Saiba mais sobre Caraíva, famosa por representar o encontro do rio e mar, mas que guarda um clima de cidade pequena e rústica que proporciona uma experiência única

Conhecida como o local onde o rio encontra o mar, Caraíva, no Sul da Bahia, vem se tornando um destino muito cobiçado pelos turistas, devido ao modo de vida, cultura e claro, paraísos naturais que abriga. Esse vilarejo rústico proporciona experiências únicas, com suas ruas de areia e sem poste de luz. Isso mesmo! Existe eletricidade, que aliás, chegou faz pouco tempo, em 2008, com uma importante exigência do povoado: que a instalação fosse feita com fiação enterrada para não tirar o brilho da noite das estrelas do céu. 

Uma frase encontrada no site da própria cidade diz “Aqui, a vida fica mais leve, mais bonita e com outra vibração”. Acho que já reunimos motivos suficientes para você ficar curioso para conhecer esse pedacinho de outro mundo, então entenda como chegar lá. O vilarejo é um distrito de Porto Seguro e está a 70 km do local, é de onde partem a maioria dos turistas. É possível chegar lá de carro ou ônibus e depois atravessar o rio que corta a região de barco, mas o trajeto é bem curto e dura em média 5 minutos. Mas, atenção, aos motoristas, na vila não é permitido entrar de carro, então você terá que estacionar no vilarejo de Nova Caraíva. Mais um motivo para tanto charme. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Chegando lá, os viajantes encontram diversas opções de passeios para praias e rios espetaculares. Veja sete dicas para conhecer o melhor de Caraíva e se apaixonar. 

Praia do Satu

O que fazer em Caraíva

Foto: Thomasilhabela / Wikimedia Commons

Se você quer uma verdadeira experiência de desconexão em uma praia deserta, sem dúvidas, vai se encantar pela Praia do Satu, localizada um pouco mais distante da vila, a 4 km, mas o suficiente para afastar os holofotes dos turistas. Mas, não se deixe levar por isso, pois ela é um espetáculo à parte, composto por piscinas naturais, falésias e coqueiros. E além disso, sua geografia é tão privilegiada que possui duas lagoas, uma de água doce e outra de água salgada. Para chegar lá é preciso atravessar o Rio Caraíva de barco e caminhar pela areia, o que é outro atrativo do passeio, já que durante a caminhada há outras praias no caminho, como Praia do Lontra e Camarã.

Praia da Barra

Prepare-se para conhecer uma das praias mais belas do país, a Praia da Barra, a principal de Caraíva e famosa por proporcionar o encontro entre rio e mar. Mais movimentada, é escolhida por muitos turistas que desejam passar o dia, regado a comidas e bebidas dos quiosques que ficam no local. Além disso, oferece opções de banho em água doce ou salgada, o que a torna ainda mais especial. Uma dica: não perca o pôr do sol de lá, pois é um dos pontos altos da viagem. A melhor notícia é que ela está localizada a apenas cinco minutos de caminhada do centro do vilarejo. Sem desculpas para desfrutar esse pedacinho do Nordeste. 

Praia de Caraíva

Caminhando ao longo da Praia da Barra, é possível encontrar uma faixa de areia e ali começa a Praia de Caraíva, uma do lado da outra. O mar tem uma coloração marrom, devido ao Rio Caraíva, que deságua por ali, contudo quando a maré está cheia, fica mais claro, mas independente disso, é um local que merece uma visita. Ela é aquela praia bem democrática, que agrada todos os gostos, quem prefere algo mais deserto, consegue encontrar um cantinho bem tranquilo, após uma caminhada pela areia. Se bater a fome, ou você estiver procurando por agito, procure uma mesa em um dos bares.

Rio Caraíva 

O que fazer em Caraíva

Foto: Carlos Reis / Flickr

Uma parada obrigatória e um dos cartões postais do vilarejo, o Rio Caraíva é uma grande atração para os viajantes, que aproveitam para recarregar as energias em suas águas refrescantes. Quem deseja descansar, por aproveitar a beira e curtir a paisagem, para os aventureiros, há passeios de caiaque e barco para apreciar mais de perto as belezas naturais, ou até mesmo, há quem prefira descer o rio de bóia. Diversão não vai faltar! Agora, para deixar esse momento inesquecível, não deixe de apreciar o pôr do sol. 

Passeio de Buggy

O passeio de Buggy é mais uma opção para conhecer os lugares mais distantes de Caraíva e que são verdadeiras jóias da natureza. É possível se aventurar pela área, desbravando até mesmo os cantos mais desconhecidos. O roteiro mais comum é o que leva até a Ponta do Corumbau, onde é avistado um mar em tons de azul e verde, perfeito para relaxar nesse lugar ainda pouco explorado pelo turismo. Durante o tour, ainda é possível se refrescar no Rio Corumbau em meio à paisagem de areia e mangue. 

Trancoso

O que fazer em Caraíva

Foto: DlauriniJr / Wikimedia Commons

Distante 36 km de Caraíva está Trancoso, o famosos e mais luxuoso destino no Sul da Bahia, que oferece lindas praias e opções de passeios culturais e históricos. É muito comum fazer um bate volta ou conhecer os dois locais em uma viagem, então se estiver pensando nisso, a dica número um é: faça uma caminhada sem pressa pelo Quadrado de Trancoso, apreciando a paisagem e suas casinhas coloridas. No quesito praia, a lista é bem grande, mas comece pelas mais urbanas, localizadas próximas ao centro: Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, ótimas opções para passar o dia. 

Praia do Espelho

Se você estiver com tempo, não deixe de conhecer a Praia do Espelho, localizada em Trancoso, um outro distrito de Porto Seguro. Há algumas opções de passeio em Caraíva que oferecem esse transporte, que pode ser feito de buggy, carro ou ônibus. Chegando lá você irá encontrar piscinas naturais perfeitas, que ficam ainda mais bonitas com o cenário ao entorno, composto por falésias nas tonalidades rosa e vermelha. E como toda praia paradisíaca, não podem faltar coqueiros que beiram a faixa de areia. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

10 melhores praias de Porto Seguro: fotos e dicas

Artigo anterior

Exposição mostra aventuras da médica Karina Oliani

Artigo seguinte

Você pode gostar