Situada entre as famosas Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva, a maravilhosa Praia do Espelho é um dos melhores destinos de viagem para quem quer curtir o mar longe de aglomerações na Bahia

Procura um lugar para curtir o mar longe de agitos e aglomerações? Conheça a maravilhosa Praia do Espelho, na Bahia, e descubra um dos melhores destinos de viagem em 2021. Tranquila, selvagem e paradisíaca, esta porção de areia do litoral baiano vai te conquistar com suas falésias coloridas e mar de águas cristalinas, que vão do azul ao verde.

Localizada entre as famosas Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é um lugar belíssimo e pouco explorado pelo turismo, ideal para quem quer se desconectar do mundo e fugir do agito dos destinos mais procurados no Nordeste.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

E não se engane, apesar de ser menos conhecida e mais isolada, a Praia do Espelho é bem servida por quiosques, restaurantes e hospedagem que garantirão uma ótima viagem. 

Por isso, se você ficou interessado em conhecer este lugar paradisíaco do litoral sul da Bahia continue a leitura deste post e descubra: onde fica, como chegar e quando ir e o que fazer na Praia do Espelho. 

Onde fica a Praia do Espelho?

praia do espelho Bahia

Foto: Gabriel Castaldini / Wikimedia Commons

Quase no meio do caminho entre as vilas de Caraíva e Trancoso, a Praia do Espelho faz parte do município de Porto Seguro e fica em uma região paradisíaca do litoral sul da Bahia.

Também conhecida como Curuípe, é um discreto vilarejo à beira-mar, excelente para quem quer fugir do agito e curtir os dias com muita tranquilidade.

A Praia do Espelho fica a 24 km do centro de Porto Seguro e a 54 km de Arraial D’Ajuda, outro destino paradisíaco da Bahia.

Como chegar na Praia do Espelho?

praia do espelho trancoso

Fotos: Thomasilhabela / Wikimedia Commons

Há quatro formas de se chegar na Praia do Espelho: ônibus, transfer, táxi ou carro – seja alugado ou próprio. O principal acesso é a Rodovia BA-283, que liga Porto Seguro às vilas de Caraíva e Trancoso, passando pela Praia do Espelho.

Se você optar em ir de ônibus, o trajeto é feito pela Viação Águia Azul. Há saídas diárias de Porto Seguro rumo a Trancoso às 7h15 e às 15h. O trajeto até a Praia do Espelho dura cerca de 1 hora. O ponto de parada é no Condomínio Outeiro das Brisas, que fica a 3 km a pé do destino.

Outra opção de transporte coletivo até a Praia do Espelho são os transfers. Vans fazem o trajeto a partir de Porto Seguro todos os dias, saindo às 8h e retornando às 15h30. Esse tipo de transporte é muito utilizado por quem faz bate e volta até o destino, mas também atende a quem vai se hospedar ali.

Você pode se dirigir até a Praia do Espelho de táxi, mas essa é uma opção mais cara se comparada com as demais, mas garante mais exclusividade.

Por fim, você pode chegar na Praia do Espelho de carro. Há empresas de aluguel de carro no desembarque do Aeroporto de Porto Seguro. A praia possui vários estacionamentos, tanto particulares como nas pousadas.

Se você já estiver hospedado em Trancoso ou Caraíva, vale a pena experimentar uma bela caminhada à beira-mar até a Praia do Espelho, ou vice-versa. Em ambos, as paisagens são deslumbrantes e o passeio inesquecível. Mas é preciso ter pique. Além disso, a dica é fazer somente a ida à pé. Volte de barco ou ônibus.

De Trancoso à atração são 18 km. O ideal é fazer o percurso durante a maré baixa, principalmente por causa da travessia do Rio dos Frades. Você pode consultar a tábua das marés neste link.

A ida saindo de Caraíva é um pouco mais fácil, são somente 10 km. Assim como no trajeto de Trancoso, há alguns trechos em que é necessário atravessar o rio, por isso a dica é fazer a caminhada na maré baixa.

