Conheça a história do Maranhão nestes 14 museus para visitar em São Luís

Atualizada em:

Perfeitos para quem quer se aprofundar na história do Maranhão, estes museus em São Luís retratam o passado, a cultura e a gastronomia local

A melhor forma de conhecer o passado de um destino é através de seus museus e, na capital maranhense, não é diferente. Lugar onde a cultura é um dos principais atrativos, São Luís tem vários museus para visitar e se aprofundar na história do Maranhão. Em cada um deles, você poderá entender algum aspecto cultural do estado e da cidade, a única brasileira fundada por franceses. Além disso, saberá mais sobre as danças, músicas e a gastronomia de lá.

Localizados, principalmente, no Centro Histórico de São Luís, os museus possuem acervos riquíssimos, que vão de artefatos e objetos centenários a representações artísticas. E mais, ficam em prédios que, por si só, já são verdadeiras atrações turísticas, devido suas belas arquiteturas. Para completar, em muitos deles a entrada é gratuita. Ou seja, você não precisará gastar muito para fazer passeios super interessantes na capital maranhense.

Museus para visitar em São Luís

A seguir, vamos detalhar o que você poderá ver em 14 museus de São Luís perfeitos para conhecer a história do Maranhão. Se tiver tempo em seu roteiro, vale a pena visitar cada um deles. Mas, caso não seja possível, confira as nossas dicas sobre os acervos, localização e horário de funcionamento e escolha os que mais lhe interessarem.

Museu Histórico e Artístico do Maranhão

Museus de São Luís
Foto: Lyssuel Calvet/Wikimedia Commons

A cultura maranhense é o alvo do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. O museu tem um acervo permanente, exposto em um local que reproduz uma casa residencial da elite da cidade no final do século XIX e na primeira metade do século XX. Aliás, o prédio onde o museu foi instalado é belíssimo. Com fachada em estilo colonial e porta neoclássica, a construção tem dois pavimentos e um mirante, que é um dos belos exemplares dos solares de São Luís. 

Endereço:  Rua do Sol, 302 – Centro, São Luís

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 17h30.

Casa do Maranhão

História do Maranhão: museus
Foto: Lyssuel Calvet/Wikimedia Commons

A Casa Maranhão é mais um museu de São Luís que fica em uma bela construção histórica, em casarão de estilo neoclássico do século XIX. Com uma proposta audiovisual, este é um museu multimídia que apresenta a capital maranhense através de recursos de imagem e de som. O acervo tem, ainda, textos e softwares que explicam fatos históricos da cidade e oferecem um tour pelas manifestações culturais do estado, incluindo as danças e as músicas, como o reggae, o som das Caixeiras e o tambor de Crioula.

Endereço: Rua do Trapiche, s/n, Praia Grande

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h30h, aos sábados, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h30.

Casa de Nhozinho

Casa de Nhozinho
Foto: Secretaria de Turismo Maranhão

Em um sobrado de três andares com fachada de azulejo colonial, funciona a Casa de Nhozinho, que homenageia um dos mais importantes artesãos maranhenses Antônio Bruno Nogueira. Conhecido como Nhozinho, ele ganhou destaque pela confecção de rodas de boi feitas de buriti. E as peças podem ser vistas no acervo do museu, juntamente com uma mostra de técnicas de produção da cultura material do maranhense no seu dia-a-dia, incluindo artefatos de grande porte, como veículos de locomoção.

Endereço: Rua Portugal, 185 – Praia Grande

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13:30h

Museu do Reggae

Museus de São Luís
Foto: AJMC Varreto/Wikimedia Commons

Também conhecida como a “Jamaica Brasileira”, São Luís não poderia ficar sem um Museu do Reggae, não é mesmo? Nele, os visitantes podem conhecer mais sobre o ritmo que está entre os mais tocados na cidade em um acervo composto por fotos, vídeos, discos e objetos característicos da dança, além da história das radiolas do reggae. Mas não é só isso. O museu tem um espaço que homenageia Bob Marley e outro dedicado à banda Tribo de Jah.

Endereço: Rua da Estrela, 124 – Centro Histórico.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 9h às 13h.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão

Com uma proposta interativa, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão tem dois andares e salas expositivas temáticas. Nele, você encontra um painel de linha do tempo que ilustra a história da cidade desde sua fundação até os tempos atuais. Entre eles, uma exposição que retrata as etnias que deram origem ao povo maranhense, por meio dos painéis Maranhão Pré-Colonial, e um vídeo que narra a história do Maranhão ao som do poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias.

Endereço: Rua do Giz, 59, Praia Grande.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Casa do Tambor de Crioula

Casa do Tambor de Crioula, no Maranhão
Foto: Governo do Maranhão

Um dos museus para visitar São Luís, a Casa do Tambor de Crioula conta a história do tambor e da tradição do Maranhão. Seu acervo inclui painéis informativos, itens característicos, trajes típicos, cachaças e imagens do santo padroeiro. No primeiro piso, há uma exposição permanente, mas o local também recebe exposições temporárias. Nos dois outros pisos, ocorrem oficinas e, no terraço, eventos e apresentações culturais. O museu tem, ainda, uma lojinha de lembrancinhas.

Endereço: Rua da Estrela, 308-282 – Centro.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h.

