Não sabe o que fazer em Jericoacoara? Confira 18 atrações turísticas imperdíveis e conheça os principais pontos turísticos da famosa vila pé na areia

Apontado como um dos destinos mais cobiçados do Brasil, a charmosa Vila de Jericoacoara é rodeada por atrações naturais surreais, formadas por dunas, praias e lagoas com águas cristalinas. 

O vila está localizada a 300 km de Fortaleza e também faz parte da Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos mais premiados do Brasil, que interliga o destino com o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses. Se você está pretendendo conhecer o destino mais ainda não sabe o que fazer em Jericoacoara, confira essa lista com 18 atrações imperdíveis.

18 atrações para conhecer em Jericoacoara

Duna do pôr do sol 

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Principais pontos turísticos de Jericoacoara. Foto: Wanessa Gabrielle / Wikimedia Commons

O principal cartão postal de Jericoacoara está localizada na principal praia da vila, sinalizando a entrada para o Parque Nacional de Jericoacoara. A caminhada até o topo da duna é feita em poucos minutos partindo de qualquer ponto de Jeri e sua vista panorâmica recompensa cada esforço.

No entanto, o local recebe ainda mais visitantes durante o pôr do sol, momento em que todos agradecem a natureza e cenário encantador que essa parte do litoral cearense oferece.

Praia da Malhada

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Foto: Alana Reis Enes Ribeiro / Wikimedia Commons

A Praia da Malhada não possui nenhuma estrutura de barracas e restaurantes, e por isso é ideal para quem busca sossego e privacidade. A praia fica ao lado do Morro do Serrote e sua passagem é formada por bancos de areias, rochas e falésias. 

Quem tiver disposição pode encarar as trilhas que levam ao topo do morro e conferir uma vista panorâmica da vila.

Pedra Furada

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Principais pontos turísticos de Jericoacoara. Foto: Fjuniordf / Wikimedia Commons

Outra atração turística imperdível em Jericoacoara é a Pedra Furada. O monumento natural está localizado em uma área isolada logo após o Morro do Serrote. O acesso pode ser feito através de trilhas saindo do centro da vila de Jeri ou nos passeios que partem em direção a Praia do Preá e outras lagoas.

O momento de maré baixa é o melhor horário para chegar no monumento natural e durante o mês de julho, o sol se põe dentro da fenda.

Lagoa do Paraíso

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Principais pontos turísticos de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Certamente um dos locais mais encantadores de Jeri, a Lagoa do Paraíso é a mais bonita da região. A lagoa é cercada por alguns restaurantes que disponibilizam as famosas redes dentro da água. Um dos melhores estabelecimentos é o Alchymist, uma espécie de clube de praia com armários, banheiros, chuveiro, restaurante e bar.

Lagoa da Tatajuba

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Foto: Artur Warchavchik / Wikimedia Commons

O acesso até a Lagoa da Tatajuba é feito em um divertido passeio de 4×4 pelas dunas que cercam Jericoacoara. A Lagoa da Tatajuba é cercada por dunas que formam um cenário desértico e paradisíaco. Comerciantes aproveitam o grande movimento de turistas e promovem atividades como SUP, skibunda e tirolesa.

Poço do Ananias

Foto: Gustavo Albano

Escondida nas pedras entre as praias de Jericoacoara e Malhada, o Poço do Ananias é uma verdadeira piscina natural que surge durante a maré baixa. 

Por estar camuflada entre as rochas que emergem nas areias da praia, o acesso pode ser um pouco confuso, a melhor forma de encontrar é perguntando por turistas e moradores que estão caminhando na praia, uma vez que a atração turística não possui placas ou sinais de acesso.

Igreja de Nossa Senhora de Fátima

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Foto: Wikimedia Commons

Construída em 1945, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima é um ponto turístico interessante de Jericoacoara. Inteiramente feita de pedras extraídas do Morro do Serrote, a igreja é palco de inúmeros eventos como a celebração da Coroação de Maria e os festejos da Padroeira e Missa do Galo.

Camocim

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara. Foto: Wikimedia Commons

O município vizinho está a poucos quilômetros da Lagoa de Tatajuba e é conhecido por suas praias com águas extremamente claras. A cidade de Camocim é uma ótima alternativa para quem busca conhecer outras paisagens do litoral cearense em um bate volta de 1 dia.

