O Parque Nacional da Chapada das Mesas é repleto de cenários belíssimos, únicos desta região do Maranhão. Confira quais são as atrações imperdíveis da Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é, sem dúvida, um dos lugares mais surpreendentes do Brasil. Localizada no sul do Maranhão, essa região tem morros de pedra com o topo chato – apelidados de ‘mesas’ – e mais de 80 cachoeiras singulares que escorrem entre a paisagem ressequida do cerrado. Destino perfeito para quem ama ecoturismo, há muito o que ver e fazer por lá e, aqui, vamos te contar quais são as 10 atrações imperdíveis para visitar na Chapada das Mesas.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica a 250 quilômetros de Imperatriz, a segunda maior cidade do estado e onde fica o aeroporto mais próximo. Para conhecê-la, você deverá ficar hospedado em Carolina, cidade-base para fazer todos os passeios. Vale destacar, ainda, que a Chapada das Mesas fica bem próxima de outro destino famoso, o Jalapão, em Tocantins, e é possível, inclusive, conhecer as duas regiões em uma mesma viagem.

Leia também » Os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações imperdíveis da Chapada das Mesas

Quer saber, então, o que fazer na Chapada das Mesas? Confira, a seguir, as 10 atrações imperdíveis deste destino sensacional do Maranhão. Se você ama estar em contato com a natureza, vai se encantar com os cenários que essa região do cerrado brasileiro guarda.

Poço Azul

melhores atrações chapada das mesas

Foto: Divulgação

Uma das principais atrações da Chapada das Mesas, o Poço Azul impressiona pela beleza de suas águas cristalinas extremamente azuis. Localizado dentro do Complexo Turístico do Poço Azul, o local é uma piscina natural formada pelas nascentes de águas oriundas das rochas, onde é permitido nadar. O acesso ao Poço Azul é através de uma passarela de madeira suspensa entre rochas e árvores. No complexo, ainda é possível visitar a imponente Cachoeira Santa Bárbara, com 76 metros de altura, e as cachoeiras dos Namorados, Santa Paula, Seu Zica e Dona Luiza, além da gruta Santa Bárbara.

Cachoeira Santa Bárbara

melhores atrações chapada das mesas

Foto: Divulgação

Localizada dentro do Complexo Turístico do Poço Azul, a Cachoeira Santa Bárbara é uma das principais da Chapada das Mesas, famosa por sua imponência e beleza. Como mencionamos, a cachoeira tem 76 metros de altura e forma um poço ótimo para banhos. Um fato curioso é que sua queda d’água é dividida por uma enorme pedra que, com a força das águas ganha um formato que lembra uma santa protegida por um imenso véu de água, por isso recebeu esse nome. O local também é frequentado por praticantes de rapel.

Encanto Azul

melhores atrações chapada das mesas

Foto: Divulgação

Bem próximo ao Complexo Turístico do Poço Azul, outro belíssimo lugar para visitar na Chapada das Mesas é o Poço Encanto Azul. Suas águas são tão azuis que é difícil acreditar que exista um lugar assim. A piscina natural de águas cristalinas fica no fundo de um paredão rochoso e é perfeita para banhos e mergulhos. Para chegar até o local, é preciso descer algumas escadas entre as rochas. E, se quiser ver as águas extremamente azuis, visite o Encanto Azul entre as 10h e 13h, quando a luz solar incide sobre a água.

Cachoeira São Romão

melhores atrações chapada das mesas

Foto: Divulgação

A Cachoeira São Romão é a maior da região em volume d’água. Ela tem 22 metros de altura e 33 metros de largura e a força de suas águas impressiona. Para chegar até ela é necessário percorrer algumas estradas arenosas, por isso, é importante seguir em carro 4×4 ou contratar um passeio com guia especializado. No local, é possível ver a cachoeira de cima, através de um mirante, ou pelo lado, através de uma trilha que leva até a parte de trás dela. Os viajantes que gostam de aventura podem, ainda, remar de caiaque até bem próximo à queda d’água.

