Confira dicas de turismo para conhecer Santorini, na Grécia
Conhecida como a “Ilha dos Apaixonados”, Santorini é um destino que combina toda a beleza natural da região ao charme arquitetônico da metrópole. Por isso, a ilha é um dos lugares mais procurados por turistas do mundo todo, sendo referência no quesito infraestrutura, tendo ótimas opções de hospedagem e restaurantes.
Santorini está localizada a 200 quilômetros de Atenas, na Grécia, e é a maior ilha do Arquipélago Cíclades (Cyclades), no Mar Egeu. Sua formação geológica é o resultado de uma gigantesca erupção de um vulcão (ainda ativo) que fez com que a ilha assumisse sua forma atual. Além disso, dizem que essa erupção inspirou a lenda da cidade perdida de Atlântida.
A melhor maneira de conhecer Santorini é caminhar pelas vielas da cidade, aproveitar ao máximo às vistas para o mar e fotografar o maravilhoso pôr do sol, considerado por muitos o mais bonito do mundo.
Primeiramente, os passeios começam pelo centro da cidade em Firá. Um dos principais pontos turísticos é a Catedral Metropolitana Ortodoxa, localizado no centro com vista para o vulcão e o mar. A igreja foi construída em 1827 e seu interior possui diversas pinturas pelo artista grego Christoforos Assimis.
Além disso, se você deseja aproveitar uma praia, Perissa possui camas e guarda sol espalhados pela praia. Por outro lado, Amari, Perívolos e Red Beach são mais sossegadas, ótimas para uma caminhada matinal. Também há possibilidade de fazer passeios de barcos para outras ilhas.
Santorini também possui ótimas vinícolas sendo possível encontrar plantações de uva em solo vulcânico por quase toda a ilha. Por isso, uma ótima pedida é Wine Tour para conhecer algumas safras locais, muitas são premiadas sendo forte deles a produção de vinho branco.
O que fazer em Santorini
Oía
Com construções pintadas de branco nas encostas dos penhascos que formam a ilha de Santorini, o aconchegante vilarejo de Oía é sem dúvidas o local mais bonito e famoso do destino. A vila apresenta alguns dos hotéis mais incríveis de Santorini e ótimos mirantes, com vistas panorâmicas do litoral.
Fira
Fira, também conhecida como Thira, é a capital e uma das principais cidades turísticas da ilha. O charmoso centrinho que mais parece um labirinto, é recheado de ótimos restaurantes, hotéis, agências de turismo, mercados e lojinhas de souvenirs.
Kamari
Localizada a apenas 20 minutos de Fira, a região de Kamari está localizada na costa leste da ilha e possuí diversas praias que merecem sua visita, entre elas a Praia de Perissa e Perivolos. Apesar de ser mais tranquila que Oía e Fira, Kamari oferece uma ótima infraestrutura para os turistas, com inúmeras opções de restaurantes, bares e cafés.
Assistir o pôr do sol
O por do sol é provavelmente um dos momentos mais belos e fotogênicos de Santorini. Um dos lugares prediletos dos turistas para observar o fenômeno é o charmoso vilarejo de Óia, que impressiona os visitantes com seu contraste alucinante, das casinhas brancas com as variações de turquesa do mar Adriático.
Vinícolas de Santorini
Santorini tem um solo único por causa de sua origem vulcânica e tem uma produção super interessante de vinhos com uvas da região, uma ótima oportunidade de fazer um programa gastronômico da região e degustar sabores únicos. Nossas dicas são as vinícolas Santo Wines, em Oía, e a Vinícola Domaine Sigalas.
Passeio de barco
Mais um dos passeios buscados e legais de fazer na região, é explorar as do destino em um deliciosa tour de barco. São inúmeras as opções: ver o por do sol, observar o vulcão de perto e até mesmo cruzar para outras ilhas com praias fantásticas.
Como chegar em Santorini
Por fim, para chegar em Santorini a partir de Atenas, são suas opções: de avião que leva 45 minutos, mas é sem dúvidas a opção mais cara ou barcos que saem do porto Piraeus.
São diversos tipos de embarcações com preços e horário diferentes. Os ferries boats é a opção mais barata para realizar o percurso porém a mais lenta durando até 8h de viagem.
Conhecidos como flyngcats (catamarãs) são as opções mais rápidas sendo um pouco mais caras que o ferry, mas fazem o mesmo trajeto entre 3:30 e 4:15 hs.
Deve-se ficar atento, pois as rotas nem sempre são diárias e em muitos casos com várias paradas pelo caminho. Além disso, as condições meteorológicas podem adiar a sua viagem. Portanto, é importante saber de antemão todos os dias/horários e trajetos para não ser surpreendido.
Melhor época para visitar Santorini
Os meses de julho e agosto são os meses de alta temporada, a ilha fica lotada e os preços sobem durante a época. Caso você queira encontrar preços mais baixos e a ilha um pouco mais vazia os melhores meses podem ser junho e setembro, quando você ainda aproveita o verão (dias de sol garantidos) e não sofre com as desvantagens da alta temporada.
Onde se hospedar em Santorini
Se a sua intenção de ir a Santorini é apenas para curtir os famosos hotéis a beira da encosta com vista para as casinhas brancas com cúpulas azuis, o lugar certo é o vilarejo de Óia. Considerado o local mais romântico das ilhas é a opção perfeita para quem está indo curtir a Lua de Mel ou apenas deseja curtir as férias em casal.
Thera ou “Firá” é a capital de Santorini e possui um centro super arrumado, com diversas opções de lojas, restaurantes, acomodações, bares e mercados. Daqui saem os ônibus públicos para as outras partes da ilha.
O Sophia Boutique Hotel e o Myst Boutique estão entre os hotéis mais bem avaliados na Booking e além de oferecer todo conforto e estrutura ideal para uma viagem dos sonhos, ambos possuem uma ótima localização.
Encontre outras opções de hospedagem em Oía, Fira e Kamari.
Leia mais:
» 7 motivos para você visitar Santorini
» Roteiro pela Grécia: Atenas e Ilhas Gregas na mesma viagem
» Roteiro pela Grécia e Turquia na mesma viagem
» 9 cidades encantadoras ao redor do mundo construídas à beira de precipícios
∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.
∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.
Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para contato@guiaviajarmelhor.com