Muita alegria, praias e natureza encantadora, tudo isso você vai encontrar em uma viagem a Porto Seguro, um dos destinos mais cobiçados no nordeste brasileiro. Veja dicas sobre o que você pode fazer ao chegar lá

Porto Seguro é uma cidade que está localizada a 700 km de Salvador e é o destino perfeito para quem gosta de festa, música e dança em meio a praias incríveis. Lá a tristeza não tem vez primeiro por conta de seus quiosques que são super estruturas com um clima para lá de animado e sua natureza exuberante. Sem contar que é um marco histórico para o Brasil, com monumentos, museus e igrejas que fazem parte da época do descobrimento. Não bastasse, ainda é uma das opções do Nordeste com ótimo custo-benefício no quesito turismo. 

O que fazer em Porto Segurotgeto

Centro Histórico 

 

O Centro histórico de Porto Seguro é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional)e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Dá para perceber a importância dele para o nosso país. Ao chegar lá, você vai perceber que existe a Cidade Alta e Baixa, porém amas reúnem alguns pontos turísticos muito importantes para o Brasil, como o Marco do Descobrimento e várias igrejas, que marcaram a missão dos jesuítas na época, como  Igreja Nossa Senhora da Pena e Igreja Nossa Senhora da Misericórdia. Além disso é um ótimo lugar para garimpar aquele souvenir de viagem. 

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Museu de Porto Seguro 

Foto: Ygor Matheus Lacerda de Melo / Wikimedia Commons

O local é uma antiga câmara e cadeia, encontrado no centro histórico, que deu origem ao Brasil. O acervo conta como era a vida dos índios que habitavam o local antes da chegada dos portugueses. Há vários itens que eram utilizados pelas tribos na época e ainda existe uma sala que era usada como cadeia. 

Passarela do Álcool

Foto: Divulgação

A passarela do álcool, também conhecida como passarela do descobrimento, é sinônimo de badalação, muito procurada a noite em Porto Seguro por turistas que desejam fazer um esquenta para festas, já que há inúmeras barracas vendendo bebidas. É o melhor lugar também para conhecer a culinária local e fazer compras de itens artesanais. 

Praia de Taperapuã  

Foto: Marcio Filho / Flickr

Difícil escolher qual o lugar mais animado de Porto Seguro, mas uma coisa é certa, Taperapuã é um deles. A praia fica a apenas 7km do centro da cidade e tem um mar sem ondas e calmo, ideal para um mergulho. Contudo, a orla é dominada por barracas que conferem o tom a essa festa ao ar livre. As mais famosas são TôaTôa, Axé Moi e Barramares, que além de muita música, também oferecem almoço e bons drinks. Ficou curioso? Então saiba mais sobre elas. 

Axé Moi

Atrações em Porto Seguro

Axé Moi. Foto: Reprodução

Já comece a preparar sua coreografia e playlist de axé para não passar vergonha quando chegar ao Axé Moi. É a maior barraca da praia de Taperapuã, com singelos 200m. Lá você não ficar parado, com shows, dança e muita paquera. 

Barramares 

Atrações em Porto Seguro

Atrações em Porto Seguro. Foto: Marcio Filho / Flickr

A última barraca da praia de Taperapuã que leva o agito para a orla mais animada do Nordeste, Barramares é outro atrativo que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem. A sua estrutura é uma das maiores do Brasil e atrações não falta: luau, show de lambaeróbica, aulas de dança…vá preparado para gastar muita energia. 

Praia do Mutá e Coroa Vermelha 

Atrações em Porto Seguro

Atrações em Porto Seguro. Foto: Reprodução

A Praia do Mutá e Coroa Vermelha estão localizadas na cidade de Santa Cruz de Cabrália, distante 23 km de Porto Seguro. Ela é o oposto de sua vizinha, é um lugar para quem busca descanso e desconexão, sem o agito encontrado nas praias do centro.  A Praia de Mutá tem águas claras e em alguns pontos forma-se algumas piscinas naturais. É perfeita para passar um dia tranquilo, já que há quiosques que servem porções e bebidas. Já Coroa Vermelha apresenta também um mar sem ondas e fica perto de um centro com várias lojas de artesanato e igreja. Ao sair da praia, não deixe de passar por lá. 

Observação de Baleias Jubarte

Passeios em Porto Seguro

Atrações em Porto Seguro. Foto: Reprodução

Não é só festa e praia que Porto Seguro oferece, para os amantes da vida marinha, o passeio de observação das baleias de Jubarte é imperdível! Indicado para ser feito entre Julho e Outubro, época em que os maiores mamíferos do planeta vem em direção ao litoral baiano para fins reprodutivos. O passeio é feito em um barco que leva para pontos estratégicos de visualização. 

Parque Marinho de Recife de Fora 

Passeios em Porto Seguro

Passeios em Porto Seguro. Foto: Divulgação

Outra sugestão que não pode ficar de fora da lista de quem é apaixonado por snorkel é a visita ao Parque Marinho de Recife de Fora,  terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil. Neste passeio há chances de ver peixe, tartarugas, corais, recifes e muita vida no fundo do mar. 

Passeios bate e volta de Porto Seguro

Muitos turistas optam por se hospedar em Porto Seguro, já que o custo benefício é muito melhor, comparado a outras cidades. Por isso, alguns passeios bate-volta são comuns. Conheça alguns deles.

Arraial d’Ajuda

Passeios em Porto Seguro

Foto: Divulgação

Em minutos você chega em Arraial d’Ajuda, é tão perto que até parece um bairro de Porto Seguro, mas é um distrito vizinho. Suas praias são o maior incentivo a esse passeio bate-volta. As mais procuradas são: Praia do Mucugê, a mais próxima do centro, com características urbanas; Pitinga e Taípe, mais distantes, mas donas de um visual que impressiona, com mar azul e falésias. Não deixe de conhecer também o Arraial d’Ajuda Eco Parque, que tem inúmeras atrações para todas as idades, com tobogãs, lagoas, quadra de areia e arvorismo. É só escolher o nível de aventura e diversão. 

Trancoso 

Passeios em Porto Seguro

Foto: Divulgação

Trancoso está a  47 km (via balsa) e 77 km (via estrada) de Porto Seguro, é muito badalado e até mesmo procurado por celebridades, já que suas belezas naturais são encantadoras. Sem esquecer do centro histórico que é puro charme com casinhas coloridas, igrejas e museus que marcaram a história do Brasil. Agora, no quesito praia, não deixe de visitar a Praia do Espelho, se você quer conhecer um visual mais rústico, com uma natureza preservada. Se der sorte, com as condições climáticas ideias, o mar parece um espelho de tão brilhante. 

Caraíva 

Passeios em Porto Seguro

Passeios em Porto Seguro. Foto: Marcelino Dias / Wikimedia Commons

Caraíva é uma vila à beira mar que vem ganhando o coração dos turistas que gostam de um passeio mais rústico. A apenas 70km de Porto Seguro, é um lugar perfeito para passar um dia. Difícil vai ser ficar um só. O passeio pelo Rio Caraíva é obrigatório, assim como assistir o por do sol por lá. As praias também são o ponto alto da viagem, entre elas, Praia da Brava e Praia de Caraíva, com mais estrutura e há opções mais tranquilas também. A noite na região também é inesquecível, com bares e restaurantes pé na areia. 

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Viagens nacionais: saiba para onde viajar em cada mês do ano

Artigo anterior

Regras para entrar na Turquia durante a pandemia

Artigo seguinte

Você pode gostar