Pracinha de Jeri

Principais pontos turísticos de Jericoacoara

Foto: Divulgação

Conhecida como “Pracinha de Jeri”, a Praça Edvá Esmerino da Silva é rodeada de ótimos restaurantes, lanchonetes e bares. O local se tornou um ponto de encontro na vila e fica na Rua Principal.

Praia de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações imperdíveis de Jericoacoara. Foto: VempraJeri

A principal praia da vila é cercada por coqueiros, cajueiros e dunas. Com águas rasas e poucas ondas, a Praia de Jericoacoara é perfeita para famílias com crianças e praticantes de esportes náuticos como Kite e windsurf. 

Serrote 

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara. Foto: i.pinimg.com

Formado por dois pequenos morros de rocha, o Serrote está localizado no lado direito da Vila de Jericoacoara e um dos poucos lugares do Parque Nacional que possui vegetação. 

O morro do Serrote possui diversas trilhas para explorar as falésias e outros locais famosos como a Pedra Furada e a Praia da Malhada.

Árvore da Preguiça

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações imperdíveis de Jericoacoara. Foto: “U L” / Wikimedia Commons

A atração fica em ponto isolado do caminho entre Jericoacoara e a Praia do Preá. A Árvore da Preguiça ficou famosa pelo seu formato inusitado: a árvore possui um formato curvado e seus troncos parecem repousar em um banco de areia. 

O fenômeno é decorrente dos ventos fortes que cruzam o Parque Nacional.

Praia de Mangue Seco

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara. Foto: Paulo Roberto Cortes / Flickr

A praia marca o ponto exato do encontro das águas doces do Rio Guriú e as águas salgadas do mar. 

A Praia do Mangue Seco é um verdadeiro recanto e lar de centenas de cavalos marinhos. Atualmente o lugar é protegido e monitorado pelo bem desses animais, porém, com um guia se pode visitar o local com tranquilidade.

Aulas de esportes náuticos

Atrações imperdíveis de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Jericoacoara é muito famosa entre praticantes de kite e windsurf graças aos ventos presentes durante o ano todo. A vila tem diversas escolas de esportes náuticos que oferecem aulas para alunos com todos os níveis 

Vida Noturna

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Principais pontos turísticos de Jericoacoara. Foto: brasilplanet.com.br

Vida noturna Se você pensa que Jericoacoara se resume apenas a belezas naturais, você está completamente enganado. A vila é sinônimo de agitação e possui noites movimentadas e cheias de opções de bares e baladas. Não deixe de tomar as famosas caipirinhas de frutas tradicionais do estado e dançar muito forró.

Praia do Preá

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara. Foto: Divulgação

A Praia do Preá faz parte do município vizinho de Cruz e é destino certo de atletas e entusiastas de kitesurf e windsurf. Tanto que serve de espaço para competições internacionais desses esportes.

A praia possui inúmeras escolas de windsurf e ótimos restaurantes, conhecidos pelos pratos à base de frutos do mar.

Experimentar a gastronomia típica

Atrações imperdíveis de Jericoacoara. Foto: Divulgação

Outra coisa que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara é comer um dos pratos mais populares na vila: o Camarão no Abacaxi.

Buraco Azul

Atrações Turísticas de Jericoacoara

Atrações Turísticas de Jericoacoara. Foto: Praiasjericoacoara.com

O incrível Buraco Azul é o mais novo ponto turístico de Jericoacoara. A enorme piscina natural possui água com coloração azul e surgiu em decorrência da retirada de terra para obras nos arredores da cidade.

Leia também:

» Hotéis e pousadas em Jericoacoara
» Lagoa do Paraíso o passeio mais disputado de Jericoacoara
» Passeios em Jericoacoara, litoral leste e oeste
» Eleita a melhor rota do Brasil, roteiro passa por Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Allianz Travel.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

O que fazer em Foz do Iguaçu: 30 sugestões de passeios

Artigo anterior

Melhores Termas de Budapeste: veja quais conhecer na cidade

Artigo seguinte

Você pode gostar