coloridas. É um lugar paradisíaco que chama a atenção de turistas do mundo todo.

Extremoz

Distante apenas 16 km da capital Natal, Extremoz abriga a famosa praia de Genipabu, um dos cartões-postais do estado. Conhecida por suas dunas e lagoas, Genipabu é uma das belas porções de areia da cidade, ao lado das praias de Santa Rita e Pitangui.

Maracajaú

Um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Norte, Maracajaú é conhecida por suas incríveis piscinas naturais, localizadas a 7 km mar adentro. Ela pode ser visitada em passeios de bate e volta a partir de Natal, mas também tem ótimas opções de hospedagem.

Touros

A praia de Touros fica em uma região conhecida como cotovelo do Brasil. É um lugar paradisíaco, com mar calmo, protegido por recifes, e uma faixa de areia branca, cercada por vários coqueiros.

São Miguel do Gostoso

Se você quer se desligar do mundo, São Miguel do Gostoso é o lugar ideal. A vila rústica com ar de interior tem belas praias com mar tranquilo, areia branquinha e ventos fortes. É um destino para quem quer relaxar.

Galinhos

Banhada por um mar extremamente azul, que também tem um braço de águas verdes, a praia de Galinhos está entre as melhores do Rio Grande do Norte. Lá você também encontra dunas e mangues, além de ótima estrutura para os turistas.

Tibau do Sul

A cidade de Tibau do Sul é conhecida por suas belas praias, entre elas a famosa Pipa. Além dela, este município cearense abriga as praias Tibau do Sul, Madeiro, Cacimbinhas e Curral. Todas tem visual paradisíaco e muitas opções de lazer.

Paraíba

destinos imperdíveis

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Marinelson Almeida / Flickr

O litoral da Paraíba guarda muitas surpresas. Lá você encontrará praias belíssimas, incluindo algumas fluviais, e ótima estrutura turística para tornar sua viagem inesquecível.

João Pessoa

João Pessoa tem lindas praias, ótimas áreas de convivência e um centro histórico riquíssimo. A capital da Paraíba, apesar de não estar entre os destinos mais badalados do Nordeste, é um lugar incrível para se conhecer.

Cabedelo

Bem próxima a João Pessoa, a cidade de Cabedelo mais parece um bairro da capital paraibana. Ela abriga praias belíssimas, com águas mornas e transparentes. São elas: a praia de Intermares e a praia de Camboinha.

Campina Grande

Famosa por realizar o “maior São João do Mundo”, Campina Grande é uma cidade incrível da Paraíba. Lá você encontra muitos museus, feiras de artesanatos e produtos típicos, além de atrações naturais belíssimas.

Costa do Conde

Com 20 km de extensão, a Costa do Conde tem um visual rústico, com falésias imponentes e muitos coqueiros. Ela é formada por sete praias: Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia Carapibus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinhos e Tambaba.

Lucena

Com 15 km de praias desertas, banhadas por um mar azul-turquesa, Lucena é uma das cidades mais visitadas da Paraíba, depois da capital João Pessoa. Ela tem vários atrativos naturais e uma bela arquitetura colonial.

Parque Estadual Pedra da Boca

Localizado no município de Araruna, o Parque Estadual Pedra da Boca fica na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Destino perfeito para os amantes do ecoturismo, ele tem várias trilhas e cenários incríveis.

Pernambuco

nordeste brasileiro

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Jobosco / Wikimedia Commons

Pernambuco é um estado rico em diversidade cultural e belezas naturais que conquista a todos que o visitam.

Recife

A capital Recife é a expressão de tudo que você pode encontrar em Pernambuco: praias belíssimas, muita cultura e história e ótima estrutura turística. Seus casarões coloniais preservados em meio a um centro urbano desenvolvido são sua principal característica.

Olinda

Rica em história, cultura, gastronomia e com belas praias, assim é Olinda, uma das mais importantes cidades de Pernambuco. Cheia de cor, a cidade tem casarios históricos, muitas galerias de arte e mercados de artesanato, além de praias de mar azul e calmo.

Coroa do Avião

A ilhota Coroa do Avião tem areias claras, alguns coqueiros, um pouco de vegetação e um mar de águas calmas e cristalinas. Apesar de pequena, a ilhota de Igarassu tem ótima estrutura para receber os turistas, com bares e quiosques.

Porto de Galinhas

Uma das mais procuradas do Brasil, a praia de Porto de Galinhas é incrivelmente bela.Com águas mornas e cristalinas, suas piscinas naturais formadas por arrecifes estão entre os melhores passeios do Nordeste.

Tamandaré

Tamandaré é um lugar para relaxar e curtir dias de muita tranquilidade. Lá o mar é calmo, com águas mornas e transparentes em tons de azul turquesa. E você encontra a Praia dos Carneiros, a Praia de Tamandaré, a Praia da Pedra, a Boca da Praia e a Praia de Campas.

Cabo de Santo Agostinho

Localizada entre Recife e Porto de Galinhas, a cidade de Cabo de Santo Agostinho abriga a bela praia de Calhetas, que tem formato de coração, a praia do Paiva, a praia Enseada dos Corais e a praia de Gaibu.