Quando ir à Praia do Espelho?

praia do espelho porto seguro

Foto: arraialdajuda.tur

Sabe aquela expressão de que na Bahia é sol o ano todo?  A Praia do Espelho prova que ela é verdade. As temperaturas não variam entre o verão e o inverno. Nos meses mais quentes, entre outubro e março, a mínima média é de 26ºC e a máxima é de 28ºC. Já nos meses mais frios, entre julho e setembro, a mínima é de 23ºC e a máxima é de 24ºC.

Mas, então, quando ir à Praia do Espelho? Você pode ir em qualquer época do ano, mas saiba que, assim como o sol, a chuva se faz presente o ano inteiro nesta região. Porém, não costuma ser prolongada. Os meses mais chuvosos são março, abril, novembro e dezembro.

Contudo, se você quer uma dica sobre a melhor época para ir à Praia do Espelho, o período entre a primavera e o verão é o mais recomendado para conhecer as praias da Bahia. Isto porque o clima é mais quente e ainda não começou a alta temporada, quando os preços de hospedagens e serviços costumam subir.

O que fazer na Praia do Espelho?

Foto: Adtormena / Wikimeida Commons

O destino é ideal para quem quer fazer um bate e volta a partir de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva, mas também um lugar para ficar e aproveitar dias incríveis. Se o que você procura é tranquilidade em um cenário paradisíaco, esta é uma das melhores opções no litoral da Bahia

Para saber o que fazer na Praia do Espelho, além de relaxar e curtir o visual deste lugar paradisíaco, veja nossas dicas a seguir.

Aproveite a maravilhosa Praia do Espelho

Praia do Espelho Porto Seguro

Foto: Divulgação Porto Seguro

Ótima para relaxar e se desconectar do mundo, a atração oferece dois ambientes distintos que agradam tanto a quem procura um lugar totalmente deserto quanto quem quer descansar com conforto e comodidades. Isto porque o lado esquerdo da praia concentra quiosques, restaurantes e pousadas, enquanto o lado direito é mais selvagem e preservado.

Piscinas naturais da Praia do Espelho

Durante a maré baixa, você pode aproveitar as deliciosas piscinas da Praia do Espelho. Localizadas no canto esquerdo, em frente ao local onde estão os quiosques e restaurantes, as piscinas naturais são perfeitas para mergulhos entre peixes e banhos relaxantes. 

Mirante da Praia do Espelho

Ao visitar a Praia do Espelho, não deixe de admirar este lugar paradisíaco do alto das falésias. O Mirante da Praia do Espelho pode ser acessado a partir da escadaria do Condomínio do Outeiro. Do alto, é possível ver a Praia do Espelho, com todas as nuances azuis e verdes de seu belo mar, e a vizinha Praia dos Amores.

Praia dos Amores

Colada à Praia do Espelho, em seu canto esquerdo, há outra porção de areia belíssima que merece ser conhecida, a Praia dos Amores. Também conhecida como Setiquara, ela se une à Praia do Espelho durante a maré baixa. Já na maré alta, o mar fecha a passagem entre as duas porções de areia e o acesso passa a ser pelas falésias.

Praia do Outeiro

Logo após a Praia dos Amores fica a Praia do Outeiro. Ela é a última porção de areia antes de chegar à vila de Trancoso, que começa na Praia da Barra do Rio dos Frades. Bem mais tranquila e isolada que a Praia do Espelho, Outeiro é o lugar para quem deseja curtir o mar com o máximo de sossego. O visual também muda um pouco em relação às demais, com menos falésias e mais coqueiros.

As praias paradisíacas e o clima de interior da maravilhosa Praia do Espelho fazem deste um dos melhores destinos de viagem para quem quer aproveitar o mar longe das aglomerações. Por isso, se o que você procura é um cantinho de paraíso para relaxar e recarregar as baterias, vale a pena conhecer esse pedaço do litoral baiano.

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

6 pousadas charmosas para se hospedar em Trancoso

Artigo anterior

O que fazer em Cancún: conheça 16 atrações turísticas imperdíveis

Artigo seguinte

Você pode gostar