Convento das Mercês

Museus de São Luís, no Maranhão
Foto: Artur Oliveira Silva/Wikimedia Commons

O local que antes abrigou um quartel, hoje é a sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira e um dos museus para visitar em São Luís. E não é por menos. Eleito um dos Sete Tesouros da capital maranhense, fica em um prédio rodeado por canteiros de palmeiras, o que possibilita um passeio muito agradável. O acervo é composto por objetos que contam a história do local e muitos livros. 

Endereço: Rua da Palma, 502, Bairro do Desterro.

Horário de funcionamento: segunda (14h-18h); terça à sexta (9h-18h)

Centro Cultural Vale Maranhão

Centro Cultural Vale Maranhão
Foto: Gilson Teixeira/Secap

Localizado em um casarão colonial no Centro Histórico de São Luís, o Centro Cultural Vale Maranhão é um lugar para quem, além de ver arte, gosta de produzi-la. Com o foco em promover os artistas e produtores locais, este museu realiza interações para a troca entre a cultura maranhense e de outros lugares. Dentre elas, exposições, oficinas, performances, apresentações, projeções de filmes, palestras e outros eventos.

Endereço: Rua Direita, 149 – Centro

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h.

Museu de Artes Visuais

Museus de São Luís
Foto: AJMC Barreto/Wikimedia Commons

O Museu de Artes Visuais tem em seu acervo coleções de vários artistas plásticos maranhenses, como Miguel Veiga, Dila, Antônio Almeida e Newton Sá, com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. E, além do acervo em si, é um ótimo lugar para conhecer também por conta do prédio onde está instalado. Fica em um prédio com arquitetura datada do século XIX, com fachada revestida de azulejos portugueses, três pavimentos e um mirante com vista para a Praia Grande, a Praça do Comércio, os telhados coloniais e o Rio Bacanga.

Endereço: Rua Portugal, nº 273, Praia Grande.

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h, aos sábados, das 9h às 16h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Museu da Gastronomia Maranhense

Museu de Gastronomia Maranhense
Foto: Turismo de São Luís

A gastronomia do Maranhão é uma das suas joias, tanto que motivou a construção de um museu dedicado a ela. O Museu da Gastronomia Maranhense resgata a história da culinária maranhense desde o tempo áureo. Há uma exposição fixa que representa os pratos e bebidas tradicionais do estado. Entre elas, o arroz de cuxá, a casquinha de caranguejo e o doce de buriti. No caso das bebidas típicas, você poderá vê-las expostas em  prateleiras no espaço que faz referência ao Mercado das Tulhas, uma estrutura do século XVIII onde se encontravam artesanatos e a culinária maranhense. Além disso, o museu tem um espaço dedicado às danças tradicionais, como o Bumba-meu-boi, A Casinha da Roça e a Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara.

Endereço: Rua da Estrela, 82 – Centro.

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Forte Santo Antônio da Barra

Forte de Santo Antônio da Barra
Foto: Fabio Ericeira/Wikimedia Commons

O Forte de Santo Antônio da Barra é um museu que reúne exposições visuais e audiovisuais sobre as embarcações tradicionais maranhenses. Ele fica em um prédio do final do século XVII, que teve um papel importante na proteção de acesso ao porto de navegação da costa do Maranhão. Por isso, não só o acervo mas também o local é muito interessante para conhecer. 

Endereço: Dr. Jackson Kepler Lago – Ponta D’areia

Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h.

Museu de Arte Sacra do Maranhão

Museu de Arte Sacra, em São Luís
Foto: Fulviusbsas/Wikimedia Commons

O Museu de Arte Sacra (MAS) fica em um prédio anexo ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, construído no século XIX. O acervo do local possui à Arquidiocese de São Luís e inclui peças dos séculos XVIII e XIX, nos estilos maneirista, rococó e neoclássico. Sua exposição fica em 13 salas e mostra momentos importantes da história religiosa e política da capital maranhense.

Endereço: Avenida Pedro II, 258 – Centro

Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 9h às 17h30.

Sítio Tamancão

Assim como o Forte Santo Antônio da Barra, o Sítio Tamancão é um lugar para descobrir mais sobre as embarcações maranhenses. Localizado de frente para o Rio Bacanga, o local que antes abrigou uma indústria de beneficiamento de arroz ainda mantém parte de sua construção, com grandes galpões, uma rampa de embarque naval e um sistema de canais e comportas. Agora, é uma ótima opção de passeio para quem gosta de história e natureza.

Endereço: Rua Apicum, 6-198, Alto da Esperança.

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Centro de Cultura Domingos Vieira Filho

História do Maranhão: museus
Foto: AJMC Barreto/Wikimedia Commons

O Centro de Cultura Domingos Vieira Filho fica em um sobrado de três andares na famosa Rua do Giz, uma das mais bonitas de São Luís. Com um acervo que exalta as diferentes manifestações da cultura popular maranhense, é um dos museus para conhecer mais sobre a história do Maranhão. Lá você encontrará informações sobre o Bumba-meu-boi, a Festa do Divino, o Carnaval, a religiosidade afro-maranhense, além de suas danças e a diversidade do artesanato indígena. 

Endereço: Rua do Giz, 221 – Praia Grande

Horário de funcionamento: de segunda à sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h30.

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima