Praias em Porto Seguro: viagem com agito e badalação! Conheça as melhores praias de um dos principais destinos da Bahia. 

A Bahia é muito procurada por turistas do mundo todo, porque esconde muitos lugares mágicos, como Porto Seguro, onde o nosso país foi descoberto. Pedro Álvares Cabral teve uma sorte imensa ao desembarcar de suas navegações na região e ainda desfrutar de tudo de melhor que ela oferece: natureza abundante e praias paradisíacas. Porto Seguro é um marco na história do Brasil e para o turismo também, pois além de ser uma das opções com ótimo custo benefício no Nordeste, tem atrações que agradam diferentes públicos. 

Situada a quase 700 km de Salvador, Porto Seguro tem um centro histórico que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e que é dividido entre Cidade Alta e Baixa e reúne alguns pontos turísticos, como o Marco do Descobrimento, igrejas e a famosa Passarela do Descobrimento, também conhecida como Passarela do Álcool, o local mais badalado da vida noturna. Porém, apesar de abrigar lugares tão importantes para a nossa história, visitar o destino e não conhecer suas praias é sem dúvida, um grande desperdício. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Confira as melhores praias de Porto Seguro e escolha a que mais combina com o seu estilo de viagem. 

Praia de Taperapuã  

Foto: Marcio Filho / Flickr

Onde mora o agito de Porto Seguro! Se você procura uma praia em Porto Seguro que tenha badalação, Taperapuã é o lugar certo e está a apenas 7km do centro da cidade.

Suas águas tranquilas e mornas contrastam com a mega estrutura das barracas que rodeiam a orla, como TôaTôa, Axé Moi e Barramares e oferecem opções de almoço, bebidas e muita animação com músicas, shows e até  lambaeróbica. Difícil é ficar parado. Agora, saiba mais sobre essas barracas, tão procuradas. 

Axé Moi

Viagem para porto seguro: Axé Moi. Foto: Reprodução

Como o próprio nome sugere, o que não falta nesse complexo de lazer é axé e muita festa!  É a maior estrutura, são 200 m dentro de uma praia no Brasil e oferece aos visitantes shows que duram o dia todo com artistas e companhias de dança. O tédio passa longe quando o turista escolhe essa barraca para se divertir e desfrutar da culinária baiana. 

Tôa Tôa

Foto: Marcio Filho / Flickr

A concorrência das barracas em Porto Seguro é grande, TôaTôa é a mais próxima do centro e oferece aos clientes sombreiros, espreguiçadeiras e muito conforto. Possui um palco onde acontecem as apresentações durante o dia todo de artistas, aulas de dança e até show de humor. Tudo isso com um visual da praia de Taperapuã no fundo. 

Barramares 

Porto Seguro Praias

Foto: Marcio Filho / Flickr

Localizada entre um rio e o mar, Barramares é uma parada obrigatória em Porto Seguro. É a última barraca da praia de Taperapuã e sua estrutura é considerada uma das maiores do Brasil. Possui pontes de madeira para os visitantes atravessarem para conseguirem ir de um ponto a outro. E claro, Porto Seguro é sinônimo de festa, em Barramares não seria diferente. Há shows, luau e muita dança. 

Santa Cruz de Cabrália

Porto Seguro Praias

Foto: Reprodução

Santa Cruz de Cabrália é uma cidade que está a 23km de Porto Seguro e ao contrário de sua vizinha, é um destino para quem busca paz e tranquilidade. Composta por vilas bucólicas e 35 km de litoral, é realmente um paraíso escondido. Suas praias quase desertas possuem águas bem claras e protegidas por recifes com piscinas naturais. Para quem busca uma opção para passar o dia, a Praia Coroa Vermelha é indicada, por oferecer algumas barracas em sua extensão. Agora, surfistas e praticantes de windsurf marcam presença em Arakakaí, onde o mar é mais agitado. Agora, se o objetivo é ficar isolado, não deixe de conhecer a praia de Lençois e Mutá.

Praia do Mutá 

viagem para porto seguro

Viagem para porto seguro: Praia do Mutá. Foto: Reprodução

A Praia do Mutá fica em Porto Seguro mesmo, na divisa com Santa Cruz de Cabrália, diferente das praias urbanas, é mais tranquila e tem algumas opções de barracas ou quiosques para passar o dia. É ideal para tomar um banho de mar e até mesmo ficar lendo na areia para relaxar. Uma boa escolha para famílias com crianças. 

Coroa Vermelha

viagem para porto seguro

Foto: Reprodução

Indicada para quem deseja fugir do agito e shows das barracas de Porto Seguro, é um lugar para descansar a mente, sem sinal de axé. É formada por uma enseada de calmas calmas e claras, além de ter um centrinho com lojas de artesanatos e igrejas. Foi nela que a primeira missa foi realizada no Brasil.  

Arraial d’Ajuda

Porto Seguro Praias

Foto: Reprodução

Arraial d’Ajuda é um distrito vizinho de Porto Seguro. Para chegar nele, basta atravessar uma balsa e pronto, você já estará lá! É um local em que muitas pessoas escolhem para se hospedar, pois oferece boas opções e mais econômicas. Além de ter uma vida noturna animada, com muitos bares e restaurantes. E, é claro, que suas praias são o principal motivo da visita das turistas. Vale destacar a Praia do Mucugê que é a mais próxima do centro, mas urbana com boa estrutura de barracas. Agora, para um visual de impressionar, não deixe de incluir na lista Pitinga e Taípe que presenteiam com um mar azul e falésias, muito comuns na região. É um passeio para desfrutar o que a natureza tem de melhor e mais bonito. 

Praia do Espelho

viagem para porto seguro

Viagem para porto seguro: Praia do Espelho. Foto: Marcio Filho / Flickr

Situada no distrito de Trancoso, que fica a 47 km (via balsa) e 77 km (via estrada) de Porto Seguro, a Praia do Espelho é um local para quem procura descanso e contato com a beleza pura do local, que é famoso por suas piscinas naturais. Sem contar as falésias de cores diferentes que formam o cenário perfeito para um book completo de fotos. Ela fica ainda mais bonita quando as condições climáticas são favoráveis, já que o mar fica realmente parecido com um espelho, por isso ela recebe esse nome. É encantador! 

Além disso, é uma praia para passar o dia sossegado,  já que as opções de bares e restaurantes ficam na sua vizinha, Praia de Curuípe. Há algumas pousadas na região, porém esteja disposto a desembolsar uma boa quantia com hospedagem, pois é uma localização mais cara. A maioria das pessoas fica em Arraial d’ Ajuda e faz um bate e volta até a praia. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Nômade digital: 25 profissões para trabalhar e viajar o mundo

Artigo anterior

Esse chalé de madeira em Monte Verde é perfeito para uma viagem romântica

Artigo seguinte

Você pode gostar