Viaje de carro pela charmosa estrada de Cunha x Paraty
Com cenário de cinema, a descida rumo ao litoral pela estrada Cunha x Paraty deslumbra pelas belezas naturais e apresenta surpresas a cada curva
Se para você a melhor parte de uma viagem é o caminho e não o destino – ainda que ele seja muito empolgante também – precisa conhecer a estrada que liga a cidade de Cunha, no Vale do Paraíba paulista, a Paraty, ao sul do Rio de Janeiro.
Com um cenário digno de cinema, a estrada Cunha-Paraty, que pertencia ao antigo Caminho do Ouro da Estrada Real, revela paisagens deslumbrantes em 9,4 quilômetros de extensão. Durante o percurso, que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o turista chega a percorrer um charmoso trecho pavimentado com bloquetes.
Além de linda e rodeada por uma mata atlântica preservada, ao longo da estrada há passagens para animais (aéreas e subterrâneas) e trechos onde é possível avistar o mar, o que torna a viagem ainda mais encantadora.
Apesar de não possuir atrações turísticas no caminho – a estrada, em si, já é uma atração – a
Lavandário
O Lavandário é uma parada obrigatória para quem passa pela SP-171. São cerca de 40 mil pés plantados de flores de lavanda que foram um cenário perfeito entre as montanhas. Para a alegria dos turistas, por conta do clima da região e de uma poda rotativa, sempre há um local florido em qualquer período do ano.
No Lavandário, além de apreciar uma paisagem encantadora que lembra muito os campos de lavanda franceses, há também a possibilidade de adquirir produtos desenvolvidos no local com os óleos essenciais da planta, além de degustar um café com ervas aromáticas. As lavandas mudam de cor conforme a luz do dia e o pôr do sol é o período em que acentuam ainda mais seu tom lilás, perfeito para belos registros fotográficos. O valor para conhecer o
Como chegar: siga na estrada SP-171 até o km 54,7
Site.
Contemplário
Precisa relaxar e curtir um momento de contemplação junto à natureza? Como o próprio nome já diz, o Contemplário
Com essas essências, o local produz óleos, sabonetes, aromatizadores, velas e outros produtos. Você pode passear pelos campos de lavanda, fazer um piquenique em uma das mesas espalhadas pelo local ou degustar um café quentinho enquanto aprecia a vista ao pôr do sol. O Contemplário também disponibiliza chalés para locação.
Como chegar: siga na estrada SP-171 até o km 61,5.
Site.
Pedra da Macela
O caminho não é tão fácil para acessar a Pedra da Macela: são quase dois quilômetros e meio de caminhada por uma subida – mas o resultado é compensador. A vista do alto dos seus 1840 metros é incrível e você poderá contemplar o Vale do Paraíba, a região do
O ideal é iniciar a trilha de manhã para não deixar a neblina estragar a visão panorâmica. Não esqueça de calçar roupas e calçadas confortáveis para a caminhada. Leve também água e um lanche, pois não há estrutura no local.
Como chegar: siga na estrada SP-171 até o km 65. Você verá uma placa com indicações para a Pedra da Macela.
Cachoeiras e trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar
São três trilhas de diversos níveis de dificuldade e cachoeiras disponíveis para conhecer no
Como chegar: saindo de Cunha, SP, passar portal de entrada da cidade e seguir até o km 56,2 pela SP-171. Pegar a estrada do bairro do Paraibuna e seguir 20 km de estrada não pavimentada.
Leia também:
» 11 lugares para conhecer em Paraty
» Praia do Cachadaço, o lado mais gostoso da vila de Trindade em Paraty
» Praias tranquilas para visitar no litoral norte de SP
» As estradas mais charmosas para viajar no Brasil
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com