Cachoeira da Prata

o que fazer

Foto: Divulgação

Como dissemos no início deste post, as cachoeiras da Chapada das Mesas são singulares e uma prova disso é a Cachoeira da Prata. Ela é formada por duas quedas d’água com 26 metros de altura, divididas por um grande paredão rochoso que, no auge do período chuvoso – entre outubro e abril -, desaparece entre as águas, formando uma única e gigante cachoeira. No período mais seco, o que impressiona é a cachoeira do Rio Farinha, que cai por um furo nas pedras. E os visitantes podem contemplar essa beleza natural de uma prainha, onde é possível nadar.

Cachoeira do Capelão

melhores atrações chapada das mesas

Foto: Divulgação

Diferente das demais cachoeiras que citamos até aqui, a Cachoeira do Capelão tem um volume de água pequeno, mas um visual surpreendente. Suas águas escorrem por um paredão de rochas preto e formam um poço cristalino com tons de azul, simplesmente belíssimo. Este é outro lugar perfeito para se refrescar na Chapada das Mesas, além de fazer lindos cliques. A Cachoeira do Capelão pode ser acessada com uma caminhada de 10 minutos entre a mata a partir da estrada.

Portal da Chapada

o que fazer

Foto: Divulgação

Uma das atrações imperdíveis para visitar na Chapada das Mesas, o Portal da Chapada é um lugar para apreciar o pôr do sol e ver todas as belezas da região do alto. O local é uma grande formação rochosa em formato de pirâmide, esculpida naturalmente no topo de uma montanha. Ele fica na beira da estrada, a 10km do centro de Carolina, e é necessário pagar uma taxa e caminhar cerca de 600 metros até o topo. A partir das 17 horas, o visual fica ainda mais incrível, com o Morro do Chapéu iluminado pelo sol.

Cachoeiras do Itapecuru

o que fazer

Foto: Divulgação

Localizadas a 30 km de Carolina, as Cachoeiras do Itapecuru estão entre as principais atrações da Chapada das Mesas. Conhecidas como Cachoeiras Gêmeas, por terem formatos e tamanhos parecidos, elas formam um lindo lago, ótimo para banhos. Elas ficam dentro de uma propriedade particular e, para visitá-las, é preciso pagar uma pequena taxa. O local oferece ótima estrutura para os turistas, com banheiros, duchas, restaurante, bar, chalés, espaço para lazer infantil e mesas e cadeiras próximo às margens do rio.

Cachoeira do Santuário

o que fazer

Foto: Divulgação

A Cachoeira do Santuário fica dentro do Complexo da Pedra Caída e pode ser visitada a partir de uma caminhada de 15 minutos entre a mata. Diferente de outras cachoeiras da região, ela é formada por pequenas quedas d’água espalhadas por um paredão de pedra. E, apesar de não ter um grande volume de água, é possível se refrescar em seus vários “chuveiros naturais”. Os visitantes também podem aproveitar as outras atrações do complexo, que conta com piscinas, áreas de lazer e restaurante.

Morro do Chapéu

o que fazer

Foto: Divulgação

Por fim, você não pode deixar de admirar o principal cartão-postal da Chapada das Mesas: o Morro do Chapéu. Seja do Portal da Chapada ou de outros lugares da região, a grande montanha deixa a paisagem da região ainda mais linda. Com 376 metros de altura, o local é uma das atrações imperdíveis da Chapada das Mesas para os adeptos de trekking e escalada e pode ser visitado de maneira autônoma ou com guias especializados. A trilha que leva até o topo do Morro do Chapéu tem cerca de 1.300 metros a partir de sua base.






Inscreva-se em nosso canal:



Planeje sua Viagem




Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Melhores hotéis para ficar em Canela

Artigo anterior

Quando ir para Porto de Galinhas? Veja a melhor época para não errar

Artigo seguinte

Você pode gostar