Bonito

Situada a 140 km de Recife, a cidade de Bonito é cheia de paisagens belíssimas e muitas cachoeiras. É o destino pernambucano perfeito para quem ama ecoturismo e turismo de aventura. Lá você encontra áreas para camping e atividades como tirolesas e rapel.

Caruaru

Famosa por seus festejos juninos, a cidade de Caruaru é um ótimo destino para quem curte turismo histórico e cultural. Além disso, tem paisagens naturais incríveis, reveladas através de mirantes em seus parques ecológicos.

Garanhuns

Outro ótimo destino cultural em Pernambuco, a cidade de Garanhuns tem forte tradição religiosa, expressa em sua arquitetura e opções de lazer. Lá você encontrará muitos museus, igrejas e parques.

Alagoas

destinos imperdíveis

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Divulgação

Conhecido por suas belas praias e piscinas naturais, o estado de Alagoas tem uma capital cheia de atrações turísticas em meio à belezas naturais, cenários históricos e muita cultura.

Maceió

Dona de uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil, Maceió é bem arborizada e banhada por um mar verdinho. É um destino belíssimo para se conhecer, principalmente para os amantes de turismo histórico-cultural.

Penedo

Situada às margens do rio São Francisco, Penedo é uma das cidades mais bonitas de Alagoas e guarda riquezas históricas únicas. Quem viaja para lá encontra muitos prédios históricos de estilo colonial, boa parte coberta por azulejos portugueses.

Piranhas

Piranhas é uma das cidades-base para quem vai visitar os cânions do Rio São Francisco. Mas, além da principal atração, a cidade rende um belo passeio cultural e histórico. Encantadora, Piranhas tem uma arquitetura colonial bem preservada.

Maragogi

Maragogi é um dos destinos mais cobiçados do litoral alagoano. É uma vila privilegiada por praias paradisíacas, banhadas por um mar de águas cristalinas e calmas. Seu principal ponto turístico são as piscinas naturais, conhecidas como galés.

Porto de Pedras

Porto de Pedras é uma cidade com visual rústico que encanta quem visita a Costa dos Corais, entre Maceió e Recife. Ela abriga belas praias, entre elas a paradisíaca Patacho, banhada por águas azuis claras, protegidas por recifes.

São Miguel dos Milagres

Praias praticamente desertas, mar calmo de águas mornas e piscinas naturais tornam São Miguel dos Milagres um destino perfeito para quem busca por descanso. Outra bela cidade da Costas dos Corais, é um paraíso no litoral de Alagoas.

Barra de São Miguel

Barra de São Miguel tem águas claras e calmas. Protegida por uma barreira de corais, a praia torna-se uma grande piscina natural durante a maré baixa. Em sua parte de mar aberto, há águas mais agitadas que agradam os amantes de esportes aquáticos radicais.

Marechal Deodoro

Marechal Deodoro já foi capital de Alagoas e, atualmente, é bastante procurada por turistas devido sua importância histórica e belas praias. Entre elas, a famosa Praia do Francês e a Praia do Saco. Além da Lagoa Manguaba.

Japaratinga

Japaratinga é uma cidade alagoana pouco explorada pelo turismo, mas que reserva cenários paradisíacos. Suas praias são banhadas por mar calmo, de águas mornas e cristalinas em tons verde-esmeralda, repletas de peixes.

Bahia

nordeste brasileiro

Destinos imperdíveis do Nordeste brasileiro. Foto: Mauricio Gomes / Wikimedia Commons

A Bahia dispensa apresentações. Com uma das faixas litorâneas mais belas do país, o estado é cheio de vida, povo acolhedor e muitas opções de lazer e cultura.

Salvador

História, cultura, religião, dança, música, gastronomia e praia. Tudo isso você encontra em Salvador, um ótimo lugar para viajar o ano todo. Acolhedora, a capital baiana é animada, tem uma rede hoteleira bem estruturada e praias belíssimas

Praia do Forte

Situada em Mata de São João, a Praia do Forte tem umas das piscinas naturais mais bonitas do litoral nordestino. O mar calmo é ótimo para nadar e aproveitar o dia com muito sossego. A praia é cercada por coqueiros, que a deixam ainda mais agradável.

Imbassaí

A Praia de Imbassaí é tranquila e rústica. Distante somente 10 km da Praia do Forte, ela é contornada por coqueiros, tem grandes dunas e um rio, ótimo para banhos e para a prática de stand-up paddle.

Chapada Diamantina

Perfeita para os amantes do ecoturismo, a Chapada Diamantina tem cenários incríveis, entre grutas, cachoeiras e muito verde. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem mais de 38 mil km² e oferece experiências únicas em meio à natureza preservada.

Ilha de Boipeba

Reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, a Ilha de Boipeba tem ambiente rústico e tranquilo, perfeito para quem quer muito contato com a natureza enquanto curte o mar e a brisa do oceano.

Península do Maraú

Com visual paradisíaco, a Península do Maraú tem uma parte do litoral voltada para o oceano e outra para a Baía de Camamu. Ela abriga a belíssima praia de Taipus de Fora, famosa por suas piscinas naturais, e a vila de Barra Grande.

Abrolhos

O arquipélago de Abrolhos fica a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. Berçário das baleias jubarte, ele tem cinco ilhas que só podem ser avistadas dos barcos. Lá não é permitido o desembarque de turistas, devido à preservação da área.

Caraíva

Vilarejo de Porto Seguro, Caraíva guarda uma natureza deslumbrante e é o destino ideal para quem procura férias tranquilas e reservadas. A vila é acolhedora, cheia de casas coloridas. Para completar, as praias são paradisíacas.

Porto Seguro

Badalada cidade do litoral sul da Bahia, Porto Seguro tem lugares incríveis e uma excelente estrutura turística. E, se não bastasse toda a beleza de suas praias centrais, o município abriga vilarejos paradisíacos, como Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Trancoso

Trancoso é daqueles lugares em que se tem a sensação de estar no paraíso. Com praias de areias claras, mar cristalino, coqueiros e falésias imponentes, o lugar é belíssimo. Para completar, é um destino charmoso, com uma vila repleta de casinhas coloridas.

Arraial d’Ajuda

Vilarejo de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda é um paraíso que, de tão belo, se tornou um dos destinos mais procurados. Lá você encontra as praias da Pitinga, de Taípe, do Mucugê, do Parracho, Araçaipe, da Lagoa Azul, dos Pescadores e Apaga-Fogo

Ilha de Comandatuba

Situada no município de Una, a Ilha de Comandatuba tem 21 km de extensão e praias desertas, com natureza intocada. Ela é um dos principais destinos da Bahia e as opções de lazer por lá são relacionadas ao ecoturismo e aos esportes náuticos.

Costa do Sauípe

O complexo Costa do Sauípe, localizado em Mata de São João, reúne hospedagens incríveis que proporcionam uma experiência única em meio a um paraíso do litoral baiano.

A praia da Costa do Sauípe é cercada por coqueiros e o mar é azul cristalino.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um lugar para se desligar do mundo e curtir muita praia. Distrito da Ilha de Tinharé, o lugar chama a atenção de turistas do Brasil e do mundo. O mar azul turquesa e as areias branquinhas, cercadas por coqueiros, formam um cenário paradisíaco.

Itacaré

Itacaré tem praias paradisíacas, cachoeiras e vegetação preservada da Mata Atlântica. Situada no sul da Bahia, a cidade consegue preservar praias desertas e natureza intocada, apesar de ser um dos destinos mais frequentados da região.

Itaparica

Maior ilha da Baía de Todos os Santos, Itaparica é banhada por mar calmo e cercada por coqueiros. Protegida por arrecifes de corais, a ilha tem águas mornas perfeitas para quem curte um bom banho de mar.

Ilha dos Frades

Com belas praias de águas cristalinas e calmas, emolduradas por Mata Atlântica preservada, a Ilha dos Frades é um destino imperdível na Bahia. Ela tem mais de 100 trilhas entre a vegetação preservada, ideais para quem curte aventura na natureza.

Camaçari

Camaçari é uma cidade acolhedora que, além das lindas praias e belezas naturais, tem um povo simpático e animado. Seus principais pontos turísticos são a Praia de Guarajuba, Barra do Jacuípe, Praia do Japonês e Praia de Arembepe.

Arembepe

Situada em Camaçari, a Praia de Arembepe é famosa por suas piscinas naturais, que se formam na maré baixa. Destino perfeito para quem viaja com crianças,a praia é tranquila e tem ótima estrutura.

Sergipe

Foto: Cleferson Comarela

Com paisagens deslumbrantes, Sergipe é uma opção de destino de viagem no Nordeste com ótimas atrações, menos concorridas que nos outros estados.

Aracaju

Uma das primeiras cidades brasileiras construída de forma planejada, Aracaju tem uma infraestrutura completa para receber os visitantes. A capital sergipana tem praias incríveis e uma natureza exuberante que pode ser vista em praças e parques.

Projeto Tamar

O Oceanário do Projeto Tamar, em Aracaju, é uma ótima opção de passeio para quem visita Sergipe. Com aquários e vários tanques, o local oferece várias atividades. Além disso, o Projeto Tamar também mantém um Centro de Educação Ambiental em Pirambu.

Parque dos Falcões

O Parque dos Falcões é um santuário das aves de rapina em Sergipe. Localizado em Itabaiana, a 45 km de Aracaju, o parque recebe visitantes que podem ter contato com essas aves, além de aprender mais sobre elas.

São tantos destinos imperdíveis na região que fica até difícil escolher qual visitar primeiro no Nordeste brasileiro. Mas uma coisa é certa, em qualquer destes lugares incríveis, você viverá experiências únicas.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Publicitário abandona carreira de liderança para viajar o mundo de moto

Artigo anterior

7 praias para conhecer o melhor de Trancoso

Artigo seguinte

Você pode gostar