O Piauí reúne muito sol, paisagens incríveis e tesouros naturais imperdíveis. Saiba tudo sobre o destino!

Se você procura calor, no Piauí tem de sobra! Para se ter uma ideia a temperatura média anual do estado chega a ser 28°C, ou seja, preocupações com mau tempo, frio, ou até mesmo chuva não fazem parte da rotina dos moradores e nem dos turistas que escolhem o local  para passar suas férias.

Apesar de ser um destino pouco requisitado para o turismo, seus atrativos e belezas naturais surpreendem os visitantes, que ficam sempre com um gostinho de quero mais.

Leia também » Estes são os 100 lugares mais lindos para viajar no Brasil

Atrações no Piauí

Piauí

Foto: MTur

Teresina é a única capital do nordeste brasileiro que não é banhada pelo mar, o que explica a baixa aderência dos viajantes. Porém quem se aventura a passar uns dias pela região não se arrepende, pois o seu clima é muito agradável e acolhedor.

Ela é já chegou a receber o apelido de Cidade Verde, pois é repleta de parques e praças, que se misturam com os pontos urbanos. Além disso, há uma grande opção de amostras de arte e artesanato que encantam os olhos, junto às trilhas, mirantes e passeios pelos Rios Poty e Paranaíba, que cortam o local, sem contar os museus, igrejas e até mesmo palácio que integram o circuito histórico. 

Mesmo com uma capital sem oferta de água salgada, engana-se quem pensa que não há mar e areia na região. Para aqueles que não dispensam um dia na praia, o litoral piauiense, apensar de ser pequeno, com apenas 66 km de extensão,  não deixa nada a desejar.

A 360 km de Teresina encontra-se o Balneário de de Luís Correia, o mais famoso composto por diversas praias lindíssimas, com mar azul turquesa, como é é o caso da Praia de Macapá, que fica entre a foz do rio Macapá e o oceano, ou seja, ela ainda possui um mix de água doce e salgada. É de impressionar! 

Na região fica também uma praia quase deserta, chamada Carnaubinhas, com mata nativa e dunas de areia branca, contudo, o acesso só é possível com veículos 4×4, pois todo o trecho de estrada tem pedras e areia. Mas, ao chegar nela, a atmosfera é de tranquilidade, com um cenário rodeado por carnaúbas, uma espécie de palmeira, também conhecida como a árvore da vida, por apresentar diversas utilidades. 

Quem visita a região litorânea costuma aproveitar e emendar um passeio até Paranaíba, cidade-base para conhecer toda a majestade do Delta do Paranaíba, o passeio mais procurado do Piauí. Ele vem ganhando fama por integrar a Rota das Emoções, que começa em Jericoacoara (CE), passa pelos Lençois Maranhenses (MA)  termina mo Delta, motivo pelo qual vem se tornando cada vez mais conhecido entre os viajantes que apreciam uma experiência roots. 

Visitar o Delta do Parnaíba é uma experiência inesquecível, composta por longos passeios de barcos, com direito a vista de igarapés, que são pequenos riachos, entre duas ilhas, ou entre uma ilha e a terra firme, que só dá passagem a embarcações pequenas. E ainda há o encontro entre rio e mar para tornar essa imersão na natureza completa. 

Aliás, a natureza é generosa nesse pedaço do nordeste. A 200 km da capital, está o Parque Nacional das Sete Cidades, que presenteia os visitantes com formações rochosas, originárias da movimentação de placas tectônicas. Para quem gosta desse tipo de cenário, o Sítio arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara é um Patrimônio Cultural da da Humanidade da Unesco, por abrigar uma área de mais de 129 mil hectares, mais de 900 sítios arqueológicos, onde é possível ver pinturas e gravuras rupestres que têm entre 6 e 22 mil anos.

O que você quiser, você encontra no Piauí, com muito sol, paisagens e tesouros naturais imperdíveis. 

Piauí

Dicas para planejar sua viagem:

» Descubra as melhores opções de aluguel de carros com a Localiza.
» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto para qualquer destino.

Deseja falar com a redação ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

Você pode gostar